Porque não incluir uma Camper nesta discussão? A dinâmica da viagem fica bem mais veloz, o carro será sempre uma pickup, provavelmente 4×4, a camper pode ser retirada com facilidade e ficar de forma autônoma nos destinos, liberando o carro para passeios na região. Em se falando de um casal, pra mim foi uma evolução em relação ao KC380 que puxava.
Carlos, eu mesmo só optei pelo trailer pois na legislação atual proíbe a fabricação caseira do Camper. Como o trailer ainda posso emplacar construção artesanal, me obriguei a partir para o trailer… Tem um modelo de teto pop up que a Duaron importou que é muito legal pois não gera tanto arrasto aerodinâmico. Eu planejava o camper para a F1000 que possui uma caçamba de excelente tamanho, mas abortei pois não tenho como comprar um camper novo no valor praticado atualmente.
Eu particularmente acho o camper um veículo ideal, principalmente para um casal.. vc está com seu carro e seu trailer sem precisar rebocar nada.. tudo em um veículo só. Agora com os modelos Duaron, bem leves e práticos, e de se pensar com carinho.
o Camper realmente foi uma ideia fantástica, mas acho que seja mais confortável dirigir rebocando um daqueles trailer pequenos de menos de 3 metros, além de não ter que se preocupar com a altura (galhos, fios…) :demais:
Carlos, eu mesmo só optei pelo trailer pois na legislação atual proíbe a fabricação caseira do Camper. Como o trailer ainda posso emplacar construção artesanal, me obriguei a partir para o trailer…
Amigo, onde encontro informações (principalmente legislação) sobre fabricação artesanal de trailer? Isto MUITO me interessa… Estou com alguns devaneios sobre construir um MH. Minha ideia seria comprar um caminhão pequeno (F4000, F350, ou outro do gênero), já com baú (estou pensando entre 4 a 6 metros de comprimento), abrir porta e janelas no baú e montar o interior ao meu gosto. Sei que a documentação permaneceria como caminhão (CNH não seria um problema pra mim). Mas dependendo das informações, a construção de um trailer pode ser interessante.
Paulo, sim, pegar um caminhão com baú cadastrado nos documentos, poderás mexer a vontade no baú. O que irá configurar truckhome será a interligação da cabine com o baú. Daí nesse caso será necessário uma vistoria e um laudo bem caro. Sem interligação, continua sendo baú. Temos que jogar com as resoluções conforme elas são hoje. Se bem lembro, a resolução 202 que define as características dos veículos, tem as tabelas de enquadramento. Nessa tabela verifica se a alteração pretendida no veículo irá coincidir com alguma característica já estabelecida pela resolução.