Olá amigos… Estou sempre de olho nas atualidades no mundo do caravanismo em sites de fora e procurando por “sway control” no youtube, encontrei um video de um trailer muito curioso. [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=hdyAkhbqkFQ[/video] Se existisse uma forma de configurar um trailer assim aqui no Brasil, acabariam os problemas de “trailer grande só pra carro pesado”, pois salvo os demais cuidados ao rebocar, o peso sobre o engate seria menor (forçando menos a estrutura dos carros), acredito eu que tenha uma frenagem com maior segurança e por ter eixos nas 2 “pontas” do trailer, diminuiria o pendulo, mesmo sem o peso sobre o tração… O que acham?
Aqui na praia tem um trailer de lanchas desses com 6 metros e parece ser bem pesado, e é puxado por uma Brasília. Mas baixa é muito diferente que uma rodovia. Essa configuração possui estabilidade, tanto que é usado em rodotrens e nos EUA tem um sistema de eixo dianteiro para os 5a roda que ganha essa mesma configuração. A manobra muda um pouco, pois ele inverte o sentido do trailer comum uma vez que tem 2 pontos de giro, um no engate e outro no “truck” dianteiro. Mas ainda assim é algo fácil de manobrar.
Boa tarde, eu fiz a instalação em meu trailer, do sistema sway control tive que fazer alguns testes (viagem) pelo que pude verificar após os testes o material impede que o freio do trailer funcione de forma correta ou seja ele meio que fica inoperante (encolhe ou estica), meu conselho seria que o freio do trailer fosse desativado para poder usar o sistema, isso ficaria um pouco inseguro na hora de decidas fortes. TURISCAR BRILHANTE LUXO 1990
Acho que troquei tudo. Achei que ele se referia o trailer com os eixos afastados, estilo romeu e julieta. O Sway Control é um sistema de tensores que forçam o peso do carro para cima de forma a forçar esse peso sobre a lança do trailer. Nos EUA é algo bem funcional pois lá eles usam freios elétricos e não o sistema inercial que temos aqui.
Boa tarde, eu fiz a instalação em meu trailer, do sistema sway control tive que fazer alguns testes (viagem) pelo que pude verificar após os testes o material impede que o freio do trailer funcione de forma correta ou seja ele meio que fica inoperante (encolhe ou estica), meu conselho seria que o freio do trailer fosse desativado para poder usar o sistema, isso ficaria um pouco inseguro na hora de decidas fortes. TURISCAR BRILHANTE LUXO 1990
Amigo, você poderia nos enviar fotos do seu Brilhante com o sistema? Abraços!
Boa tarde, eu fiz a instalação em meu trailer, do sistema sway control tive que fazer alguns testes (viagem) pelo que pude verificar após os testes o material impede que o freio do trailer funcione de forma correta ou seja ele meio que fica inoperante (encolhe ou estica), meu conselho seria que o freio do trailer fosse desativado para poder usar o sistema, isso ficaria um pouco inseguro na hora de decidas fortes. TURISCAR BRILHANTE LUXO 1990
Amigo, você poderia nos enviar fotos do seu Brilhante com o sistema? Abraços!
Como o Davi, fiquei muito curioso para ver fotos desse sistema em um Brilhante. Quanto ao freio inercial, acredito realmente que seja um problema. Mas quanto ao pêndulo, acho que acaba definitivamente. Pelo pouco que entendo de rebocar trailer, com a configuração do que aparece no vídeo, não tem como ter pêndulo. Que digam os mais experientes se concordam.