Resolvi elaborar um guia básico para acompanhar nosso trailer, pois sempre há um bem intencionado que não sabe utilizar os equipamentos do veículo. Já passei por esta situação: em dezembro de 2000 sofri um coma hipoglicêmico e fui transportado para Curitiba de UTI móvel (posso dizer que nasci novamente em 24/12/2000). Os parentes é que “desmontaram” o Turiscar Caravan que tínhamos então… e o resto vocês já sabem… Que fique bem claro, não estou reclamando (pelo menos nesta situação). Ocorre que no decorrer do projeto o guia ampliou-se e transformou-se neste opúsculo (nem tanto assim) que pode atender algum iniciante no mundo do caravanismo. Assim, estou disponibilizando aqui para quem se interessar, como um roteiro para que o iniciante não fique assustado com a diversidade de equipamentos e cuidados que um veículo de recreação necessita. Críticas serão recebidas com a devida vênia. P.S.: O “manual” do meu equipamento está ficando bem diferente deste, pois contempla as adaptações e/ou modificações efetuadas no decorrer dos anos de uso (principalmente na parte elétrica).
Polini, meu irmão! Parabéns pela publicação, uma verdadeira obra prima; e o check list da última pagina, é mais completo que do Airbus que voava! E antes que me esqueça, cadê o relato e as fotos da viagem do Papa-léguas para Gramado? Abraços para você e Pri., e fiquem com Deus!
Obrigado Dardo! Mas como passou desapercebido um detalhe, já tive que fazer uma atualização/correção do guia (Release 1.1) [21/03/2014 23h49m]. A correção refere-se a norma ISO1724 para ligação da tomada de reboque. Quanto ao relato e fotos, a Priscila que é minha auxiliar na cabine de comando, fez todas as anotações (e a maioria das fotografias), mas agora está na correria esperando o Filipe (mais quatro semanas e o garoto já estará berrando a plenos pulmões pelas madrugadas da vida). É só dar um tempinho (que está valendo ouro por esses dias) que organizamos e postamos aqui no Fórum. Forte abraço! Ah! Fiquei com inveja santa daqueles damascos… Fale pra Beti que queremos experimentar a receita.
Só não concordo onde diz que os trailers acima de 3500 Kg DEVERÃO ser do tipo quinta roda. Pode ser ou não, depende muito. O albatroz da motor trailer pesa 3800 kg e é engate bola. O deverão poderia ser substituído por costumeiramente ou geralmente.
Perfeito Leandro. Havia me esquecido do “vagão” da MotorTrailer. Na realidade, como não temos literatura sobre o assunto, muito do que escrevemos é puro empirismo, por isso a opinião e/ou sugestão das pessoas é muito importante para a sua praticidade. Aliás, só vi um “trem” desses na estrada uma única vez, e o coitado do motorista da Dodge RAM que estava tracionando-o passava por um sufoco (creio que por falta de experiência, e no meio de um engarrafamento nas proximidades de São Paulo). Qualquer movimento no volante, por mais simples que seja, é amplificado e refletido a quilômetros (obviamente que é exagero) lá atrás (na realidade o Albatroz tem 12,10 metros na versão mais longa). Sugestão anotada e já atualizada. Muito obrigado.
É que o albatroz é meu sonho de consumo . Se tiver fotos desse “encontro” posta aqui, só vi foto dele em anúncio para vender e no próprio site do fabricante. mas nunca sendo rebocado. Quando mostrei as fotos do fabricante para minha esposa não falei que era trailer, e ela gostou do “apartamento”. :p Com certeza deve ser um desafio conduzir um desses.
Realmente é um apartamento, mas, se não me falha a memória, para robocá-lo é necessário carteira E, pois o PBT ultrapassa o permitido para os trailers “normais”. Infelizmente, no fatídico dia que encontrei o Albatroz na estrada estava sem máquina fotográfica e o celular sem bateria. Como disse, foi uma única vez, e lhe digo que é estranho ver aquele monstro com eixos no meio girando como uma xícara de parque de diversões
CCCAAAARRRAAAMMMBBBAAAA, que trabalho lindo. Parabéns Polini…. você bem que podia fazer uma edição para a linha TURISCAR!!! Tenho certeza que se tornaria a maior referência do Brasil em documentações. Muito bom!!!!