Publicidade:

Trailer para Cavalo X Home Trailer

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46054
    Hugo Borghi Filho
    Participante

    Boa noite a todos. Estou chegando agora neste fórum e peço antecipadamente desculpas por qualquer engano ou bobagem até me adaptar ao sistema! Tenho uma dúvida para a qual não ainda não consegui resposta na rede apesar de muito pesquisar. Desejo transformar um trailer (eixo duplo) para cavalos (3.80 X 1.90 X 2.20 = medidas internas) em home trailer. Dúvidas/perguntas: 1 – O posicionamento bastante traseiro dos eixos ajuda ou prejudica a dirigibilidade do conjunto? 2 – Este mesmo motivo melhora ou piora a execução de curvas fechadas? 3 – A maior concentração de peso (reservatórios, cozinha, wc,…) deve ficar mais para trás, sobre os eixos? 4 – Essa concentração de peso bem atrás não aumentaria a tendencia natural de pendular? 5 – Alguém já rebocou os dois tipos de trailer e poderia contar as diferenças? Muito obrigado! Hugo

    #62665
    Edintruder
    Participante

    Hugo, Bem vindo ao Fórum! Sobre a distribuição de peso, o ideal é a maior parte do peso ficar sobre os eixos. Sempre que tiver que distribuir o peso, joga esse peso para a dianteira mantendo a máxima proximidade com os eixos. Se conseguires manter um peso de cerca de 50kg sobre a lança está com um bom balanceamento. Centro de pressão no trailer muito afastado dos eixos deixa muito suscetível à pêndulos. Posta umas fotos do teu trailer. Eu estou fazendo o meu próprio trailer, e graças aos amigos do fórum estou conseguindo evitar muitas dores de cabeça futuras pois a experiência do pessoal é algo que dificilmente iria encontrar fora desse fórum.

    #62666
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Hugo, bem-vindo à bordo! Como Edin bem explica, o ideal da distribuição de peso é sobre os eixos, até ligeiramente à frente do dianteiro, (para tua pergunta #4) e nos Trailers do link logo debaixo, podes ver que eles, os fabricantes desta marca, colocam os eixos para trás do centro do mesmo, em função das tuas perguntas # 1 e 2. http://www.goevergreenrv.com/page/75/Travel-Trailers http://www.goevergreenrv.com/page/335/Reactor Grande abraço e sucesso no empreendimento! Dardo.

    #62671
    Hugo Borghi Filho
    Participante

    Obrigado ao Edim e ao Dardo (de quem acompanhei a deliciosa viagem à Terra do Fogo). Pois é amigos…. todos tratam de trailers para carregar “pessoas”. No meu caso, o trailer foi desenvolvido para carregar “animais” (se bem que às vezes não há diferença…). O posicionamento dos eixos não é no centro, ou próximo dele, com num trailer comum. Ficam posicionados lá atrás, na beirinha… É para essa diferença de característica que gostaria de ouvir a opinião de quem já tracionou os dois modelos ou tem conhecimento teórico da diferença de comportamento dos dois tipos de reboque. 1 – O trailer para cavalos é muito mais “parrudo” e feito para carregar mais peso do que o trailer comum. 2 – É um pouco mais estreito de carroceria (melhor aerodinâmica e visão para trás. 3 – Possui bitolas mais largas o que aumenta a estabilidade. 4 – Por não se parecer com um trailer comum, será mais fácil disfarçar sua presença (stealth camping) quando estacionado próximo a hipódromos e centros hípicos. Abraços, Hugo

    #62674
    Edintruder
    Participante

    Hugo, vamos por partes: 1 – O trailer para cavalos tem uma estrutura de base similar ao trailer comum. Um home trailer tem a plataforma de metal rígida, a estrutura montada acima faz parte da carga. Ele montado tem um peso similar ao trailer de cavalos carregado, por isso a capacidade de carga é menor, mas na questão de pbt são similares. O Home trailer precisa ser resistente pois anda sempre carregado próximo do seu limite de peso. O meu trailer fiz com 3 longarinas, sendo as duas laterais fechadas na parte central pelo esforço da suspensão. A estrutura é similar como uma plataforma para levar um carro, por exemplo. Apenas o travamento é mais alto. 2 – Em relação a aerodinâmica, o ideal é quebrar o vento com curvas na dianteira do trailer. A carroceria estreita ajuda, mas avalia se não compensa ajustar essa largura no limite do reboque. 3 – A bitola é mais larga pois no home trailer o aproveitamento do espaço é máximo. 10cm na largura interna faz muita diferença. Sendo assim, os maiores estão no limite de 2,50m justamente por esse motivo. A estabilidade do conjunto que mais afeta é a concentração do centro de pressão mais baixa. Caixas de água abaixo dos eixos dão mais estabilidade do que a bitola propriamente dita. Ele precisa ser leve em cima e pesado embaixo, assim como um ônibus. 4 – Stealth camping, muito interessante! kkkk Aonde os olhos não vêem, os olhos não cobiçam!

    #62683
    Hugo Borghi Filho
    Participante

    Boa noite Edim, Obrigado pelas dicas. O que me agradou demais na fabricação dos trailers para animais foi a qualidade, tanto dos materiaias empregados, quanto da execução. Longarinas super dimensionadas, soldas mig, aço inox, freios elétricos, suspensão e diversos itens importados, rodagem 16″, revestimento termo acústico com poliuretano injetado, ar split, etc… além de mobiliário customizado e tudo, com montagem impecável. Por outro lado, os hometrailers que pesquisei…. paredes tão finas que ondulavam ao vent. Mobiliario e acabamento que se desmancharia na primeira estrada de rípio. Os de melhor qualidade já são bastante idosos, e de uma forma geral, são muito grandes. Confesso que até há pouco tempo era avesso a trailers. A ideia de ter que puxar uma “casinha” em detrimento da maneabilidade e perda de potencia do carro me dissuadiam. Mas pesquisando motorhomes executados a partir de vans e campers montados em cima de pick-ups também não me emocionei com o “trambolho” que seria trafegar com eles também. Comecei a pesquisar trailers em função da liberdade de desengatar o carro trator. Indo mais fundo, cheguei aos trailers para animais. Mais baratos e mais ao meu gosto. Um grande abraço, Hugo

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: