Publicidade:

Hospedagem em postos

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 17 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45629
    Ronald Ataulo
    Participante

    Amigos, No último final de semana viajei sem trailer de Santos-SP até Joinville-SC (ida e volta) e na estrada fui parando nos postos e analisando as condições de infraestrutura, estacionamento e segurança para dormir com a família a bordo do veículo de recreação se preciso. Realmente na vida dos caminhoneiros isto é uma rotina muito comum, afinal de contas, em todos os postos que parei haviam caminhoneiros estacionados. Qual a sensação dos amigos caravanistas sobre este tema? Sabemos que existe uma política da boa prática ao chegar no posto, perguntando para o gerente a possíbilidade, consumindo recursos do posto, evitando o uso de agua e energia, entre outras coisas. Minha pergunta é mais sobre a pratica disso no caravanismo, vocês estão fazendo ou ainda preferem mapear os campings pelos destinos visitados? E quando não tem camping? [hr] Se vocês puderem compartilhar experiências….

    #53203
    Pelagio
    Participante

    Ronald, sempre ouvi falar que os caminhoneiros dão a maior guarita para os RVs, é super seguro.

    #53204

    Ronald… O pernoite em portos de combustível é totalmente válido. Inclusive fizemos exatamente isto na viagem para Curitiba no último corpus Christi. O importante ao nosso ver é que façamos uso do nosso equipamento “para que veio”, ou seja, utilizando os recursos de auto suficiência que eles foram criados. Nada de querer luz e água para ligar o trailer/MH. Também acho que devemos procurar ficar nos campings se por alí tiverem opções, mas sempre avaliando, pois se a meta naquele momento é apenas pernoitar para seguir viagem até um destino fixo, talvez o “check in/out” do camping seja mais demorado… Enquanto apenas estacionarmos e pernoitarmos como fazem os caminhoneiros, tudo estará bem para a classe. O quesito segurança é primordial, mas isso somente na hora cada um de nós teremos confiança ou não no local…. Ja dizia meu pai desde que eu era pequeno…… “onde tem um monte de caminhoneiro pernoitando é porque o posto é bom e seguro” Particularmente nos postos eu, como não possuo caixa de água servida, procuro sempre um ralo ou boca de lobo do ladinho….. assim foi na foto abaixo, no Posto Fazendeiro perto de Registro, na BR-116 Regis Bittencourt [attachment=3592]

    #53205
    Ronald Ataulo
    Participante

    Pivari, bem legal a foto que você postou!! Algum outro amigo possui foto de hospedagem em postos para compartilhar? E mais depoimentos?

    #53214

    Ronald. Acho que o que mais “pega” no sentido pessoal de se pernoitar em posto é a sensação de segurança de cada um. No quesito privacidade acho que todos temos quase que total, já que temos nossa casa fechada, com banheiro e cozinha podendo fechar as janelas e cortinas. Pessoalmente temos experimentado para ver no que dá. Digo isto, porque eu estava acostumado desde pequeno a pernoitar em postos no Motor Home e aí está a primeira grande vantagem deles…. as janelas são altas dando uma sensação maior de segurança e privacidade. Já os trailers possuem as janelas a altura dos olhos de quem está lá fora. Segunda grande vantagem dos motor homes é você estar em casa e no carro ao mesmo tempo. Caso algo aconteça, é só pular na direcao e arrancar. Já no trailer além do nosso carro estar sozinho lá fora, não temos como “pular” pra ele. Nossa primeira experiência foi no Graal de Uberaba em 2012. foto abaixo. Passamos uma ótima noite e sem qualquer preocupação. Pessoalmente sou fâ incondicional da clarabóia e esta situação é uma prova viva da sua vantagem. Podemos dormir com ventilacao sem que nenhuma janela esteja aberta. Sou do tipo que não abro mão da claraboia para colocar um climatizador no lugar….. mesmo este ventilando, consome bateria. Na vez de registro (foto do outro post) ficamos na dúvida se a presença da Manu nos faria ficar com algum medo… mas novamente nada nos preocupou. A vantagem que vemos nisso tudo é que pudemos descansar na hora que nos bateu o cansaço, podendo tomar um banho quente e gostoso e dormindo na nossa própria cama no meio da estrada. Um ponto que me incomoda em pernoitar em postos é o barulho da estrada. Caminhoes passando no asfalto e os carros adentrando e saindo do posto. Algo que não há o que se fazer…. [attachment=3593]

    #53215
    Pelagio
    Participante

    Um amigo acostumado a pernoitar em postos de gasolina, recomenda sempre escolher os de estrada, mesmo que tenha opção em posto de cidade, prefira os da estrada que são mais seguros.

    #53217
    SYLVIO VIANNA
    Participante

    complementando o que ja foi dito, viajei de ribeiorao preto-sp sentido sao paulo capital, parei em um posto onde ha area para caminhoneiros, realmente são muito solicitos e dão dicas de segurança no local, paguei 20,00, não tem pontos de agua/luz, porem tem banheiros bons. mas os caminhoneiros comenta do risco de pessoas que passam e tentam furtar algo dos caminhos ja no trailer vc fica sem condições de pegar o volante e sair as pressas, mas ja é um começo para nós campistas testarem.

    #53220
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Eu já faço pernoite em postos há mais de vinte (20) anos. Mesmo quando estou em viagem longa que não seja para acampar (apenas de carro). Eu sempre tive o hábito de viajar de noite (quando a estrada não é considerada insegura). Geralmente vou seguindo até começar a sentir sono, o que normalmente ocorre perto das 2h da madrugada. Neste momento começo a procurar posto de gasolina que acho seguro (nos termos que o Marcos “macamp” e o Pelágio indicaram acima) e paro junto dos caminhões, procurando não trancar ninguém, porque muitos deles têm necessidade de retomarem as viagens perto das 5h, enquanto eu costumo retomar a viagem perto das 7h. Atualmente, antes de viajar, vejo se no percurso tem Graal. Se tiver, me programo para fazer a parada lá. Nos dias de hoje, em minha opinião, sem sombra de dúvida, são os melhores postos de parada para pernoite (só tem o problema dos preços das refeições – que ao menos costumam ter qualidade – os funcionários sempre são solícitos, educados, o preço do combustível costuma ser bom para a região, etc…). Os postos Frango Assado, se não me engano, proíbem parada para pernoite, tendo até uma postura antipática (por isso evito parar lá para fazer qualquer coisa além de ir ao banheiro – acho que tenho que prestigiar quem me prestigia – por isso abasteço sempre em postos Graal ou em outros que permitem pernoite). Na última viagem que fiz (22 dias), parei em diversos postos do Graal, e em alguns outros, sendo que não fiz fotos do trailer lá, além da que está abaixo. Apenas uma observação: agora, com trailer, passei a, quando questiono se posso pernoitar e onde posso estacionar (apenas isso), receber a informação de que não tem ponto de água ou de luz, como se fosse hábito dos viajantes de trailer solicitarem (ou até exigirem) tais pontos. Isto me deixou preocupado, de futuramente os trailers passarem a ter dificuldade em pernoitar em postos. A foto a seguir foi feita no posto Graal Ouro Verde, situado na Rodovia Regis Bittencourt, sentido Curitiba, ainda no Estado de São Paulo, no Município de Registro. Cheguei lá por volta de meia-noite. O posto é tão movimentado para paradas de caminhões que tem um funcionário específico para organizar o estacionamento, que se não me engano é chamado de “organizador”, que como sempre foi muito educado. Depois de me avisar, mesmo sem eu perguntar, que não tinha nem tomada nem torneira (olha a responsabilidade aí dos companheiros caravanistas que andam criando confusão em postos, exigindo regalias, que caminhoneiro que abastece milhares de litros de diesel por mês não exige…), me arranjou um local privilegiado, próximo do centro comercial. A foto foi feita por volta das 7h, quando a quase totalidade dos caminhões já havia partido [img]http://guiacamping.com.br/forum/attachment.php?aid=3595[/img]

    #53221
    Ronald Ataulo
    Participante

    Jandir, que legal o seu depoimento, se tiver outras fotos de outras experiencias, por favor compartilhe. Estes depoimentos estimulam a retomada do segmento justamente por conta de um fator tão discutido na atualidade que é a segurança, principalmente quando estamos com a nossa família.

    #53224

    Jandir…. Isto que você passou é infelizmente uma realidade que até atrapalha este tipo de alternativa para caravanistas. Infelizmente um enorme número de caravanistas exigem (mesmo que não abertamente) o ponto de energia. O mais tocante disto é que já houve casos de motor homes caríssimos terem forçado a energia de postos que simplesmente proibiram este tipo de recepção. Por isso eu escrevi a matéria do link abaixo, onde mesmo onde há possibilidade de tomada, julgo ser importante fazermos uso de nossos equipamentos projetados para terem um mínimo de autonomia. https://macamp.com.br/?p=49 Também já presenciei casos em que um “campista” passava o dia no camping com os amigos usando água e luz e se abastecendo de dia e tinha a pachorra de ir dormir com seu motor home no graal há 500m do camping. A prova de que este tipo de campista atrapalha esta alternativa para trajetos é o que você acaba de citar. Acho incrível como pode um equipamento de meio milhão de Reais, com baterias mil, inversores, geradores e etc não serem capazes de passar uma única noite apenas sem uma tomada externa. Perdão ao Ronald pelo desvio no foco do tópico, mas realmente julgo absurdo.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 17 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: