Publicidade:

Meu primeiro mini-trailer

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 33 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46091
    _Nia_
    Participante

    Olá! Sou nova no fórum mas já tem um bom tempo que lia sem me registrar. Estou tirando alguns sonhos antigos da gaveta e um deles é fazer meu mini-trailer pra viajar pelo Brasil e Am. Latina. Vou assumindo que sou noob mesmo, não entendo quase nada de carro e afins, mas ADOREI os projetos de vocês. Me animaram muito a começar o meu projeto. De acordo com tudo que vocês falaram pra começar eu preciso de um chassi de reboque fechado. E pra comprar um chassi eu preciso saber o que vai ter dentro do meu mini-trailer. O meu precisa ter a cama (acho que vai ser suspensa mesmo), frigobar e ar-condicionado. O resto é opcional. Não vai ter banheiro interno e a cozinha vai ser de armar do lado de fora, como se fosse acampando com barraca. Tenho uns rabiscos aqui, qualquer hora subo aqui pra vocês darem pitacos. Não sou fã do tear-drop, queria algo mais alto, mas não quero nada grande demais. Agora as dúvidas que os mestres campistas podem ajudar: – Quais são as dimensões máximas que eu posso fazer sem problemas pra tirar o documento? – Preciso mudar de categoria na habilitação ou categoria B resolve? – Como funciona o freio e a suspensão? (fabricantes de carretinhas aqui só querem fazer de um jeito – feixe de molas – e nem explicam o que cargas d’agua é isso). – Chapa ou fibra de vidro nas paredes? (chapa é mais barato e mais fácil mas esquenta) Quero usar esse tópico pra documentar e compartilhar meu projeto com vocês. Dicas são sempre bem-vindas. :)

    #63516

    seja bem vinda……. temos ótimos integrantes aqui que poderão te ajudar…… Rodrigo e Tom ja fabricaram os seus minis e atualmente temos o Edin e o Welder em andamento….. fora os que esqueci de mencionar…rs.

    #63530
    nazafks
    Participante

    Seja bem vinda Nia, tb sou novo por aqui mas no que puder ajudar me coloco a disposicao. Quanto a carteira vc pode continuar com a B sem problemas, a menos que seu trailer pese mais que 6000kg. Quanto as paredes vc pode usar madeira como alternaltiva. Eu tambem to afim de construir um trailer pequeno, mas com banheiro e cozinha interna que acomode 4 pessoas. Gostaria muito de usar revestimento externo de fibra de vidro, como foi feito no trailer do Gustavo, porem nao sei onde vou encontrar o material. Quanto a esquentar, vc deve fazer isolamento termico entre as chapas de revestimento, e pode fazer paredes um pouco mais grossas se quiser um melhor desempenho de isolamento. As dimensoes maximas, acho que vao se limitar a largura, que normalmente tem no maximo 2,20m no caso de trailers grandes. Para os pequenos, acho que 2m externos seria uma boa largura. Novamente, seja bem vinda e sucesso na empreitada. Nazareno

    #63531
    Edintruder
    Participante

    Nia, Se comprares um trailer fechado, não precisarás documentá-lo novamente. Podes mandar fazer um trailer do zero e documentá-lo como reboque fechado. Sobre o freio, somente se ele tiver mais de 600kg como o Naza falou. Sobre o fechamento, tem placas de PVC, que usam para fazer placas de sinalização. Nesse caso pode ser colado com fitas dupla face da 3M. Fica muito forte. Procura os modelos tear drop que são excelentes para serem puxados por carros normais geram pouco arrasto e tem pouco peso. A mecânica com feixes de molas sem freios é muito simples e funcional em um tear drop. Feixes de molas é a suspensão traseira das picapes, aonde as olas nada mais são do que lâminas de um aço mais flexível. Um tear drop pode ser facilmente fabricado em casa com ferramentas básicas.

    #63539
    SERGIO NERI
    Participante

    Ola AMIGA NIA, seja muito bem vinda ao nosso FÓRUM MACAMP, os sonhos não são para ficar engavetados, mas sim em cima da mesa para que possam sempre ser vistos, parabéns pela bela iniciativa, FELICIDADES. SERGIO & LUCIA

    #63578
    _Nia_
    Participante
    nazafks wrote:
    Seja bem vinda Nia, tb sou novo por aqui mas no que puder ajudar me coloco a disposicao. Quanto a carteira vc pode continuar com a B sem problemas, a menos que seu trailer pese mais que 6000kg. Quanto as paredes vc pode usar madeira como alternaltiva. Eu tambem to afim de construir um trailer pequeno, mas com banheiro e cozinha interna que acomode 4 pessoas. Gostaria muito de usar revestimento externo de fibra de vidro, como foi feito no trailer do Gustavo, porem nao sei onde vou encontrar o material. Quanto a esquentar, vc deve fazer isolamento termico entre as chapas de revestimento, e pode fazer paredes um pouco mais grossas se quiser um melhor desempenho de isolamento. As dimensoes maximas, acho que vao se limitar a largura, que normalmente tem no maximo 2,20m no caso de trailers grandes. Para os pequenos, acho que 2m externos seria uma boa largura. Novamente, seja bem vinda e sucesso na empreitada. Nazareno

    Largura de 2,0 é bom. Anotado! E o comprimento? Tem máximo permitido ou é só o do conforto de manobrar e dirigir? Ouvi falar que tem extensão máxima pro conjunto carro+reboque mas não achei números em lugar nenhum.

    Edintruder wrote:
    Nia, Se comprares um trailer fechado, não precisarás documentá-lo novamente. Podes mandar fazer um trailer do zero e documentá-lo como reboque fechado. Sobre o freio, somente se ele tiver mais de 600kg como o Naza falou. Sobre o fechamento, tem placas de PVC, que usam para fazer placas de sinalização. Nesse caso pode ser colado com fitas dupla face da 3M. Fica muito forte. Procura os modelos tear drop que são excelentes para serem puxados por carros normais geram pouco arrasto e tem pouco peso. A mecânica com feixes de molas sem freios é muito simples e funcional em um tear drop. Feixes de molas é a suspensão traseira das picapes, aonde as olas nada mais são do que lâminas de um aço mais flexível. Um tear drop pode ser facilmente fabricado em casa com ferramentas básicas.

    A idéia é essa. Comprar um reboque fechado com a largura e comprimento que quero e na cor certa pra ter o documento sem burocracias loucas. Gostei da idéia de placa de PVC, bem mais fácil de manusear. Vou procurar por aqui. Me agonia a ideia de reboque sem freio… não tem jeito de colocar algum não? Tipo sincronizado com o carro (por sinal, é um Sandero 1.6)… E o meu vai ser maior que um tear drop… ligeiramente mais alto que o carro também.

    #63586
    nazafks
    Participante

    O comprimento vc define como achar melhor, ja que vai ser um trailer pequeno. Pra ter uma ideia, os trailers de 7 metros de comprimento sao emplacados na mesma categoria que sera o seu, entao nao precisa se preocupar com isso. Quanto a extensao maxima, nao sei se existe, mas com certeza o seu nao ficara nem perto, considerando a sua ideia. O freio, vc pode montar um sistema inercial, se achar necessario, conforme vem nos trailers de turismo. Este sistema consiste numa mola entre o engate e o chassi do trailer, com um cilindro acoplado e instalacao de freios hidraulicos. Assim, quando vc freiar o carro, o trailer por inercia, fara pressao na mola do engate, pressionando tambem o cilindro mestre, acionando assim os freios nas rodas do trailer.

    #63589
    Edintruder
    Participante

    Nia, o amigo Naza já deu as principais dicas. O comprimento máximo do conjunto são 19,8mts. Se o reboque for leve, provavelmente não terás problemas por falta de freios. Nesse caso o ideal é observar a capacidade máxima de reboque do carro para reboque com e sem freios. Um teardrop, por exemplo, é um mini-trailer que na prática é uma barraca rígida com um mini-cozinha e alguns mimos, como AC e tv. Podes planejar um “baú” aerodinâmico de cerca de 1,5m de largura, 2,7m de comprimento e 1,2m de altura, montado sobre um chassis simples e leve. O conjunto, se for feito com materiais leves não deverá pesar mais de 400kg, por isso não deverá necessitar de freio inercial. Mas como é algo simples, basta investir cerca de 2500,00 e colocar o sistema de freio inercial. 4.jpg 4fbfbd6ceef5d37be9dd215e94d12b0f.jpg camp-inn-teardrop-trailer-1.jpg

    #63877
    lucaspro
    Participante

    Olá caros colegas, Eu também estou interessando em fazer um trailer tipo teardrop, e estou a procura da carretinha para fazer, mas eu não encontro com “documentação fechada”, tem que mandar fazer uma já fechada mesmo, direto do fabricante? Grato, Lucas

    #63880
    Edintruder
    Participante

    Lucas, podes fazer toda do zero e emplacar posteriormente com o fabricante. Tem três caminhos, comprar uma pronta e reformar (relativamente caro), fazer uma do zero, juntar toda a documentação e projeto (cad) e abrir processo de emplacamento caseiro direto no Detran (muito mais caro, mais demorado e muita burrocracia com dois erres) ou, o mais simples, construir todo ao teu gosto e buscar um fabricante que homologue a tua carreta. No meu caso estou fazendo a terceira opção. Consegui no RS 3 fabricantes que fazem esse serviço, mas todos exigem muitas fotos e detalhes construtivos, como foto das soldas, tipos de parafusos e etc. Eles deixam claro que se algo não atender padrões mínimos de segurança eles não me ajudam no processo de emplacamento. O mais caro deles é aqui da minha cidade, e ele em vez de fotos pediu para ficar com o meu trailer por alguns dias para fazer uma inspeção minuciosa nos itens de estrutura e segurança. Sendo assim, podes buscar um serralheiro para fazer o chassis como tu quiseres e monta a parte de cima em casa. Depois de pronto tu emplacas sem maiores problemas junto a algum fabricante credenciado pelo Detran.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 33 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: