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Habilidades para rebocar um trailer

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  • #100549
    Francisco Neto
    Participante

    Boa tarde Pessoal.
    No nosso primeiro deslocamento longo, rebocando passei alguns “apertos” ao manobrar o conjunto.
    Pela minha falta de experiência (tanto quanto da minha co-pilota, Rsrs) as manobras tiveram que ser feitas bem devagar e com paciência.
    Manter o sangue frio e pisar no freio assim que percebia que o Trailer ia “raspar” e ainda conseguir voltar atrás foi difícil. Na hora só passava pela minha cabeça o prejuízo que seria! Rsrs

    Gostaria de deixar para os colegas novatos (como eu) um breve relato com um Dica aprendida:

    Ao visitar o Camping Búzios no balneário de mesmo nome no RJ.
    Fiz minhas pesquisas preliminares sobre o espaço disponível e chequei pelo street view o portão de entrada do Camping. Na minha mente já criei as marcações de onde passar, até onde deveria abrir a curva para entrar e etc.

    Lá chegando, percebi que o portão estava aberto, e como já havia feito o traçado “mentalmente” entrei direto. Zás! quando percebi já tinha entrado. Só não pensei numa coisa:
    – O Street view não te mostra quantos, nem onde estão os visitantes do Camping, que já estão instalados.

    Resultado: Entrei de frente em um espaço restrito entre um MH e um Trailer pequeno. Vish…
    Como fazer para retroceder? E o pior, o local mais adequado para nós ficava em outra direção (eu deveria ter entrado e me direcionado para a esquerda e não em linha reta).

    Bem, pra encurtar a estória, tudo deu certo. Saí por um portão “dos fundos”, contornei o quarteirão e entrei novamente, desta vez indo na direção certa.

    A Dica que aprendi foi:
    Mesmo fazendo a pesquisa preliminar, especialmente em caso de Campings pequenos, vale a pena parar do lado de fora (em uma área mais tranquila e permitida) e ir pessoalmente ver como está o espaço. Saber onde você vai ficar e só então iniciar a manobra de acesso.

    Bem. Foi Suado mas excelente.
    Saí de lá me sentindo o próprio “carreteiro” rsrs.
    Trouxe o filhote de volta pra casa sem um arranhão!

    Saudações a todos!
    Francisco Neto.

    #100550

    Muito bom…… opinião pessoal, em locais extremamente estreitos, acho sempre melhor entrar com o trailer de ré. Alem de nao ser mais difícil, tem-se a possibilidade de desengatar, manobrar o carro para outra posição e engatar de novo pra “colocar”o trailer onde quiser. De frente isso não é possível.

    Outro conselho que dou sempre é que quando tudo der errado e você fechar a rua…….. não ligue pro buzinaço ou com os outros te reprovando….. mantenha a calma e paciência. afinal nada pode ser feito melhor do que pensar com calma a solução. quem tiver com pressa que volte de ré.

    #100563
    leandrovaranda
    Participante

    Passei um sufoco parecido, mas não com um trailer, eu estava com uma carretinha e, por descuido, entrei em uma rua sem saída. Alinhei na contra mão e tentei fazer um 8, só que a rua não era muito larga e no meio da manobra a carretinha aproximou perigosamente da lateral da caminhonete. Estava no meio da rua (fechando-a totalmente) a noite e sem condição viável de manobra. Tive que descer, destravar o corrente, desengatar a carretinha, manobrá-la manualmente para longe da caminhonte, manobrar a caminhonete, engatar a carretinha (incluindo travar as correntes e plugar as luzes) e sair. Acho que fiquei mais de vinte minutos nessa situação. Por sorte não era um lugar muito movimentado e os motoristas não me crucificaram 😀

    #100566
    Davi
    Participante

    Fiz uma publicação no meu Blog sobre este assunto também, “É difícil rebocar um trailer?” pra não sobrecarregar o tópico, pois o texto é meio extenso e coloquei bastante foto, segue o link, se alguém quiser dar uma olhada, fique à vontade.

    http://turiscarcaravana.blogspot.com.br/2017/12/e-dificil-puxar-um-trailer.html

    Abraços!

    #100579
    Ronald Ataulo
    Participante

    Davi e amigos, que maravilha de postagem!!

    Realmente vemos muitos comentários, por vezes equivocados sobre o rebocar trailer.

    Em alguns encontros vemos amigos que hoje tem MH comentando sobre o passado que já tiveram trailer de não ser seguro ou confortável.

    Hoje temos um ótimo projeto de engenharia tanto nos trailers quanto nos veículos tracionadores que oferecem toda segurança e prazer durante a viagem.

    É claro que o segredo é sempre manter os limites de segurança, principalmente a velocidade máxima nunca ultrapassar os 90 km/h.

    Ótimo texto Davi!!

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