Publicidade:

Rodagem dupla em um KG 330

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46119
    alexjeep
    Participante

    Boa noite, Ainda estou em processo de compra de um KG 330, mas a empolgação já é grande rsr.. Tenho pesquisado um pouco sobre modificações e melhorias em trailer e vi trailer com dois eixos e acho que o fato de terem dois eixos representa mais segurança no caso de um pneu estourar. Li em algum lugar um cara comentando sobre rodagem dupla em trailer. Não sei se foi aqui no Forum, mas fiquei pensando na possibilidade de ter duas rodas em cada ponta do eixo de um KG 330. Neste caso se um pneu estoura ainda terei o outro pneu para garantir a segurança. Isso é possivel ou estou falando besteira? Pensei em colocar a rodagem dupla e um paralama igual aos usados em TearDrop, mas mantendo a roda original no lugar. O que acham? Um eixo duplo é inviavel porque eu perderia muito espaço, mas rodagem dupla acredito que seja só colocar parafusos maiores. Falei besteira? rsrs Abs

    #63902

    Tecnicamente não Sri dizer ao certo, mas nunca vi rodagem dupla em um trailer. Penso q ficará estranho e muito pesado de rebocar e manobrar. Fora q isto fará VC pagar no pedágio 3 eixos comerciais, já q a rodagem dupla transforma todos os demais simples do carro em comercial também. Aquu na imigrantes para descer ao litoral de são Paulo, por ex, VC pagaria 66,00 ao invés de 33,00. Penso TB q com os pneus sem câmara hj em dia esse risco de pneus é bem menor.

    #63908
    Odair Teixeira
    Participante

    Alex Rodagem dupla, é só falar com um Safarista que eles te ensinam. É fácil de fazer. Mas pro KG 330, eu te digo que tecnicamente não é necessário. O KG 330 é bem estável e leve, se respeitarmos as limitações e orientações do projeto. Colocar rodagem dupla só faz sentido se houver problemas para transferir movimento das rodas em pisos ruins (areia fofa, barro, lama) ou então distribuir os esforços quando se está no limite de carregamento dos pneus ou do eixo. Mas não é o caso do KG 330. Um pneu 8 lonas de boa qualidade dá conta de uns 800kg. Este já é o peso seco do KG 330. Pode até melhorar a sensação de estabilidade, já que de fato haverá o dobro de área de contato com o solo. Vai gerar mais atrito de rolagem (vai consumir um tiquinho mais de combustível), além de adicionar mais massa (ou “peso” no popularzão) de uns 35kg. Vai diminuir um pouco do desgaste geral dos pneus, mas quando tiver que trocar, tem que trocar 4 ao invés de dois. Com relação a estabilidade contra oscilações (pêndulo) de nada vai resolver se vc resolver colocar muito peso na traseira do trailer, por exemplo. Vai pendular do mesmo jeito, pq a inércia de rotação (procure no google Trailer YAW INERTIA) não se importa se tem rodagem dupla. Ela só respeita a distribuição de massa. Agora se fazer isto lhe agrada e o visual, esqueça estes comentários, coloque rodado duplo e seja feliz. Abraço Odair

    #63911
    carlosfanara
    Participante

    Prezado Alex, Posso falar de cadeira, na volta de minha primeira viagem com meu KC450 no trecho Cabo Frio X Niterói dois pneus estouraram, o primeiro perto de Rio Bonito e outro perto de Itaboraí. Eu estava na velocidade de segurança que é 80km/h e nada além de barulho aconteceu, rapidamente após perceber o barulho parei no acostamento e troquei o pneu, no segundo já estava perto de um posto e foi mais seguro (mas estava sem um segundo estepe) porém como tenho um amigo que mora na área ele conseguiu um estepe extra para eu seguir viagem ate em casa. Mais um detalhe, isso aconteceu pois os pneus apesar de estarem com a rodagem perfeita eles estavam ressecados. Comprei dois novos e com índice de carga 100/102 de 8 lonas. Outra coisa importante que notei nos pneus novos foi que tinha calibrado com 34 libras e o trailer ficou bem mais estável com 40 libras. Por fim acho que gastaria muito tempo e dinheiro por uma preocupação desnecessária pois afinal os engenheiros da KG não abririam essa guarda. Abç Carlos Fanara

    #63912
    Edintruder
    Participante

    Alex, para colocar rodagem dupla tens que fazer uns adaptadores para as pontas de eixos e usar aros com offset positivos até passagem do miolo central além da borda do aro. Nesse caso, aros específicos para esse fim. O problema desse tipo de alteração é que gera um grande efeito de alavanca na base da suspensão e nos rolamentos dos cubos de roda. Como o KC330 é relativamente leve, poderás nunca ter problemas com isso, mas se o efeito da fadiga aparecer, é quebra de ponta de eixo, rolamentos aquecendo e travando ou até mesmo quebra da solda do braço da suspensão. Num efeito cíclico, o tempo de uso é que determinará a fadiga no conjunto todo. Então podes contabilizar 4 aros novos, mais 4 pneus, mais um par de afastadores, a conta sairá muito maior do que simplesmente colocar um par de pneus de primeira linha e mantê-los sempre em bom estado e calibrados, e sem riscos de quebras.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: