Publicidade:

Rebocando Trailer com Carro Automático

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 100 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45454

    Olá pessoal. Seguindo o gancho da pergunta de nosso amigo Jairo em outro tópico, iniciamos mais este com intuito de reunir informações para ajudar o campista. Inclusive para futura matéria no portal MaCamp. Tratemos agora sobre o assunto de rebocar trailer com carro de câmbio automático. É mais um daqueles assuntos que apresenta muitas daquelas “opiniões contrárias” de gente que apenas deduz que não é possível. Digo isto pois ja me deparei com muitas dessas afirmações. Algumas delas estão pelos comments do facebook no portal. abraços a todos

    #49136

    Dividindo minha recente experiência, posso dizer que estou muito satisfeito com o resultado em puxar o trailer com câmbio automático. A coisa parece ser bem mais suave no momento que penso ser mais crítico do ato de rebocar: a saída (arrancada parece que saímos a toda, rs). O carro sai maneiro e sem parecer que “sofre” na embreagem. A única alteração que sinto é mesmo nos momentos em que necessita força. Nas retomadas ou ladeiras, as vezes o cambio parece ficar meio doidinho sem saber se reduz com o giro lá em cima ou passa uma marcha a frente com o giro mais baixo…… Mas eu particularmente gosto de dirigir, portanto trabalho muito “cambiando” o carro mesmo quando não estou rebocando. Com o trailer eu reduzo as marchas na mão nas descidas e nas frenagens mais longas onde a prevejo a distância. O mesmo se pode fazer nas subidas, reduzindo a marcha para a desejada e caso queria “subir”, joga o câmbio na posição “D” e dá uma relaxada no acelerador…… Vou esperar outros depoimentos para continuar falando de minha experiência… Jairo….. particularmente te apoio nesta mudança…… ainda mais porque sei que você não é trilheiro….. tenho certeza de que quem gosta de lama deve odiar o automático. Agora… o fato de ser V8……. fica por sua conta….rsrsrsrs abraços Marcão

    #49138
    Capt.A330
    Participante

    Buenas; a minha Triton é automática e dá para fazer trilhas sim, é só deixar em 3ra. ou 2da., que ela fica com o giro bem alto, e vai muito bem, obrigado:D Concordo com Marcos, é diferente o jeito de arrancar e tem horas que não sabe direito si “joga” uma marcha para cima, ou se fica, mas você a traves do acelerador, “diz” para o cambio, o quê você quer…em fim, é questão de jeito, mas na hora de manobrar, é longe disparada melhor que a manual (na minha modesta opinião), pois vai muito suave, sem você se preocupar em dosar a aceleração e embreagem. Bem, em USA, a imensa maioria de carros que rebocam trailers (e quinta roda, inclusive!), são automáticos, e eles tem uma experiencia considerável em matéria de rebocar trailer, sem duvidas. Grande abraço! PS: Jairo, por favor, não vai me vender uma das meninas para pagar a gasolina da V8!:D:D:D:D:D:D

    #49139

    da pra puxar um kc450 com um corolla 1.8 não dá?

    #49140
    Odair Teixeira
    Participante

    Minha experiencia Só reboquei com cambio automatico. Arrancadas com o trailer engatado, só arranco com alavanca na posiçao L, depois jogo a segunda e terceira. Raramente deixo no D (drive) ja que a 3a da Hilux dá 80km/h com pouco mais de 2 mil giros. Se deixar em D, as vezes o cambio fica tentando adequar a marcha ideal e fica trocando marchas, devido as aceleradas, retomadas repentinas versus o peso do veiculo rebocado. Quando alcanço uma velocidade de cruzeiro em terreno plano, aí deixo em D. Subidas de serra, geralmente a alavanca fica em 3a, ou 2a, depende da inclinaçao. Nas descidas, geralmente fica em 2a para aproveitar o freio motor. Nao deixo o motor alcançar metade do giro maximo (maximo 6mil giros) limitando os giros em 3 mil RPM. A faixa de torque ideal da hilux esta em 1400 rpm e potencia maxima em 3mil giros. Algumas poucas vezes usei o recurso da caixa reduzida, como para subir colinas muito íngremes ou em estrada nao pavimentada em estado ruim, terreno enlameado e area com gramado encharcado. Se fosse com a caixa normal, teria aquecido o fluido de transmissao, ou atolaria e nao conseguiria faze-lo em segurança. Sds Odair PS: Com relaçao a carga de serviço aplicada no cambio automatico, pode-se aplicar a mesma que seria aplicaria num cambio manual. Aguenta o tranco igual.

    #49141

    Oba…. já comecei a obter mais aprendizado. Adoro isso.. Sabe Odair….. é meu primeiro carro automatico na vida e por isso eu tinha dúvida se eu poderia “cambiar” a vontade como vinha fazendo. Não achava nada sobre isto na internet. Acha “obrigatório” a posição “L” na saída? Se bem que ter trailer é bem maior e mais pesado….. mas de qq forma só faço isso com o 330 quando é uma ladeira… se esta for íngreme entao, só no “L” mesmo… pq o cambio fica realmente louco. Já tentei usar o controle de tração nesta situação e tudo o que aconteceu foi a pajero parecer um carro 1.0 tentando subir uma ladeira em 3ª. Quanto à reduzida, também uso ela sempre que há pela frente ou uma ladeira íngreme com transito “anda pára” ou ladeiras de terra e lama. Uso a mesma também para as descidas íngremes… acho a melhor coisa do mundo. A única coisa que faço em relação à reduzida é de não ultrapassar os 50km/h que a mit recomenda…. mas na verdade nestas situações eu nao passo dos 20. No meu caso, a reduzida é sempre com o bloqueio do diferencial dianteiro bloqueado, o que complica usá-la no asfalto seco. sobre os comentários do nosso amigo capt., quando falei de “trillhas” me referi ao pessoal jipeiro e tal…… e achei ótima a observacao sobre os carros americanos…… realmente deve ser dificil encontrar um cambio mecanico la, ne? o que faz cair por terra os comentários de que rebocar com carro automático “força e zoa o câmbio”. Me diga…. a Triton também tem 3 posicoes na alavanca da tracao? 4×2, 4×4 semi-bloqueada e reduzida?

    #49142
    Capt.A330
    Participante

    Marcos, a Triton tem 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, que podem se alternar até na vel. de 100 km/h, e em terrenos que não seja asfalto, excepto 4×2. A maneira que eu utilizo o cambio aut., e’ aproveitando o torque alto, quando não estou rebocando, e por ex., posso rodar, em terreno nivelado, a 60 km/h em quarta marcha, sendo bem económico. Tem que ser bem suave com o acelerador para “enganar” o cambio, mas você faz trocar as marchas conforme desejar, dentro das possibilidades do cambio, claro. Já rebocando, o melhor, para mim, e’ utilizar um pouco mais agressivo o acelerador, até chegar a quarta, e aí sim, dosar a potência. Também costumo usar, como Odair, a 1ra. para movimentar o Trailer, em especial em subidas, até ter uma vel. segura de troca. Bom, este e’ o meu jeito, não necessariamente o melhor, e sim, o que me parece melhor, com base nas minhas experiências. Grande abraço!

    #49143
    Odair Teixeira
    Participante

    Marcos Qual o modelo da tua Pajero? Com relação ao L ( de “Low Gear”), é para garantir que está saindo em “primeira marcha” e não vai trocar para segunda na primeira tirada do pé no acelerador. Alguns cambios mais modernos, quando vc acelera e tira um pouco o pé do acelerador, o módulo verifica a velocidade e já engata a segunda marcha, porém com o peso do trailer, reduz para a primeira novamente. Travar em “L” até estabilizar é uma prevenção para este efeito. Se bem que já tem carro com cambio automático onde o módulo do cambio pode mudar de posição se perceber que algo não está certo e pode-se danificar o cambio, independente do motorista. O controle de tração vai ajustar a transmissão para não deixar nenhuma roda patinar. Dependendo da situação, o ronco do motor muda mesmo. Se não me engano, não existe a posição semi bloquada na Pajero. Existe as posições 2H (tração traseira), 4H (tração integral), 4HLc (tração 4×4 com diferencial central bloqueado) e 4LLc (tração 4×4 com diferencial central bloqueado e reduzida). Nesse modo, a Pajero sobe até coqueiro. Pelo menos é o que tinha na minha Montero V6 (que saudades daquela viatura, eita projeto robusto) A Toyota Hilux não tem diferencial central. É meio que padrão para as pick ups, ja que foram feitas para carregar peso. Fica assim: 4×2 – H2 (High 4×2) operação normal em asfalto seco, o H, de High, significa que a reduzida não está engatada 4×4 – H4 (High 4×4) para uso em piso com baixa aderência como terra, lama ou molhado 4×4 – L4 (Low 4×4) com engate da reduzida para uso em condições mais extremas como rampas com grande inclinação e transposição de obstáculos. Sds Odair

    #49144
    Capt.A330
    Participante
    Dr. Green wrote:
    da pra puxar um kc450 com um corolla 1.8 não dá?

    Green, a principio pode; vai ter que ser cuidadoso na saída, até quebrar a inércia, acelerando gradativamente, mas quando chegar a 80 kms/h, na estrada sem aclives, vai bem; nas subidas, eis que vai faltar um pouco (ou muito!) de torque, embora, se você “embalar” bem, o Trailer estiver com pneus na pressão máxima ou perto disso, leve, sem muito vento de proa, etc., não teria maiores problemas; tem que ver na Argentina, como eles rebocam com carros não muito potentes, as vezes, e se viram bem, embora, claro, nas subidas a vel. se reduz consideravelmente, o qual e’ obvio. Abraço, Green!

    #49145

    Odair…. A minha é a Pajero Sport. O sistema de 4 posições que citou eu conheço na tr4. na minha só tem 3. A primeira é a 4×2 tracao traseira normal A segunda é a 4×4 que anda no mesmo esquema da que vc citou. So em piso nao aderente. Isto porque a tração na dianteira é bloqueada, nao podendo usá-la no asfalto seco. na verdade foi esta que “batizei” de 4×4 semi bloqueada…rs mas parece que em todas as caminhonetes a coisa é assim, ne? A terceira é a reduzida, mas com o 4×4 acima “ligado”. No caso do controle de tração, uma vez li em algum lugar que a da PS (Pajero Sport) só trabalha com o ABS. E parece mesmo…. mas tudo isso acima é só “achismo”. na verdade busco neste tópico achar essas informacoes, pois na própria internet e fóruns 4×4 nao encontrei.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 100 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: