Bom dia Irlanegc!
Muito obrigado, e quanto às fotos, daqui para frente no relato, irão ficar cada vez melhores…ao menos, as tiradas por Isabella, claro!
Grande abraço, e é um prazer contar com a Tua companhia!
Terça-feira 19/01/16, 2da. parte:
Contornamos o desvio das rutas 143 e 152, tomando cuidado para não pegar a estrada errada, o qual recomendei muito para Odair, que dias mais tarde passaria por lá…e assim chegamos em Chacharramendi, para abastecer, e tirar algumas fotos do inicio da Ruta del desierto.
Claro, posto pequeno, e logo estava tomado pelos brasileiros que encheram o reducido espaço do único posto da cidadezinha…o pessoal local olhava com interesse esta caravana de Trailers estrangeiros, e pelas palavras do frentista, tinha visto sim MH do Brasil por aquelas bandas, más nunca um comboio de Trailers…coisa exquisita esses gringos, só!
O percurso no deserto foi um pouco monótono, más para nada cansativo, pois é algo para se curtir, talvez pelo fato de ser algo muito diferente, especialmente para Polini e Thomas, acostumados, como já referi anteriormente, com a exuberancia dos bosques do Paraná…fizemos uma parada no deserto para curtir o mesmo, verificando “in situ” á aridez bela e selvagem ao mesmo tempo…lindo!
Interessante que, como já fez referencia Odair, a cada uma certa quantidade de km, tinha lugares com agua, um par de arvores para sombra, e geralmente, uma churrasqueira para parar e fazer um churrasco no medio do nada…povo esperto…água, sombra e churrasco, um vinho tinto…a sobrevivência asegurada!
Só não aproveitamos os mesmos por causa que ainda era cedo, e queríamos chegar no fim da Ruta 20, para adiantar a viagem e chegar de dia em Piedra del Águila.
Decidimos que o Bagualito lideraria por um tempo no deserto, e a outra metade do tempo na Ruta 20, quem liderou foi o Papa-léguas, cada um imprimindo seu ritmo, com o Guanaquito fechando a coluna, até o posto situado no fim da Ruta 20, saindo da mesma.
Lá no posto do cruzamento das Rutas 20 e 151, aproveitamos para almoçar e assim consumir os últimos alimentos que não poderiam passar na barreira fitossanitária 300 mt. na frente, o que daria um “timing” perfeito para acabar com os alimentos não permitidos de ingressar nesta primeiras barreira, o que foi feito.
Almoçamos de pé, para descansar de tanto estar sentados, baixo um sol forte, que nos lembrava o tempo todo, que estávamos num deserto, e que sombra é um bem precioso naquelas latitudes, assim como à água.
Dardo escreveu: “Cuidei muito de NÃO seguir a placa que indica Bariloche pela Ruta 152, e sim, seguimos pela direita, pela Ruta 143 https://goo.gl/maps/huiNVkvdKxm …bem, se não conhecer este delicado detalhe, que embora leva você percorrer por volta de 23 km a mais do que percorrendo a Ruta 152, más que compensa muito, pois a 152 está em más condições de conservação já faz algum tempo, pode ser traumático…uma pena, pois ela, a Ruta 152 pasa pelo Parque Nacional Lihuel Calel http://www.parquesnacionales.gob.ar/areas-protegidas/region-patagonia/pn-lihue-calel/ , que me falaram que é muito bonito, más com essa estrada, “No way Jose”…
Amigo Dardo cometemos esse erro em nossa viagem em 2015 e como vc relatou, traumático, teve lugares onde passamos em primeira marcha, pára não quebrar o motorhome.
Buenas Altair!
De fato, as estradas da fronteira Brasil/Argentina até Bariloche, são boas, excepto esta parte; embora eu nunca tinha passado por lá, pois sempre vou pela Ruta 22, passando por Bahia Blanca até Neuquén, tinha me informado com tempo do que esta Ruta, a 152, tinha uma parte em péssimas condições, e por isso evitamos ela.
O resto da viagem, via de regra, foi por boas estradas.
Abraços!
KKKKKK…
Pô Alex, eu coloco Pink Floyd, e você os Teletubbies…tudo bem que ambos são criações británicas, más…a perspectiva é um POUQUINHO diferente…só se você nunca ouviu falar de Pink Floyd, ou se a musica deles é um pouco densa para teus ouvidos e pensamentos mais adaptados para as canções dos Teletubbies…KKKKK!
Abraços!