Publicidade:

Instalando Painel Monitor KIB – Turiscar Imperial

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 17 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45927
    Odair Teixeira
    Participante

    Folks Dando sequencia nas atividades para deixar o Imperial atualizado para longas viagens, comecei o projeto instalar um sistema de monitoramento das caixas de água potável, águas cinzas e águas negras. Vai também um monitor para as baterias, monitor digital para corrente alternada e amperagem. Comprei o kit da KIB – http://www.kib.us/MonitorPanels.html. Esgotei todas as caixas e retirei do trailer para poder furar e instalar os eletrodos de forma segura. Furar com as caixas no lugar não iria dar certo. O maior trabalho é passar os fios. Abaixo as fotinhos do trampo de sábado. Aproveitei também para retirar a caixa do gás, Vou dar um talento nela e tentar aumentar um pouco as dimensões (tipo uns 10 cm para cada lado). Passei o conversor para dentro do trailer junto com a bateria. De verdade, nunca achei normal e nem me sentia confortável com um botijão de gás instalado do lado de um transformador, disjuntores e carregador e baterias. Um vazamento de gás e lá se foi o Imperial. Qdo tiver pronto, coloco as fotos com o resultado final. Sds Odair [attachment=5597] [attachment=5598] [attachment=5599]

    #59526
    Edintruder
    Participante

    Interessante esse sistema por eletrodos. Não conhecia esse sistema ainda. Vai atualizando aí Odair, pois isso interessa a dos os trailistas! rsrsr

    #59530
    Capt.A330
    Participante

    Desculpa a pergunta, quanto custa para você fazer esse serviço no Guanaquito? Pago em Krugerrands duma conta Tibetana nas Ilhas Cayman…topas? :desconfiado::s😀 Falando sério, está ficando muito bom, é algo muito útil; e me conta, te animas para vir no VQQ Nacional em Joinville? Seria bem legal ver vocês novamente; grande abraço Odair! Dardo.

    #59533
    Odair Teixeira
    Participante

    Dardo Eu faria por 1 Krugerrand de meia onça. Zoeira, faria de graça, apenas pela cerveja e pela carne lá no Guanacódromo. É serviço simples, mas trabalhoso. São 4 eletrodos por caixa. Edi, os 4 eletrodos são de aço inox. Um deles (Ground ou GND) deve ficar bem embaixo do tanque. Este será alimentado pelo painel por uma tensão constante. Os outros são posicionados a cada terço da altura útil do tanque. O ultimo (cheio) deve estar a 1 cm da parte de cima da caixa (por causa das bolsas de ar). Qdo o nível de liquido chegar no 1,2 ou 3 (os eletrodos de altura) o circuito se fecha e devolve o sinal para a placa no painel que acende um led. O bacana é que a tensão na saída da placa é constante e é I/O. Pra quem gosta de brincar com microprocessadores como o Arduíno, dá pra automatizar e colocar interfaces bacanas. Vai desde controlar automaticamente a temperatura interna do trailer, enviar mensagem de texto via SMS informando se alguém mexeu no trailer, até monitorar ou comandar alguma ação remotamente. Vc pode mandar uma msg pro trailer para ligar o aquecimento interno e verificar qto está a temperatura. Precisa estar numa rede 3G para isto. A arquitetura do Arduíno é bem simples de se programar. Tem toneladas de projetos na internet e vc compra tudo nos DX e Aliexpress da vida. [img]http://cdn.airforums.com/forums/attachment.php?attachmentid=201765&d=1387077200[/img] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=VTQlfB47QJ0[/video]

    #59543
    leandrovaranda
    Participante

    Uma coisa que vi, achei interessante e esse sistema seu me fez lembrar. O sistema controla um solenoide, quando água abaixar de um nível pré-determinado (tipo 50%) , ele abre o solenoide e deixa a água entrar no reservatório, quando chega a 100% ele fecha, evitando transbordar. Pode-se usar ao contrário abrindo o ladrão somente quando chegar a 100% ou por comando interno. Mantando o tanque fechado em viagens. Nesse vídeo também fala de resistência para aquecer a água (pois no vídeo ele aplica o sistema num aquecedor solar), que pode ser adaptada para aquecer a água para 10º se começar a chegar próximo de 0º. (ótimo para quem pretende viajar para Ushuaia). [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=8Do7XY6daTg[/video] Deu brinquedo na mão de engenheiro vai sair muita idéia boa. Vai ver o Odair mexendo no celular durante um passeio em Campos do Jordão para programar o trailer para a hora que ele chegar no camping o trailer já estar aquecido e com a luz externa acesa :D Odair monta um conjunto legal de funções, patenteia e vende a caixa pronta. É uma ótima aposentadoria.

    #59546

    Grande Odair. Sempre com soluções relevantes e dividindo conosco as etapas sem segredos. Isto é muito bacana. Como alternativa para futuras instalações, segue um passo que estou fazendo no mesmo tema no 330. Porém projeto parado por falta de tempo e espaço para trabalhar. Historicamente nos trailers e motor homes, estes sistemas acabam pifando com o tempo e as oficinas especializadas não consertam mais. Claro que diferente do teu caso que está construindo desde o zero e saberá reparar sempre. No meu caso estou utilizando um sistema igual, presenteado pelo amigo Davi Perpétuo. No caso deste, ao invés de eletrodos isolados, possui as varetas que alcançam 5 pontos diferentes dos níveis da caixa de água, mas de igual funcionamento: O mais fundo libera a energia 12V que por condução na água (com sais minerais) fecha o circuito nos demais pontos acendendo os leds. A diferença é que no meu caso eu estou utilizando o sistema de eletrodos instalados em um tubo que ficará externo à caixa, de mesma altura, interligado à mesma pelo classico sistema de vasos comunicantes. O que busquei nisso foi não ser necessário tirar e furar a caixa de água do trailer e também fazer um sistema que possa ser de rápida e fácil manutenção. Deu problema, tira o tubo fora e fecha a mangueira de comunicação. Repara-se o sistema sem pressa e depois recoloca no lugar. Desculpem o desenho tosco. Só farei isto na caixa de água potável. Para detritos e água servida, tenho minhas dúvidas de a sujeira não iria entupir o sistema paralelo. [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=5605[/img]

    #59556
    Matheus Perini
    Participante

    A tecnhomaster possui um sistema de eletrodos e de nivel de tanques bem simples também ja utilizei aqui na empresa , não precisa tirar as caixas somente colocar 8 parafusos de inox ou latão e fazer a ligação ! Simples e não muito caro !

    #59559
    Odair Teixeira
    Participante

    Leandro A partir do momento que vc tem as condições de controle, usando um PIC ou Arduino, dá para fazer isto sim. É só usar solenoides específicas e pronto. Dá para comandar abrir e fechar as caixas automaticamente, remotamente etc… Configurando o controlador eletrônico, ele mantém a caixa de água sempre cheia. Tem medidores de vazão baratos que vc pode utilizar para saber exatamente qtos litros estão no restando na caixa. A quantidade de opções é muito grande. Dá para instalar controladores de temperatura controlando um conjunto de resistências de baixa impedância, (usando baixa amperagem) dentro da caixa de água, vai aquecendo bem devagarzinho, mas somente enquanto estiver na rede elétrica ou em deslocamento, usando o alternador, cortado qdo estiver na bateria. Dá pra deixar a água bem quentinha. Daí seria ideal isolar termicamente a caixa e fica como um boiler. Vai ter água quente sem ter que usar o gás. Marcos, com relação ao tubo paralelo à caixa, é legal para água potável, mas caixa de água servida e caixa de detritos principalmente, não vejo como algo interessante não. Até pq podem ser atrapalhadas por acúmulo de materiais que prejudicam a leitura. Abaixo, o custo dos eletrodos…É bem baratinho, menos de 1 dólar. Dá pra comprar o sistema todo por menos de 60 dólares. É só procurar bem. http://www.rvgas.com/product/kib-monitor-probe/ Sds Odair

    #59388
    GustavoN
    Bloqueado

    Legal o sistema, Odair. Eu estou querendo instalar o modelo da Technomaster, que acredito seja o mesmo princípio. Também cojitei usar aquele outro sistema que explora a diferença de permeabilidade eletromagnética da água em relação ao ar, em que se usa um único condutor contínuo, dentro do líquido ou na parede da caixa. A vantagem é que a medida vira contínua ao invés de discreta, mas como não tenho experiência com o sistema, fiquei com medo de gastar muito tempo e no fim não ter algo tão robusto. Esse dos eletrôdos é muito simples, e deve ser mais que suficiente na prática. Quanto ao Arduino, eu nunca trablhei com a plataforma de software deles propriamente dita (que é o que o “Arduino” em sí realmente é), mas gosto bastante de brincar com os microcontroladores deles (ATMEGA328P, ATTINY85, etc). Já usei pra fazer modificações em aquecedores, máquinas de café, e até coisas bobas como um led em um avião de brinquedo que nosso filho gosta bastante: [attachment=5671] Quanto a mover as baterias, também acho meio arriscado o uso ao lado do botijão de gás, mas também fiquei com receio de colocar ao lado dos aparelhos elétrico/eletrônicos. Além do risco de explosão existir devido ao hidrogênio liberado e mantido nas baterias, também há o risco de corrosão dos aparelhos devido ao gás ácido. Eu sugiro tentar isolar as baterias do conversor de alguma forma, se for colocar ao lado (caixa de fibra, ou algo do gênero). Depois nos conta como ficou.

    #59741
    Anônimo
    Inativo

    Boa noite Odair e Gustavo, quanto a colocar o botijão de gaz junto com as baterias e conversor,etc. Veja a solução desse cara no you tube, neste vídeo: Squidget Pop Top Video Tour.mp4, A PARTIR DO SÉTIMO MINUTO.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 17 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: