Publicidade:

Placa Fotovoltaica.

Visualizando 9 posts - 21 até 29 (de 29 do total)
  • Autor
    Posts
  • #65833
    GustavoN
    Bloqueado

    Ah, entendi agora.. quando dizes parte frontal te referes ao parafuso frontal de ambos os perfís. Faz sentido. Eu achei que tinham prendido o perfil antes, e depois a placa em cima do perfil, o que possibilitaria acertar a travessa mesmo que ela não estivesse no extremo do perfil. Mas agora entendi.. Quanto a cola ou parafuso, entendo o medo. Quando o Paulo da Sinostrailer me explicou que o suporte da placa seria “fibrado” em cima do teto também fiquei surpreso e receoso. Eu certamente não ficaria tranquilo em simplesmente colar no teto. Agora fiquei mais curioso.. depois me conta o nome da cola, por favor.

    #65843
    Capt.A330
    Participante

    Buenas! Pois é, a “Papa-léguas & Guanaquito Solar and Atomic Enterprise for RV´s” foi um sucesso! :D:desconfiado::D:D:demais: Bem que eu achei que o meu caro Polini nos presentearia com um ótimo e detalhado relato, enquanto eu fazia “o social” e as fotos, que por sinal, se fossem com uma camera seriam melhores do que estas com o celular; na próxima ida para o Guanaquito, vou tentar lembrar de levar uma câmera fotográfica (não sei vou lembrar, embora estou tomando um remedio português para a memoria chamado…xii, não lembro do nome agora…bom, não faz mal, esqueci de tomar ele hoje…). :desconfiado::D:D:-/ Falando serio, muito obrigado à todos que comentaram e elogiaram o relato, em especial Júnior, Rodrigo, Marquitos, Pelágio, Rafael, Gustavo, Edin, ” and last, but not least”, o meu Irmãozinho Odair, o Meigo. Especial para Gustavo: o produto em questão, é o Sikaflex 221, que embora não barato (é importado de Suiza), é, como Odair e outros tinham comentado, de longe, o melhor; tanto que muita gente chama os genéricos de “Sikaflex”, pois já virou sinônimo de selante, dentre outros. O técnico que ia montar as nossas placas (ou paneis fotovoltaicos), tinha falado que não era necessário aparafusar no teto, tal o grau de eficiencia do selante/adesivo, mas, como nosso caro Polini falou, um pouco por desconfiança, e muito por medo, decidimos seguir o conselho do nosso querido amigo Thomas, dono do Bagualito, e aparafusamos, por via das dúvidas…ou como dizem “los Hermanos, yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay…” Então, além daquele parafuso que fiz questão de mostrar na foto, o perfil todo foi selado/colado com o tal Sikaflex. Quanto aos testes, estamos esperando, como já citava anteriormente, um dia bom de sol em Curitiba, para testar a eficiencia, embora, mesmo dentro do box, e sem exposição direta do sol, a placa já me carregou a bateria estacionaria de 115 Ah a 99%, enviando uma pequena carga, provavelmente de miliamperes, mas que mantém a bateria a full, o que é precioso para a vida útil da mesma. Espero ter encorajado a quem quiser partir para este sistema, e estou à disposição para quem quiser mais detalhes, afinal, é para isso que serve o nosso caro MaCamp, dentre outros. Grande abraço! Dardo.

    #65844
    GustavoN
    Bloqueado

    Muito obrigado, Dardo, vou anotar aqui para as colações futuras que com certeza aparecerão. Eu gosto muito de trabalhar com silicone, mas ele não funciona tão bem como cola. Um detalhe que esqueci de perguntar: qual foi o controlador de carga que vocês optaram?

    #65851
    Polini
    Participante

    O Sikaflex?-221 é um adesivo selador de poliuretano, monocomponente, que cura ao entrar em contato com a umidade atmosférica, formando um elastômero durável. Para quem não sabe, é um dos materiais mais utilizados para fazer calafetação nos trailers. É disponível nas cores branco, cinza e preto. Vantagens: – Poliuretano monocomponente – Elástico – Baixo odor – Resistente ao envelhecimento e às condições atmosféricas – Não corrosivo – Aceita pintura – Pode ser lixado – Boa adesividade a diversos materiais – Aprovado para contato eventual com alimentos O Sikaflex®-221 não curado pode ser removido das ferramentas e equipamentos com Sika?Remover-208 ou outro solvente. Uma vez curado, o material apenas pode ser retirado mecanicamente, ou seja, só “rasgando”. As mãos e a pele expostas ao produto devem ser lavadas imediatamente, usando-se água e um detergente industrial apropriado ao uso humano. Não utilize solventes! Revendido no Brasil, importado da Suíça. Existem similares?: Sim Qualidade compatível?: Relativo… já ouvi queixas quanto à durabilidade e resistência, mas é puro empirismo. “Pelo sim, pelo não”, arrisque, se você quiser. [hr] Gustavo: Em virtude do custo proibitivo do MPPT (que seria o mais indicado), optamos pela utilização de um aparelho que alega trabalhar no sistema MPPT/PWM. Sabemos que isso é pura propaganda (quase sempre enganosa), mas ele fornece muitas informações e permite várias programações. Segue foto anexo.

    #65853
    GustavoN
    Bloqueado

    Valeu pela aula de Sikaflex, Polini. Já está adicionado ao conjunto de ferramentas úteis. Quanto ao controlador, dei uma procurada online e realmente achei algumas referências mostrando que o controlador de fato não parece ser um MPPT real (por exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=KA3X8XLxWHU). Entendo que o investimento em um controlador melhor é mais alto, mas eu sugiro fortemente colocar na lista de pendências do trailer. Deixa eu tentar explicar o problema.. Segundo a especificação as placas de vocês oferecem 250W no ponto máximo de potência. Esse ponto é atingido a sol pleno e todas demais condições ideais, e segundo a especificação para atingir essa potência é necessário que a tensão de saída seja mantida em 30.3V, e a placa irá fornecer 8.26A nessa situação. 30.3V x 8.26A = 250.28W.. beleza. A especificação dela também diz que se ligar o positivo da placa com o negativo (um “curto”), a corrente será 8.90A. Olha só que interessante! Em outras palavras, a placa fornece no máximo uma corrente de 8.90A, mesmo que não exista nada mais no circuito. Entendendo isso começa a ficar mais claro qual vai ser a consequência de se utilizar um controlador não MPPT com essa placa. Os controladores de carga solar mais simples recebem a entrada da placa e manipulam a saída de forma que a tensão máxima desejada não seja excedida. Sem fazer mais nada, isso quer dizer que a corrente máxima teórica que será fornecida para a bateria será 8.90A. Na melhor das hipóteses, se o controlador oferecer a bateria uma tensão de 14.5V, isso daria 8.90A x 14.5V = 129.05W. E isso em condições teóricas perfeitas. Um controlador MPPT, por outro lado, é um conversor. Ao invés de simplesmente manipular a corrente e tensão oferecidas pela placa de forma a não exceder a necessidade da bateria, ele transforma essa energia recebida de forma a gerar o máximo de corrente naquela tensão desejada (um “transformador”). Não só isso, mas ele monitora a tensão e correntes da própria placa, e controla o consumo para que o tal “MPP” (ponto máximo de potência) daquele instante (muda toda hora.. depende do sol, do calor, etc) seja utilizado. Isso também explica porque os carregadores MPPT são mais relevantes com essas placas maiores. Com uma placa de 140W que forneça 15 ou 16V, a tensão já está muito perto da necessária na saída do carregador, então a perda é muito menor. Então minha dica seria essa: mais adiante vale a pena uma atualização do carregador, para usar melhor o investimento que foi feito nas placas e ter mais sobra para as demais perdas naturais. Independente disso, por favor nos contem depois como foi o funcionamento na prática. Grande abraço, e um bom fim de semana! Gustavo

    #65854
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Gustavo! Realmente, o controlador em questão, embora diga MPPT, é na realidade um PWM “melhorado” (chines espelto vende contloladol xingui ling pala campista distlaido, né? é tluta, né?) :desconfiado::@:@ De fato, pelo que pagamos, é muito mais barato que um MPPT de verdade (custa três vezes menos), mas a principio vamos testar assim, e mais tarde, faremos o “upgrade” para um MPPT bom, de preferencia, quando uma amiga minha for para USA e puder comprar por lá; eu vi as considerações sobre o mesmo, o modelo que temos, e nos agradou o fato de ter nele mesmo uma interface que fornece boa informação, e permite regular diversas funções. Contudo, Gustavo, você está completamente certo, e assim que puder, vamos migrar para um sistema melhor; e claro, assim que testar o sistema, teremos o maior prazer de compartilhar com você e toda a turma querida do MaCamp. Grande abraço Gustavito, e aguardo mais relatos e fotos da tua maravilhosa viagem! Dardo.

    #65855
    Polini
    Participante

    Mais claro, impossível. Obrigado pela explicação. Confesso que já havia lido sobre o assunto mas não havia entendido perfeitamente. No futuro esses controladores ficarão como reserva, tenha certeza disso. Muito obrigado! Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

    #65861
    Edintruder
    Participante

    Anotando tudo aqui!!! Só de butuca no rodapé do tópico! kkk

    #65888
    SERGIO NERI
    Participante

    PARABÉNS aos dois ARQUITETOS SOLARES POLINI & DARDO, serviço de 1ª qualidade, estamos aqui espiando tudo o que acontece em termos de energia, pois vamos precisar e muito do aconselhamento de todos os AMIGOS do FORUM assim que adquirirmos a nossa casa rodante. Caro POLINI, queria agradecer em público o e-book “Manual de Engenharia Para Sistemas Fotovoltaicos” que me foi enviado. Abraços aos dois. SERGIO & LUCIA

Visualizando 9 posts - 21 até 29 (de 29 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: