Publicidade:

Instalação de uma munheca Off-Road em uma carreta barraca

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    Posts
  • #92987
    Raposo
    Participante

    Bom dia.

    Gostaria de começar pedindo desculpas caso eu eventualmente esteja violando alguma regra do fórum, mas minha intenção é divulgar um equipamento que com certeza é útil para campistas que puxem alguma coisa e que façam passeios off-road.

    Declarei um ano e pouco atrás que minha intenção era fazer acampamentos em complemento a passeios fora de estrada. Para isto fiz a aquisição de uma carreta barraca da Trabucar, a conhecida Kabana.

    Como era uma carreta nova, solicitei ao fabricante que a mesma fosse equipada com pneus 185/70R14. Isto fez com que a Kabana ficasse bem mais elevada que os modelos tradicionais.

    Resolvido o problema da altura, me deparei com outro problema: a munheca que veio nela é bastante simples, e mesmo as de melhor qualidade não permitem ângulos verticais ou de torção.

    Já ouvi casos de situações em que houve a quebra da parte mais frágil, normalmente o engate ou a esfera quando a mesma é forçada além dos limites.

    Existem algumas soluções publicadas na Web: uso de conexão militar, o conhecido gancho, e algumas soluções criativas e caseiras para este problema.

    Estas soluções esbarram em um problema: a resolução 197 do CONTRAN, em seu artigo 6,exigem que os engates possuam esfera de acoplamento.

    Resolvi então procurar pelo planeta quem já tinha resolvido este problema.

    Encontrei a resposta com os Australianos, povo com tradição em passeios fora da estrada. Eles desenvolveram munhecas com acoplamento de esfera que permite ângulos verticais e que possuem capacidade de giro.

    Lustrei a cara de pau e mandei um e-mail para uma das empresas que fabricam estes produtos perguntando se eles não venderiam uma unidade desta para mim.

    Para minha surpresa, um ano atrás, o representante local entrou em contato comigo e se dispôs a colocar uma peça de carona no container que eles mandam para um distribuidor

    Após varias peripécias, que envolveram desde a necessidade de cadastramento do produto na sede da empresa na Alemanha, crise cambial e perda de embarque em navio, dez meses depois do contato ela chegou.

    Seguem fotos da munheca:

    Munheca vista por cima.

    Vista por cima com o eixo torcido:

    Munheca vista por cima com eixo torcido

    Expondo o acoplamento com a esfera:

    Munheca de frente expondo o acoplamento com a esfera

    Munheca expondo o acoplamento recolhido:

    Munheca

    Para se ver a capacidade vertical desta munheca, observem a seguinte imagem:

    Munheca pendurada no engate.

    #92988
    Raposo
    Participante

    Uma vez apresentado o produto, resta propor o desafio: acoplar esta munheca na barra de tração (cambão) da Kabana.

    A carreta Kabana possui um cambão que consiste em um tubo metálico de 5 cm de diâmetro. A munheca é australiana, e é conectada ao trailer/carreta através de 4 parafusos perpendiculares de até 13 mm de diâmetro.

    A solução encontrada será fazer um suporte que acople a munheca ao cambão da Kabana.

    Este suporte tem os seguintes requisitos:

    a) Espessura do aço igual ou superior ao da munheca original;
    b) Parafusos similares aos utilizados na munheca original;
    c) Soldagem Mig;
    d) Possibilidade de ser montado de cabeça para baixo;
    e) Possibilidade de ser removido, permitindo a montagem da munheca anterior.

    Posto os requisitos acima, encomendei em uma tradicional metalúrgica aqui de Brasilia um suporte, composto de uma chapa plana 210×80 mm e de uma chapa que abraçasse o cambão, para ser soldada na chapa plana e dar resistência ao conjunto.

    O projeto está andando. Uma vez obtido as chapas cortadas e dobradas, vamos aos trabalhos:

    A situação original era a seguinte:

    Munheca original

    A munheca foi removida. Resolvi mudar a saída da fiação:

    Trocando a fiação

    A parte de cima foi então furada e aparafusada ao cambão da Kabana. Utilizei os furos já existentes no cambão que prendiam a munheca original:

    Suporte parcial no lugar.

    E por fim, a munheca instalada provisoriamente na parte de cima do suporte:

    Munheca instalada provisoriamente.

    Falta ainda:

    a) Soldar e furar a parte de baixo do suporte. É ela quem irá dar rigidez ao conjunto.
    b) Pintura.
    c) Testar esta geringonça.

    Raposo

    #93010
    Edintruder
    Participante

    Muito legal! A galera namorava esse engate há bastante tempo, mas ninguém tinha se aventurado a comprar. Eu pensava em faze para o meu trailer um engate com cruzeta de F600, e que permite ângulos de 90° em qualquer direção, mas esse ponto da resolução sempre acabava impactando. Na Austrália e EUA tem sistemas de engate por cruzetas e cubos também, mas por aqui que a burocracia se governa, não dá para arriscar…

    #93079
    Raposo
    Participante

    Boa noite,

    Consegui avançar na instalação. O suporte foi soldado e instalado.

    Seguem imagens dela no suporte:

    Munheca no suporte - vista lateral

    Munheca no suporte - vista de frente

    Munheca no suporte - vista oposta.

    Próximos passos: testar e pintar.

    #93654
    Gabriel Cardoso
    Participante

    Muuito show!
    Alguém sabe se existe algo similar brasileiro?
    até então somente encontrei esse tipo de engate (coupling) no ebay e nos sites australianos, é incrível como não haja algo similar no Brasil, afinal o curso daqueles engates de ferro fundido é muito limitado, vivo entortando cambão por isso!
    Não sei quanto a legislação, mas será que é permitido produzir uma munheca articulada e rodar livre de um possível incomodo com a Policia?

    #93656
    Odair Teixeira
    Participante

    Veja com a Famit em Curitiba. Eles são os representantes da AL-KO no Brasil.
    Se vc pedir, eles trazem. Trouxeram alguns dias atrás, sob encomenda.

    Abraço

    Odair

    #93798
    Raposo
    Participante

    Boa tarde,

    Conforme prometido, seguem as fotos dos testes realizados com a munheca. Testei subindo um barranco com inclinação que faria uma munheca tradicional ranger ou até mesmo quebrar.

    Visão lateral da carreta

    Carreta 2

    Carreta 3

    Carreta 4

    Carreta 5

    Carreta 6

    Carreta 7

    Cordialmente,

    Raposo

    #93819

    Ficou muito bom Raposo, parabéns pelo trampo/acessório e também o conjunto (baita nave), abs.

    #93856
    Raposo
    Participante

    Obrigado Alexandre

    De qualquer modo, meu objetivo aqui foi o que postei no primeiro post: divulgar um equipamento que com certeza é útil para campistas que puxem alguma coisa e que façam passeios off-road, e que atende a legislação brasileira, que exige a presença da esfera de 50mm no engate.

    Cordialmente,

    Raposo

    #93860
    Odair Teixeira
    Participante

    Muito bom Raposo.

    Os produtos da ALKO são incríveis. Olho o catálogo deles e dá vontade de comprar muita coisa. Vc pode fazer rallye com o reboque sem se preocupar em transferir esforços e torções entre o rebocador e o reboque.

    Parabens

    Odair

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: