Publicidade:

Problema com o engate

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 13 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45608
    Ronald Ataulo
    Participante

    Amigos, Voltando do Acampamento de Inverno 2014 do MaCamp, quando fui desengatar o trailer no estacionamento, tive uma preocupante e triste constatação. O engate da minha SW4 estava arriado. No dia seguinte no primeiro horário telefonei para a empresa que o produziu e eles se prontificaram em enviar um novo ainda mais reforçado, só que ficaram curiosos para entender o que houve de problema. Como eles foram bastante solicitos em resolver o meu problema, pedi para o meu pai mais uma vez me ajudar e levar meu carro até a cidade de Tietê, sede da empresa. Quando o carro chegou lá e eles desmontaram o engate constataram que a solda que une a travessa traseira com a longarina do carro estava com a solda rasgada. Amigos, imaginem o acidente que isto poderia ter causado, a minha corrente de segurança também fica presa na estrutura do engate. O trailer poderia ter saido do carro semelhante a foto do acidente recentemente comentada aqui no fórum. Graças a Deus não houve maiores problemas, mas a coisa poderia ter sido feia. Talvez se eu rodasse mais uns 200kms naquele mesmo dia o engate poderia ter se fadigado definitivamente e soltado do carro. A empresa desta vez duplicou o reforço naquele ponto de solda, mas cabe nossa reflexão sobre o cuidado que devemos ter ao rebocar nossos brinquedos por estas estradas. [attachment=3275] [attachment=3276]

    #52691
    Anônimo
    Inativo

    Ronaldo, Deus protege os bons de coração, mas isto serve para nos mostrar, que não é tão simples rebocar um trailer, por mais leve que ele seja, sempre podem acontecer imprevistos, e todo o cuidado é pouco. Que Deus continue te protegendo e iluminando, pois vc é um grande sujeito, e como diz o Dardo, que a FORÇA esteja contigo. um grande abraço

    #52692
    Pelagio
    Participante

    Ufa Ronald que susto. Eu tenho um amigo que rebocava um KG 450 com uma toyota band, era cheio de emoções também , re-solda aqui, pêndulo ali, é assim mesmo.

    #52698
    leandrovaranda
    Participante

    Já manda fazer as “argolas” da corrente, soldadas no chassi e não no engate assim, se o engate cari, a corrente fica.

    #52701
    Ronald Ataulo
    Participante

    Francisco, obrigado pelas palavras de carinho…. amigos, realmente como nada oconteceu, fica apenas a sensação de cuidado que devemos ter. Claro que pelo que aparenta, faltou pouco para o Pipoca sair correndo da Hilux…….kkkkk É importante analisarmos bastante a qualidade do engate que colocamos, o ponto de fixação da corrente no carro, entender se é melhor usar cabo ou corrente, enfim, é a nossa vida e de nossa família que está em jogo…

    #52705
    Rodrigo Ribeiro
    Participante

    Ronald, o negócio foi feio ai… faço minhas as palavras do Francisco. Pareceu aqueles engates de enfeites que punham antigamente que furavam o porta malas, que não segurava nada (Uma porcaria), imagino como você desengatou e viu, deve ter tomado um baita susto… Uma pessoa bem sabia sempre me diz:”Deus é Deus”. Um grande abraço a você e sua familia

    #52706
    Capt.A330
    Participante

    Ronald, meu caro, conforme te falei, fico feliz de que você tenha visto com tempo o problema, e como diz Rodrigo e Francisco, Papai do Céu deve gostar de Trailers. Particularmente, acho que o fato do Brilhante Luxo ser dos mais grande e pesados Trailers dum eixo só, as forças no engate são consideráveis, tanto na horizontal quanto na vertical e mais os esforços de tração e freado, e esto me faz pensar que sempre tememos que a bola do engate se quebre ou decepe, quando a fixação do engate em si mesmo, é menos forte, a julgar pelo teu e pelo meu exemplo. Se lembras do meu relato da expedição para Ushuaia, o engate da Triton, único de fabrica, diga-se de passagem, também começou a se romper, conforme relato em http://guiacamping.com.br/forum/showthread.php?tid=4515&page=8 , relato do dia 12/04 , e nas fotos, podemos ver que o estado do engate, era similar ao teu. Fotos: DSC02536_1536x864.jpg DSC02541_1536x864.jpg DSC02550_1536x864.jpg DSC02556_1536x864.jpg DSC02545_1536x864.jpg Imagino que existiu uma falha na estrutura molecular da solda, propiciando a ruptura, e imagino que Odair deve ter uma ideia mais apurada ao respeito. De novo, fico feliz que não tenha acontecido nada com vocês, e é um chamado de alerta para todos, para checar com frequência nossos engates, e estou pensando em colocar um par de cabos de aço fixos no eixo da Frontier, e amarrar eles na lança do Diamante via manopla, conforme uma conversa que tive com André no Acampamento, quando justamente falamos sobre isto. Abraços Ronald! Dardo.

    #52714
    Allex W Farias
    Participante

    Eu mandei fazer meu engate na falcao reboques, empresa especializada. referencia em SC fizeram para o meu polo. utlizando 13 ponto de apoio. devidamente parafusados. podendo ser aplicado ate 3.5 toneladas de arrasto e 700 kg de alavanca, coisas que o meu veiculo nunca vai conseguir tracionar. alguns amigos me chamaram de abobado por gastar 800 reais em um engate, mas o seguro morreu de velho, para o meu pequeno KC330 ficou bom demais. estou enviando algumas fotos do meu. Ronald o seu parece ser um reboque feito em linha de producao especifico para a sua caminhonete, e nao um engate feito e reforcado como o do Dardo. Fazer sob medida fica muito mais confiavel

    #52722
    Junior ABC
    Participante

    o legal desse seu engate Alex é que vc pode remove-lo quando não esta rebocando. show

    #52724
    Ronald Ataulo
    Participante

    Allex, a empresa que fez este engate também é especializada na fabricação de carretas e possui uma linha de produção de engates reforçados justamente para rebocar suas próprias carretas. Desta vez o reforço foi ainda maior. Acho que a grande mensagem a ser transmitida é que os proprietários de trailers ou qualquer tipo de reboque, verifiquem as condições de fixaçã e corrosão do seu engate em cada viagem, além disso, pensar em alternativas para dar mais segurança na fixação do cabo ou corrente de emergencia.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 13 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: