Olá amigos! Por favor, me esclareçam uma dúvida: qual a real necessidade de um motorhome feito com base em um ônibus possuir documentação constando o termo “motorcasa”? Se no documento continuar constando como ônibus, e o motorista possuir CNH categoria D, terá algum problema?
Paulo. A princípio o veículo apenas estaria sob regras e leis dos ônibus… mas há quem diga que o policial pode enquadrá-lo como “motor casa” por possuir instalações como tal e apreender e multar por documentação imprópria. Mas não sei apontar nem casos reais e nem a lei correta para isto. O que sabemos é que desde que começou a ser exigido CAT e homologação do inmetro a coisa está pegando. Mas acredito também que isto seja mais aplicado aos veículos novos.
Para dirigir ônibus hoje, você precisa do curso de condução de passageiros, sendo assim, se você tiver cnh D que é pra ônibus, mas sem o curso você é multado por não ter o curso(vai entender); Ja quando você muda para motor casa, você informa para quantos passageiros será, você precisa diminuir a quantidade para tipo 9 ocupantes onde antes eram 44. Porem não sei se precisa de curso acima de 9 passageiros acho que sim, abaixo disso que não precisa.
Paulo. A princípio o veículo apenas estaria sob regras e leis dos ônibus… mas há quem diga que o policial pode enquadrá-lo como “motor casa” por possuir instalações como tal e apreender e multar por documentação imprópria. Mas não sei apontar nem casos reais e nem a lei correta para isto. O que sabemos é que desde que começou a ser exigido CAT e homologação do inmetro a coisa está pegando. Mas acredito também que isto seja mais aplicado aos veículos novos.
Essa é a minha maior preocupação… Não ter um texto legal específico e ficar à mercê da interpretação de um policial no meio da rodovia…
Daniel Felisbino wrote:
Para dirigir ônibus hoje, você precisa do curso de condução de passageiros, sendo assim, se você tiver cnh D que é pra ônibus, mas sem o curso você é multado por não ter o curso(vai entender); Ja quando você muda para motor casa, você informa para quantos passageiros será, você precisa diminuir a quantidade para tipo 9 ocupantes onde antes eram 44. Porem não sei se precisa de curso acima de 9 passageiros acho que sim, abaixo disso que não precisa.
Paulo, respondendo a tua pergunta, se fizer a mudança de ônibus pra MH e não mudar a documentação é alteração de característica, ou seja, sujeito a multa e apreensão.
Aí fica difícil… Encontrei bons ônibus (anos 95 a 2000), com câmbio automático, ótimo estado, na faixa dos 25 a 30 mil. Seriam uma ótima opção. Mas com a quase impossibilidade de documentar, melhor continuar no projeto do caminhão mesmo…
Aí fica difícil… Encontrei bons ônibus (anos 95 a 2000), com câmbio automático, ótimo estado, na faixa dos 25 a 30 mil. Seriam uma ótima opção. Mas com a quase impossibilidade de documentar, melhor continuar no projeto do caminhão mesmo…
Pq nao documentar? meu despachante cobra 2000 pra mudar pra motor casa. Precisa somente juntar a nota fiscal de tudo que vc fizer, passar na inspeção do inmetro, juntar uma declaração sua que foi vc q modificou, ou da empresa(nota) e dar entrada na alteração.
Pq nao documentar? meu despachante cobra 2000 pra mudar pra motor casa. Precisa somente juntar a nota fiscal de tudo que vc fizer, passar na inspeção do inmetro, juntar uma declaração sua que foi vc q modificou, ou da empresa(nota) e dar entrada na alteração.
SEM o CAT? Aí a história muda! Mesmo pagando mais 2000, a maior facilidade em transformar o ônibus passa a ser MUITO interessante. De qualquer forma, tenho até Janeiro de 2017 para me decidir. Ainda vou queimar muito a mufa até escolher o que será mais adequado…