Publicidade:

Madeira no Trailer.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 32 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46007
    Capt.A330
    Participante

    Buenas pessoal! Esta conversa se originou num tópico aberto pelo caro Jandir em “O Retorno da Marca Turiscar / Novo Trailer Turiscar”, e para não desvirtuar o post do amigo, abri este outro, sobre a utilização de madeira na construção dum Trailer, comentada de forma excelente por Odair, especialmente nos dias de hoje, onde estão surgindo novos materiais que não madeira na construção da infraestrutura dum RV; vamos ao teor da abordagem a este respeito da madeira feita por Odair: “…Wood framing (estrutura de madeira) ainda impera na fabricação de trailers para recreação mundo afora. Apesar de existirem alguns com steel framing e aluminium framing, a madeira ainda é mais leve, barata, aceita qualquer forma, é de fácil manutenção, não sofre fadiga como os metais (gosto disto), não sofre deformação com impactos, não sofre de deformação lenta como os metais (gosto disto tb) além de contribuir com maior conforto para o ambiente interno. Já viu o qto prefiro a madeira… Como as cargas envolvidas num trailer são basicamente cargas de vento e peso próprio das paredes, dá pra dimensionar com estruturas bem esbeltas. Sem falar que hoje em dia existem tratamentos bem mais eficientes dos que existiam no inicio duríssimo da Turiscar. E olha que tem um monte de trailer com mais de 30 anos rodando com boa parte das madeiras originais. O meu é um exemplo. O meu Imperial (agora Baumeister) torce o chassis toda vez que paro em algum lugar com relevo irregular a ponto de ver as linhas de tensão deformando a chapa corrugada da parte de baixo. É só baixar o trailer e volta tudo pro lugar. Nas primeiras vezes, achei que iria ter problemas. Depois de estudar bem o projeto, vi que não era a toa que a Turiscar tinha buscado na Alemanha o projeto. O conceito é muito bom. Montar estrutura de metal (aço ou alumínio) num trailer pode ficar muito melhor ou pior do que madeira. Depende do projeto. É só prestar atenção na relação peso/m² e prestar atenção na rigidez da estrutura. Dá pra fazer mais leve do que madeira e mais rígido do que metal, mas teria que migrar totalmente para painéis compósitos, mas aí é outra história, pq o custo é elevado e tem que ter muita escala. Por estas e outras que a madeira ainda é a estrutura mais utilizada em trailers mundo afora”. Odair. =================================================== Buenas Odair, meu irmãozinho! Vou aproveitar que hoje fico em casa esperando a transportadora entregar um dos últimos items da nossa nova firma, e vamos movimentar as opiniões no Fórum; aproveitando meu (pouco) conhecimento da minha profissão de Aeronauta, posso te dizer que achei muito interessante a tua abordagem sobre a utilização da madeira; de fato, até na industria aeronáutica foi amplamente utilizada (ainda hoje é em muitos homebuilts), e na época da Segunda Guerra teve um papel importante, ao se construir aviões famosos essencialmente em madeira; um dos mais famosos e mais velozes foi o Mosquito (de Havilland DH.98 Mosquito), construído no Reino Unido e que serviu aos aliados na IIWW: http://www.raf.mod.uk/history/dehavillandmosquito.cfm https://www.youtube.com/watch?v=H_-AsgYvF2o https://en.wikipedia.org/wiki/De_Havilland_Mosquito http://www.aviation-history.com/dehavilland/mosquito.html Como já tinha relatado anteriormente, quando voava como Comandante nas líneas internacionais, nas viagens para London, fui visitar alguns museus, e tirei estas fotos do Mosquito no http://www.rafmuseum.org.uk/london/things-to-see-and-do/virtual-tours/milestones-of-flight-gallery.aspx : DSC01853_Copy.jpg DSC01892_Copy.jpg DSC01897_Copy.jpg Em outra viagem, fui no museu da Guerra Imperial, e vi pessoalmente esta maravilha: um jato de combate construído em grande parte de madeira, o Heinkel He 162! Tal como os aliados, as forças do Eixo também sofriam com a falta de metal para o esforço bélico, e então, fizeram aviões de madeira…então, se aguentava num jato, imagina num Trailer… http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/aero/he162.htm http://www.fiddlersgreen.net/models/aircraft/Heinkel-Salamander.html https://www.youtube.com/watch?v=jb9zqbcBf_4 http://www.aviation-history.com/heinkel/he162.html Fotos que tirei no Imperial War Museum ( http://www.iwm.org.uk/exhibitions/iwm-london/witnesses-to-war ): DSC02264_Copy.jpg DSC02262_Copy.jpg DSC02269_Copy.jpg DSC02263_Copy.jpg DSC02332_Copy.jpg Bem, estejam à vontade nas suas opiniões sobre o uso da madeira nos RV, especialmente nestes dias de utilização de outros materiais na construção dos mesmos. Odair, Parabéns pela escolha do nome Baumeister (Construtor) para teu Turiscar Imperial, gostei, tem tudo a ver com você! Grande abraço! Dardo.

    #61377
    Allex W Farias
    Participante

    Como falei, defendo a construcao em metal para o transporte de animais, que seriam veiculos rvs com destinacao para eventos equestres. Agora para rvs de turismo sendo somente residencial defendo a madeira, acima de tudo pelo peso.

    #61379
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Dardo, nem via problema que a discussão do tema continuasse lá no tópico que abri ( http://www.portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5837 ), mas acho que é legal nós sempre nos preocuparmos com quem irá no futuro procurar informações na internet sobre o assunto que estamos abordando. Se colocarmos a discussão “perdida” dentro de tópicos com outros títulos, talvez não seja achada nunca. Dificilmente uma pessoa pesquisando no Google vai além da terceira página. Já tinha até pensado, em outras ocasiões, em falar sobre isso, mas fiquei com receio de ser mal interpretado. Várias vezes estou lendo um tópico sobre um assunto e do nada me deparo com outro, também muito interessante, mas que acho que talvez nunca seja encontrado por quem estiver procurando informações na internet, sobre o tal tema “perdido” em outro tópico. Valeu dardo… [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zIDe2Bb7FOg[/video] [size=large]Este e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]

    #61385
    Edintruder
    Participante

    Aqui no sul usamos muito a madeira para construir casas (pré-fabricadas). O conforto térmico é excelente, bem superior à alvenaria, e melhor ainda pela umidade relativa ser bem elevada, o que costuma deteriorar muito os rebocos e mofar muito a alvenaria. A minha casa é toda em Grápia Amarela, e o único cuidado é a ação do sol. Para isso, basta manter a pintura em bom estado que a casa dura décadas. Não é diferente com os trailers, aonde a infiltração amolece as fibras e o sol seca da forma que estiver. Essa ação constante de molha e seca acaba com a madeira. Mas tenho 3 perguntas para os “universitários”: 1- Quais são os segredos de uma calefação perfeita? 2 – Quais os melhores produtos para a calefação e tratamento da madeira? 3- Qual é a madeira mais usada nos trailers?

    #61388
    Allex W Farias
    Participante

    Vamos la Edi As madeiras da extrutura tando dos Turiscar ou dos KC seria originalmente pinus, hj muitos utilizam o angelim so que se torna um pouco mais pesado, podendo tb utilizar o pinus tratado. Problema e que antigamente a turiscar usava pinus sem nenhum tratamento e a kc passava um oleo para protejer. Prova disso os turiscar tem mais casos de cupim na extrutura. Em relacao a calafetar depende de como fez as dobras do teto e como foram feitas as laterais. Cola de parabrisa sao otimas para infiltracoes. Nas dobras aplicar a referida cola, mais existe outras boas tb.

    #61393
    Paulo Rocha
    Participante

    Bem, vamos também entrar nesta conversa, que muito me interessa. Como eu havia comentado no tópico da construção do trailer do Edinho, tenho a intenção de comprar um caminhãozinho 3/4 e montar um truck home com ele. Tenho 3 alternativas à minha disposição: comprar um roda quadrada e simplesmente adaptá-lo ao chassi do caminhão, comprar um caminhão já com baú e transformar o baú em habitáculo ou construir o habitáculo do zero, mais ou menos da forma como o Edinho está construindo o seu trailer. A primeira alternativa eu já descarto, pois os valores pedidos por um trailer, ainda mais se pensarmos que muito provavelmente ainda teria que reformá-lo, tornam esta escolha por demais onerosa. Sim, é a mais simples, já teria praticamente tudo montado. Mas precisaria ter em mãos um dinheiro que sinceramente não tenho. Restam-me as outras duas. Já estava praticamente decidido por comprar um baú e reformá-lo, mas ao ler o relato do Edinho, bem como as conversas técnicas de todos os colegas aqui, estou francamente em dúvida: o que seria melhor? O que os colegas me sugerem? A base já está praticamente escolhida, será um F-350, F-4000, D-40 ou (em último caso – minha esposa não gosta muito) um 608. E antigo, pois é o que o bolso permite comprar… Lembrando que será um truck home, ou seja, não haverá ligação do habitáculo com a cabine.

    #61399
    SERGIO NERI
    Participante

    Desculpem eu voltar no assunto do nosso AMIGO JANDIR. mas estou plenamente de acordo com ele, pois fica quase impossível encontrar algum tópico que muitas vezes estamos a procura. Muito boa a atitude do nosso AMIGO DARDO em abrir outro tópico, espero que todos os foristas utilizem este sistema, não sei se estou falando bobagem pois em matéria de informática realmente eu sou uns dez zeros a esquerda kkkkk. Abraços a todos. SERGIO & LUCIA

    #61407
    Capt.A330
    Participante

    Buenas pessoal; bem, vamos por partes, como diria o “Tio Jack” :D:desconfiado: : Allex: concordo contigo que para transporte de equinos e outros semelhantes, a estrutura de metal representa vantagens sobre a madeira, pois o peso do transporte para animais não é tão pesado pelo fato de não ter quase compartimentos separados nem moveis ou eletrodomésticos, caixa de detritos, etc, com a excepção dos que são combinados, como os que você fabrica para os animais e seus cuidadores/donos. Sobre a madeira, a utilizada nos Turiscar que eu conheço, era freijó (http://www.madeiradeverdade.com.br/freijo/), e tinha tratamento contra cupim, ao menos os fabricados até o ano 1988/89, segundo me comentou um dos antigos representante de vendas da Turiscar para Curitiba e restante do Paraná; após uma certa data posterior a esta que mencionei, parece que para diminuir custos, utilizaram madeiras inferiores e sem tratamento, tudo isto segundo minha fonte de informação, no caso, o “Seu” Camargo, meu amigo. Dá uma olhada na propaganda, onde fala sobre a madeira: https://www.facebook.com/135885839789123/photos/pb.135885839789123.-2207520000.1437006424./866253533419013/?type=3&theater Abraço Allex! ===================================================== Edin: As respostas para tuas perguntas podem ser respondidas com muita sustentação pelo nosso caro Odair, que além de ser um ótimo Engenheiro, é dono de Trailer (o Baumeister, um Turiscar Imperial), e além dos conhecimentos teóricos, Odair presta consultorias para empresas ligadas diretamente com materiais de isolamento termo-acústico, dentre outros; vou pedir por favor para Odair se manifestar ao respeito quando tiver uma folga e um tempinho, coisa que não sobra para ele. Abraços Edin! ======================================================== Caro Jandir: Realmente, achei que não era legal ser “intruso” no teu Tópico, e de fato, fica melhor separar o tema, de maneira de indexar por temas abordados, sempre como referencia para futuras consultas. Grande abraço meu caro! ================================================================= Sergio: a resposta para nosso caro Jandir, é a que procede para tua opinião, e de fato, fica mais fácil de achar por tema; muito obrigado pela tua consideração, e grande abraço! ================================================================= Paulo: na minha modesta opinião, eu (e tão somente eu), num caso similar ao teu, compraria um camião bau, que estivesse bom, e aproveitando o documento, que já figura como baú (embora para você seria relativamente fácil mudar isso), e fazer as divisões internas aproveitando a estrutura já pronta com paredes, assoalho e teto, recortando a mesma para as janelas e portas, alem das claraboias, etc. Insisto, esta é uma opinião muito minha, embora considero que seria a mais rápida e barata. Grande abraço Paulo! Dardo.

    #61406
    carlosfanara
    Participante
    paulorocha wrote:
    Bem, vamos também entrar nesta conversa, que muito me interessa. Como eu havia comentado no tópico da construção do trailer do Edinho, tenho a intenção de comprar um caminhãozinho 3/4 e montar um truck home com ele. Tenho 3 alternativas à minha disposição: comprar um roda quadrada e simplesmente adaptá-lo ao chassi do caminhão, comprar um caminhão já com baú e transformar o baú em habitáculo ou construir o habitáculo do zero, mais ou menos da forma como o Edinho está construindo o seu trailer. A primeira alternativa eu já descarto, pois os valores pedidos por um trailer, ainda mais se pensarmos que muito provavelmente ainda teria que reformá-lo, tornam esta escolha por demais onerosa. Sim, é a mais simples, já teria praticamente tudo montado. Mas precisaria ter em mãos um dinheiro que sinceramente não tenho. Restam-me as outras duas. Já estava praticamente decidido por comprar um baú e reformá-lo, mas ao ler o relato do Edinho, bem como as conversas técnicas de todos os colegas aqui, estou francamente em dúvida: o que seria melhor? O que os colegas me sugerem? A base já está praticamente escolhida, será um F-350, F-4000, D-40 ou (em último caso – minha esposa não gosta muito) um 608. E antigo, pois é o que o bolso permite comprar… Lembrando que será um truck home, ou seja, não haverá ligação do habitáculo com a cabine.

    Prezado Paulo, Esse truck é de um amigo de Nova Friburgo RJ, eu já comprei o meu KC450 e talvez faça o mesmo como ele. Passei 2 anos reformando o trailer e nesta sexta vou inaugurar e Cabo frio passar uma semana. O problema é que já estou com pena de “sacrificar mais um trailer ” para transformar em truck, mas isso só vou pensar daqui a 3 anos quando me aposentar. Abç Carlos Fanara 28013br.jpg fvbkop.jpg

    #61414
    Allex W Farias
    Participante

    Dardo buenas…. Nao irei duvidar de tal afirmacao vindo do sr Camargo, pois dias atraz conversei com ele pelo celular (vc mesmo passou o numero).E o cara sabe o que ta falando. Mais a minha informacao veio do Rodrigo que trabalhou dentro da fabrica. Entao digamos que essa madeira de qualidade inferior a qual utilizaram nos finalmentes poderia ser o pinus. Pq vou te contar o que eu ja vi de turiscar com cupim nao ta no gibi. Mais passamos a utilizar a informacao do Senhor Camargo e de reserva a que me foi passada hehe

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 32 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: