Publicidade:

Hoje um Ônibus Velho, Amanhã um Motor Home Novo.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 11 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45479

    http://PangareSonhador.blogspot.com Acompanhe a tranformação do ônibus Scania BR116S com carroceria Ciferal Dinossauro II que rodava na Autoviação Cometa, em um Motor Home NOVO. Aproveito para abrir uma enquete sobre energia elétrica no Motor Home.

    #49370
    Jairo
    Participante

    Boa noite, me tira uma duvida, será possivel mudar o documento para motorcasa? Eu pergunto pois tenho ideia de fazer um motorhome um dia. Abraços e parabens pelo projeto!

    #49371
    Jairo wrote:
    Boa noite, me tira uma duvida, será possivel mudar o documento para motorcasa? Eu pergunto pois tenho ideia de fazer um motorhome um dia. Abraços e parabens pelo projeto!

    Essa é uma pergunta difícil. Não sou a pessoa mais indicada para o assunto, pois o meu já está documentado como Motor Casa. Possível é com certeza, o problema é por qual caminho. Tem colegas que conseguiram via Detran (em Tocantins sei de um caso) e outros “compraram” de um fabricante autorizado. Vamos ver se os nossos colega tem uma resposta mais precisa. Um abraço e não desista de um sonho.

    #49372
    LUIZ TRIBST
    Participante

    Fala aí irmão PP5yy, tudo bem?! Uma coisa posso te dizer, vá em frente que um hora tudo toma corpo e aí é só correr para o abraço. O motorzão está lindo, isso que interessa. Por dentro é mais desmontar tudo , depois formular um projeto da estrutura bruta e depois é só carpintaria, eletrica e hidraulica, ou seja, é como construir uma casa. Com relação a indagação do Jairo é isso mesmo que o pangaré sonhador disse, existe alguns caminhos porque vivemos no Brasil . Veja e analise o mais seguro e viável economicamente pra voce e boa sorte.

    #49373
    Anônimo
    Inativo

    pp5yy você fez, o que eu tenho intenção de fazer, comprar um ônibus de banda (mas você avacalhou né? foi logo comprar o dos BERTUSSI). Pois geralmente eles já estão documentado como motor home, o que facilita e muito quem tem a intenção de montar o seu próprio MH. Parabéns e bom trabalho no seu pangaré sonhador.

    #49384
    leandrovaranda
    Participante

    Alguém pode me ajudar a ter um esclarecimento quanto ao CTB? § 2o São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista. (Incluído pela Lei nº 12.452, de 2011) Como está escrito OU, chegamos a conclusão que com uma habilitação B podemos dirigir um motor-casa independente do peso, desde que não ultrapasse a capacidade de 8 passageiros + o motorista. Se passar dessa capacidade então teria que ter menos de 6T. Ou um ou outro, se for mais de 6t e mais de 8 passageiros ai sim teria que ter carteira D.

    #49386
    Carlos R Freitas
    Participante

    Leandro, pelo codigo, se o peso do Motor Casa for superior a 6.000 Kg, sera nessesario a Carteira D, e tambem se a capacidade for superior a 8 passageiros, mesmo que o Motor Casa nao tenha 6.000 Kg. Isto foi o que eu entendi. Carlos Freitas

    #49436

    Caro amigo Carlos, o nosso amigo Leandro tem razão. Eu pessoalmente acho que foi um erro de redação, mas a interpretação correta é essa mesmo. Um amigo do Facebook “Oriom Elias Pinto” http://www.facebook.com/oriompinto fez uma consulta na ouvidoria do DETRAN-RS e a resposta foi a confirmação que independende do peso, se o Motor Casa for para até 8 pessoas + motorista, pode dirigir com CNH categoria B. Um abraço Dinossaurico.

    #49437
    leandrovaranda
    Participante

    Se tiver como posta a resposta oficial. O Detran daqui não me respondeu ainda. Consultando um advogado amigo meu, ele disse que existem casos que ou tem significado de E, mas que ele ia ver melhor se era o caso ou não. Creio que se eu estiver errado, se tiver menos de 9 passageiros e mais de 6T seria a carteira C.

    #49438

    Olá Leandro, o Oriom tem um Blog, onde ele publicou o parecer do Detran-RS: http://oriompinto.com.br/detran-rs-confirma-cnh-b-para-dirigir-a-cami/ “Segue abaixo resposta encaminhada pela Divisão de Habilitação: Informamos que para conduzir o seu veículo motor-casa, é necessário somente a categoria “B”, conforme dispõe a Lei 12452/11, em seu Art 2º que altera o texto do Art 143 do CTB: (grifo meu) § 2o São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista” Abraços. No caso do meu Motor Home, também não consta no documento o peso dele, mas antes da alteração da lei eu e minha esposa mudamos de “B” para “D”.[hr]

    LUIZ TRIBST wrote:
    Fala aí irmão PP5yy, tudo bem?! Uma coisa posso te dizer, vá em frente que um hora tudo toma corpo e aí é só correr para o abraço….

    Obrigado Luiz Tribst, a loucura é grande, quer dizer o trabalho vai ser grande, mas ainda acho que vale a pena o sonho. Ainda não sei o que vai dar mais prazer se é a construção dele ou viajar com ele depois de pronto. Desculpe-me pela demora na resposta, infelizmente o padrão do forum quando se posta uma resposta é “Não subscrever este tópico”. Um Abraço.[hr]

    gasparzinho16 wrote:
    pp5yy você fez, o que eu tenho intenção de fazer, comprar um ônibus de banda (mas você avacalhou né? foi logo comprar o dos BERTUSSI). Pois geralmente eles já estão documentado como motor home, o que facilita e muito quem tem a intenção de montar o seu próprio MH. Parabéns e bom trabalho no seu pangaré sonhador.

    Olá Gasparzinho, obrigado. O mais fácil realmente é comprar um ônibus de banda já documentado como Motor Casa. Apesar do Dino ter pertencido ao grupo “Os Bertussi”, ele passou por três ou quatro proprietários depois dos Bertussi. Infelizmente o cuidado com a manutenção foi zero, só por Diesel no tanque não resolve. Acabei de refazer todo o motor, por apenas falta de manutenção. Trabalho é o que não vai faltar. Um abraço.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 11 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: