Publicidade:

Turiscar Brilhante SL480 1981… Ué?! Mais um??!

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 19 do total)
  • Autor
    Posts
  • #92117
    Davi
    Participante

    Olá, meus amigos!

    Vocês se lembram do final das postagens da nossa viagem a Gramado-RS onde achamos um ótimo Brilhante 480 à venda, irmão gêmeo do nosso 478?

    Pois é… ele tirou tanto nosso sono que algum tempo depois, e após negociação, voltamos pra Gramado pra buscar esse trailer!

    No dia 22/05, Domingo, às 4h da manhã saímos, Papai, Bruna e eu, novamente rumo a Gramado-RS, e as 21h, chegamos lá sob muita chuva. Fomos tranquilos, andando dentro dos limites de velocidade e parando de acordo com as necessidades.

    Chegamos no trailer pra arrumarmos as coisas e nos prepararmos pra dormir, afinal o dia foi longo, 1206km rodados.

    No dia seguinte cedo fomos preparar as coisas. Esse trailer estava no camping há mais de 15 anos, portanto exigiu muitos cuidados antes de sairmos com ele. Levei as rodas do meu Brilhante pois não arriscaríamos rodar 1200km com pneus velhos e ressecados.

    Ajustamos toda a sinalização elétrica

    Tentamos desemperrar o sistema de freio, sem sucesso.

    E após o almoço fomos ao banco, cartório, acertar os trâmites e então foi a hora de engatar o bicho!

    E por volta das 18h de segunda feira 23/05, saíamos de Gramado, de volta pra casa…

    Antes de sairmos da cidade, já tivemos uma surpresa… Uma das travessas que fixam a caixa dágua soltou um lado e ficou raspando no chão… paramos no posto, terminamos de soltar conferimos as outras travessas das duas caixas e estavam ok. Seguimos viagem, a essa altura, já completamente de noite.

    Seguimos a 60km/h, e fizemos nossas primeira parada após descer a Rota do Sol.

    Nessa parada, outra surpresa:

    Como é ruim puxar um trailer desconhecido, e ainda mais quando se sabe que a manutenção dele não está em dia, qualquer cena assim assusta e nos deixa apreensivos. E assim decidimos que nossa velocidade máxima nessa viagem seria 60km/h por segurança. E como estávamos em dois motoristas, decidimos que não pararíamos pra dormir.

    Na próxima parada, mais uma surpresa. Por volta das 2h da manhã, numa parada, constatei uma trinca na lança. No módulo a ponta da lança ficava pra fora, e a água escorria por dentro da lança e nesses 15 anos pra mais, começou a apodrecer a lança no ponto sob a barriga da frente, onde sofre os maiores momentos.

    Imaginando que isso poderia acontecer, levei uma cantoneira e 9 sargentos (ou grampos) e colocamos na lança pra compartilhar os esforços com a cantoneira e poupar a lança desgastada.

    Seguimos caminho e no litoral Catarinense a S10 completou seus 400.000km rodados! E ainda tem muuuuita lenha pra queimar!

    Por volta das 6h da manhã abastecíamos no Posto Rudinick em Joinville-SC, assim, já completando metade do caminho!

    E assim seguimos o resto do percurso sem maiores surpresas.

    Sempre com atenção especial na lança, reapertando os sargentos, e que não aumentou a trinca

    E mesmo com toda a nossa apreensividade em subir a serra do Cafezal, que está com o asfalto horrível, a subida foi muito bem, a cerca de 20km/h, pra submeter o mínimo possível a lança a esforços e solavancos desnecessários.

    E depois de 25h de viagem, chegamos em casa!

    Toda essa aventura e esforço é compensada pela alegria estampada nesses rostos!

    Seja Bem-Vindo Turiscar Brilhante Super Luxo 480!
    Que esse trailer seja cenário de tantas alegrias e bons momentos quanto os que o antecederam!

    E assim ele ficou em sua vaga!

    De lá pra cá pudemos já fazer a transferência de propriedade, Rodas e pneus novos! E vamos lá! Mãos à obra!

    É assim meus amigos! Mais um pra família! Em Breve serão dois Brilhante SL480 1981 viajando juntos!

    Abraços!

    #92118

    muito bom, davi……… vida longa aos Brilhantes da família…… belo relato

    #92122
    Capt.A330
    Participante

    Buenas!
    “E conosco, a família que é a mais Brilhante do Brasil! Palmas para eles!”
    Muito legal Davi, e agora, esperamos acompanhar a restauração do novo Brilhante, que espero que fique tão boa quanto a do 478.
    Meus parabéns para teus Pais, e aguardando ansioso as próximas aventuras da família Brilhante; abraços!

    Dardo.

    #92123
    Davi
    Participante

    Obrigado, Amigos!
    Em breve as coisas começarão a andar no Brilhante. Já temos muito material comprado, como Bomba d’água, Aquecedor de passagem, geladeira e outras coisas… Logo logo vamos começar de fato. 😀

    Abraços!

    #92177
    Rodrigo Ribeiro
    Participante

    Opa! Mais um!!

    Muito bom ver mais um trailer ressurgindo na estrada, aliás até hoje não entendo o por que do povo deixar parados os trailers se possuem rodas!

    Davi Belo relato, rico em detalhes e fotos! Aguardando ansioso os próximos capítulos.

    Grande abraço à todos!

    #92236
    giuliano mo
    Participante

    Que show, a dupla lado a lado na primeira viagem será sensacional!!!
    Aguardamos as ibagens!!

    David me tira uma dúvida, na S10 tu poderia me dizer que altura fica o engate sem o trailer e depois com o trailer engatado??

    E complementando, existe uma altura padrão disso que acho a própria turiscar recomendava, isso é certinho ou vai variar de carro pra carro?

    #92280
    Davi
    Participante

    [quote quote=92236]Que show, a dupla lado a lado na primeira viagem será sensacional!!!
    Aguardamos as ibagens!!

    David me tira uma dúvida, na S10 tu poderia me dizer que altura fica o engate sem o trailer e depois com o trailer engatado??

    E complementando, existe uma altura padrão disso que acho a própria turiscar recomendava, isso é certinho ou vai variar de carro pra carro?

    [/quote]

    Oi Giuliano! Com certeza será muito legal! Estamos ansiosos tbm.

    Sobre a altura do engate, com certeza varia de carro pra carro. O Ideal é você nivelar o trailer na bequilha e medir do topo da munheca até o chão. Digamos que dê 40cm. Aí você tem que estimar quanto a suspensão do carro cede com o peso do trailer. Digamos que com o peso o carro abaixe 4cm. Pro trailer fica nivelado, o engate precisa ter 44cm do topo da bola até o chão… entendeu a lógica? Eu particularmente gosto de colocar 1 cm a mais, pro trailer ficar pouquinha coisa com a frente levantada, então no caso do exemplo faria com 45cm do topo da bola até o chão…

    Abraços!!

    #92328
    Newton Neto
    Participante

    Davi!

    Parabéns pela aquisição! Assinando e acompanhando mais esta restauração!

    Grande abraço e sorte na empreitada!

    Newton

    #92795
    Ronald Ataulo
    Participante

    Davi, fiquei contente em saber que o Brilhantes dos nossos pais, ou também os nossos brilhantes pais, as joias mais preciosas, entrarão juntos na oficina para fazer as manutenções necessárias.

    Será muito bacana acompanhar os serviços dos dois…. trocaremos bastante figurinhas…

    O pai já finalizou toda a parte de baixo do trailer, agora resta a calafetação geral e as correções na funilaria e pintura.

    1

    #95012
    Joserley
    Participante

    Amigo Davi, tenho acompanhado todas suas aventurar.. essa me emocionou pois li anteriormente sobre esse Brilhante e ficou com vontade de ter um. kk

    Poderia me ajudar preciso comprar pneu p o meu roda 15 de fusca, qual vc indica?

    Abraços;

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 19 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: