Durante a reforma do trailer e do mini-trailer pesquisei a legislação (resoluções do CONTRAN) sobre a sinalização e iluminação de reboques e trailers.
Seguem os links, em ordem cronológica, das diversas resoluções sobre o tema:
RESOLUÇÃO Nº 436 , DE 20 DE FEVEREIRO DE 2013 Altera a Resolução CONTRAN nº 227/2007, com redação dada pela Resolução do CONTRAN nº 383/2011 que estabelece requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos.
link: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/(RESOLU%C3%87%C3%83O%20436.2013).pdf
.
RESOLUÇÃO Nº 667, DE 18 DE MAIO DE 2017 Estabelece as características e especificações técnicas dos sistemas de sinalização, iluminação e seus dispositivos aplicáveis a automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhões, tratores, ônibus, micro-ônibus, reboques e semirreboques, novos saídos de fábrica, nacionais ou importados e da outras providências.
link: http://www.denatran.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao6672017.pdf
Bem legal, esses resoluções do contran nos deixam perdidos, ter que ler 6 normas para saber como montar as luzes dentro da lei. Eu acesso pelo menos uma vez por semana e não é raro ter novas resoluções.
Rsrs Verdade! Também me perdi em tanta informação que rapidamente é substituída por outra orientação…
Por esse motivo resolvi relacionar tudas que encontrei…rsrs
Mas a última, RESOLUÇÃO Nº 667, DE 18 DE MAIO DE 2017, irá substituir as anteriores a partir de 2013… Mas já estou aguardando outra que substituirá algum parágrafo e a confusão continua.
O mais importante, é a necessidade de para-choques em reboque e trailers e a necessidade de lanterna traseira com luz de freio e lanternas delimitadoras nas laterais, além da iluminação da placa (licença).
Essas são dúvidas recorrentes.
Olá, Thomas! Mudanças e mais mudanças… Difícil ficarmos totalmente atualizados. A Resolução 667 trata dos “veículos novos saídos de fábrica”, não afetando, necessariamente, veículos mais antigos, como é a maioria dos trailers que rodam pelo país.
Um abraço!
Em véspera de receber um trailer da RR Trailers, já ‘perdi’ algumas horas buscando uma informaçãozinha e nada…
Assim, aquele adesivo de 80 Km/h nos veículos pesados,
– Será meio ‘padrão’, ainda que hoje existam vias de 80/90/100/110 Km/h ??
– O tal ‘padrão’ pode ser um 16 x 16 cm ou tem que ser o enorme 25 x 18 cm ?
Zepelin. Quanto ao adesivo de velocidade, não é obrigatório no Brasil. São exigidos em países como Argentina, Chile e mais algum que nao me lembro qual. Se não me engano é de 80km/h para trailers e 90km/h para motorhomes
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