Publicidade:

Ingreso ao MaCamp

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 12 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45399
    Capt.A330
    Participante

    Boa noite a todos, eis meu ingresso hoje no Fórum; embora já faz tempo que acompanho o Macamp, hoje decidí ingressar “oficialmente” ao mesmo. Campismo é um sonho desde criança, e agora estou fazendo o mesmo realidade. Tenho 55 anos, sou Aeronauta (piloto de aeronaves) e moro em Curitiba, PR. Acabei de comprar (ontem) um Trailer Turiscar Diamante 1981, e estou terminando de restaurar, o que debe levar de 8 a 11 semanas ainda; por isso, gostaria de pedir, por favor, alguns conselhos aos experientes em Trailer, em especial sobre o sistema elétrico, a saber: a) um inversor de 12 VDC-110 VAC, 1.000 W, será o suficiente para funcionar uma geladeira Cônsul de 239lts. (consumo de 24.3 kw/mês, ou perto de 90 W/h). b) existe um sistema integrado, num só produto, de transformador 110/220 VAC, carregador inteligente de baterias e inversor 12VDC/110VAC? Muito agradeço qualquer resposta que me oriente bem ao respeito, para ter conhecimento de causa quando for ao eletricista para ver esta questão. Novamente, minhas respeitosas saudações aos integrantes do Fórum, e muito obrigado.

    #46994
    Odair Teixeira
    Participante
    Capt.A330 wrote:
    Boa noite a todos, eis meu ingresso hoje no Fórum; embora já faz tempo que acompanho o Mposta que me oriente bem ao respeito, para ter conhecimento de causa quando for ao eletricista para ver esta questão. Novamente, minhas respeitosas saudações aos integrantes do Fórum, e muito obrigado.

    Boa noite! Parabens pela aquisição! O Diamante é na minha opinião a melhor relação entre conforto e facilidade pra rebocar. Tenho um Imperial Luxo e não abro mão do espaço e do conforto. Mas penso em um diamante para viagens longas. Com relação aos equipamentos, recomendo comprar a revista MOTORHOME onde vc encontra varios fornecedores. Particularmente penso que todos os equipamentos num só pode ser prático, mas se por alguma razão um dos componentes falhar, vc tera que retirar todo o conjunto para manutenção. Eu separei o carregador do conversor 110/220/12 . Alias, um carregdor inteligente faz a diferença. O carregdor do conversor pode danificar a bateria quando esta estiver com a carga cheia, aumentando a voltagem no carregamento e fervendo o eletrolito. Aconteceu comigo duas vezes. Com relacão ao inversor DC12/AC110, atenção a potencia real e nao em VA, por que tem fabricantes cretinos utilizando até fator de conversao de 60%! Com relação a geladeira, cuidado com a potencia de partida, onde o pico de potencia é 6x maior que o nominal. Nao dimensione o inversor sem levar em consideracao este fator. Vale para o ar condicionado tb. Se vc tem facilidade de viajar para for do Brasil, nos USA encontrei acessorios muito uteis e por preços muito interessantes. Da para comprar pelo ebay, mas os inversores e conversores sao pesados e o frete encarece muito, alem da Receita Federal andar bem implacavel ultimamente desistimula a importacao. Poste as fotos da sua restauração! Abraço Odair

    #46995
    Capt.A330
    Participante

    Bom dia Odair, obrigado pela Tua saudação. Vi tua resposta, e te agradeço; também vi teu Imperial, e gostei muito! Eu estou fazendo como voce, restaurando aos poucos, e estou trocando a geladeira (que seguindo teu conselho, já tenho idéia do inversor, só para ela, de 1.000 W), colocando a Cônsul de menor potência, e o ar cond. e o micro-ondas sao 220V, só para quando estiver conetado a rede externe; a geladeira, penso utilizar também durante o percurso na estrada, pelo que tenho que conectar ela nas baterias via inversor. Seguirei teu conselho de nao unificar todo o sist. elétrico, e vou fazer a ass. da M H. Mas tarde te envio as fotos desde o outro comp., pois nao as tenho no IPad. As tuas fotos sao lindas, e ficou muito bonito, por dentro e por fora. Mais tarde retorno; abraço e fica com Deus.

    #46998
    Odair Teixeira
    Participante

    Capitão Que veiculo irá rebocar o Diamante ? A ficha técnica dele informa 1620 kg de peso . https://www.macamp.com.br/trailersTUR660diamante.htm Creio que qualquer Pickup a diesel ou SUV médio dê conta do recado sossegado. Segue uma dica de leitura : http://dcd96xmek71bc.cloudfront.net/trailerlife.com/2012_towing_guide_lo_res.pdf Como havia comentado, ainda existe uma característica positiva no Diamante que ouvi de outros proprietarios que é a da estabilidade e não apresentar efeito de pendulo. Nunca reboquei um para comprovar. Lembrando que pela Lei de Transito, trailers são considerados veículos pesados e devem seguir a orientação dos caminhões e ônibus. O Imperial que possuo, quando passo de 90km/h, dependendo da altitude, +temperatura do ar (maior densidade) + direção do vento e principalmente da distribuição de peso, ele pendula acima dos 90km/h. Se for um dia seco no interior de SP, (altitude 700m, umidade baixa, temperatura acima dos 25°C) pode passar dos 100kh/h sem problemas de pendulo. Teria apenas problemas com a Lei de Transito (Multa$). Como não passo dos 80km/h então não é problema, mas algumas vezes testei para ver quanto conseguia de velocidade com a a Hilux, consegui imprimir 120km/h em aclives leves, onde o vetor das forças estavam no mesmo sentido pq a munheca estava sendo tracionada pela bola do engate. Acima dos 80km/h em declives leves, a bola deixa de tracionar e passa a ser empurrada, e há vetores diferentes envolvidos, então o comportamento começa a mudar. Portanto, nada de passar dos 80km/h, nem com Imperial e nem com Diamante. Aproveite que está fazendo a revisão geral e verifique o amortecedor da bequilha que aciona o cilindro mestre. O funcionamento suave dele transforma a viagem num sossegado passeio. Se estiver com problemas, qualquer pisada no freio vira um coice na traseira do carro. Sds Odair

    #46999
    Matheus S
    Participante

    Bem vindo ao fórum Capitão! Vim compartilhar com os amigos minha experiência em relação ao peso do trailer, não sei se isso ocorre com todos os trailers, mas assim como eu, outros campistas já confirmaram que o peso real dos trailers não confere com os pesos informados em catálogos de fábrica. No meu caso um Turiscar Eldorado Luxo 1973, em um catálogo de época consta que seu peso é de 520 Kg, mas na realidade ele pesa 930 Kg. Na ocasião em que pesei, ele estava vazio, com o reservatório de água vazio e não possuía nenhum equipamento além do que vinha original de fábrica. Então pode ser que o Turiscar Diamante pese mais que 1620 Kg. Se um dos amigos vier a pesar o Turiscar Imperial ou o Turiscar Diamante, peço que compartilhe sua experiência aqui no fórum. Abraço.

    #47000
    Odair Teixeira
    Participante

    Fala Matheus Seu argumento tem fundamento. Na ficha técnica do Imperial, é mencionado 2460kg. Um dia passei numa balança e pesei e levei um susto. Estava com 2950. Somados aos 2000 da Hilux estava com um conjunto de 5000kg . O manual da Hilux recomenda carga maxima combinada de 3950 (porque eles consideram 750 de reboque sem freio auxiliar). Desconsiderei porque estava acoplado com a caminhonete e estava com agua no tanque. Mas sempre fiquei com a pulga atras da orelha. Preciso pesar o trailer isoladamente quando puder. Sds Odair

    #47001
    Capt.A330
    Participante

    Caro Odair, obrigado pela resposta e considerações. Sim, já foi revisado o amort. da tri quilha, e está ótimo, muito obrigado. Muito legal (e útil) teu “2012 towing guide…”, e o veículo que usarei para tracionar o Diamante é uma Mitsubishi Triton Diesel AT, que comprei 0 km em 2010, e que não penso trocar tao cedo, pois já fiz duas viagens Curitiba-Bariloche-Curitiba, uma via San Pedro de Atacama, e tem me dado excelentes resultados.( já tive TR4, Pajero Sport diesel, porém a Triton é disparada a melhor, na minha modesta opinião) Quanto a velocidade, você está certo, o fato de manter 80/90 km/h, alem de ser seguro (segurança em primeiro lugar!), é uma vel. de cruzeiro econômica, e que te permite apreciar a paisagem, pois para mim, a viagem faz parte do passeio, e ainda te poupa aborrecimentos com a lei. Na revisão de 60.000 kms., que fiz Quinta-feira, comentei com o mecânico da conc. sobre o fato da compra do Trailer, e o mesmo me recomendou (e o consultor da Mitsubishi confirmou), que é indicado no momento de começar a puxar o trailer, sair em primeira (selecionar L, low, que equivale a primeira marcha), para evitar que devido ao grande torque do motor, não fique forçando o conversor de torque, que dependendo das condições, as vezes vai muito rápido para segunda marcha, quando em “D” (drive); lembrei que como você tem também uma HILUX aut., pergunta na Toyota se esto procede para tua camioneta. Recebestes as fotos? Se desejar escrever direto para meu e-mail, é : capt.airbus330@gmail.com, ou continuamos aquí, como preferir. Te envio algumas fotos para onde fui com a Triton, e não vejo a hora de ir com o Diamante!. Abraços.

    #47002
    Odair Teixeira
    Participante

    Boa noite Capitão. Recebi as fotos sim. A Triton é um otimo veiculo rebocador. Tive uma Pajero Full Americana (Montero) que vendi com lagrimas nos olhos. A Toyota do Brasil não recomenda rebocar nada maior que 750kg. Nem a Mitsubishi. Não adianta tentar falar com algum engenheiro, porque nao te atendem além das coitadas do telemarketing. Não há cultura de trailer no Brasil e as montadoras nao sabem como atender esta demanda. Porém, como a Hilux é vendida no mundo todo, sei que na Australia usam a Hilux (e a Triton tb) para rebocar trailers, peguei a orientação por lá no site da Toyota. http://www.toyota.com.au/hilux/features/car-performance/towing-capacity “The HiLux is the perfect vehicle for the job when you’ve got a heavy load on. It offers increased towing capacity, delivering 750kg unbraked across the range, 2250kg braked on 4×2 models, improved 2500 kg braked capacity on the 4×4 models#. So whatever load you need to carry to get the job done, you’ll have plenty of grunt to do it++. ” Eu pensei em trocar a Hilux pela RAM 2500, mas como é considerada caminhão pelo Detran, e eu preciso rodar em SP, abortei a idéia com a RAM 2500. Além da RAM não caber em estacionamentos, nao poder andar na faixa da esquerda, nao entrar no shopping, nao entrar no supermercado (teto baixo) e na garagem de alguns aeroportos. Com relação ao cambio, alem de usar bastante a troca manual, evito deixar em overdrive por muito tempo quando estou me deslocando em velocidades constantes, para nao sobreaquecer o fluido ATF da transmissao. Rodei 2000km com otrailer e depois fui na Toyota fazer a revisao. Verificamos o fluido ATF e trocamos pq era a hora da troca, mas o fluido estava perfeito, sem alterações. Meu projeto é ir ano que vem para Santiago do Chile visitar amigos, mas desta vez de Trailer. Quero aproveitar e ir para o Sul do Chile. Belas fotos estas suas hein? Excelente passeio. Saludos Odair

    #47005

    E ae capitão! Te mando um bem vindo diretamente do meu trailer aqui em ubatuba, fico por aqui que minha internet de celular é bem tosca… Nos vemos pelo fórum, sinta-se em casa!

    #47006

    Olá pessoal… Sendo humildemente “peixe pequeno” neste mundo de experiências aqui divididas, deixo minha sugestão, com experiência em meu trailer… só que minha geladeira é a gás/elétrica (não troco por nada)… Sugiro montar seu conjunto elétrico separadamente para que uma possível manutenção seja mais barata.. além disso o ‘upgrade” poderá ser separadamente feita ou adquirida ($$). Montei meu conjunto assim: – Estabilizador Full Range 1500W (tem de 2.000w) poderá aceitar qualquer voltagem de 92V até 258V e obter 110V redondinhos. ideal pra aqueles campings 220V que costumam dar 180V na hora do banho. http://www.tsshara.com.br/est_evsii.php – Carregador inteligente 12V tb full range. Manterá a bateria sempre carregada não fritando-a e não tendo que se preocupar com sua carga. Bom ser full range pra nao ficar pendurada no estabilizador… nao coloco referencia na internet pq tem muitos a venda. – Transformador 220V/110V puro 2000W. Coloquei este para servir de bkp, além de servir meus aquecedores 110V… nao é legal ligar aparelhos de resistência pura no estab.. além disso eu divido esta potência, já que no caso de voltagem baixa os aparelhos aquecedores não se avariam. – Inversor (não instalei ainda, pois nao senti falta já que minha geladeira é 110V/12V/Gás.) a potencia tb varia. instalarei assim que adquirir um. Além desses, ainda preservei o conversor karmann ghia lá desligado por questao estética e para servir de BKP caso os outros quebrem…. achei sufucuente para mim e acho que se houver maior necessidade de potencia, poderao aumentar cada um independente….. estou satisfeito… Também dividi muitos circuitos em disjuntores bipolares diferentes para 220V/110V e monopolares para 12V. Esta questao é um tanto onerosa, mas muito prática… nada de substituir fusíveis, além de um chaveamento fácil….. E muito mais satisfeito de ver este forum sendo utilizado….. vamos movimentar esta bagaça galera….. abraços do Marcão – MaCamp

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 12 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: