Publicidade:

TURISCAR DO BRASIL – HISTÓRIA

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45319
    turiscar
    Participante

    Pessoal, Recebi hoje um convite de um grande amigo e entusiasta de campismo e caravanismo, e me inscrevi nesse fórum para conversar,trocar idéias e ajudar quem possui um produto fabricado pela nossa empresa, a Turiscar do Brasil, que funcionou de 1965 a 2000. Peço a grande gentileza de compartilhar suas informações, fotos e estórias nesse tópico, pois eu e meu querido sogro, o Sr. Pedro Scheid, estamos redigindo um livro que conta toda a história da Turiscar desde o início, e pretendo deixar os capítulos finais com depoimentos de donos e ex-donos de trailers e motor-homes feitos pela primeira e maior empresa do segmento. Desde já agradeço a atenção, e vamos postando aos poucos algumas coisas bem bacanas por aqui… vistalatfbricapb1973.jpg turiscarfotoarea.jpg ltdcomtrailerix.jpg jiaefuscafabrica.jpg cartoendturiscar.jpg escritriogeralturiscar.jpg pateoturiscar1970.jpg pateofabrica1974.jpg pateoexpositortrailersf.jpg 49716207.jpg

    #49621

    estamos ansiosos por este livro….. bem vindo Buzian….. queremos este fórum repleto de histórias da turiscar….

    #49622

    seja super bem vindo!!!!!!!!!!

    #49625
    turiscar
    Participante

    Valeu mesmo, turma !! Mais algumas imagens bacanas… pateo74.jpg pateo74ii.jpg Aqui o menos trailer produzido pela Turiscar, o Jóia, sendo rebocado por um Fuscão, imagem publicada na revista Veja em 1974: turiscarbabyveja1974.jpg …E aqui, o contraste: o maior trailer já produzido na América Latina, o Turiscar Monterey, também apelidado de “Quinta Roda”, com uma picape Ford F-1000 Cabine Dupla feita sob encomenda na Besson, Gobbi de Porto Alegre (mesmos fabricantes do afamado Miura) de propriedade dos Scheid para uma viagem em 1981 f1000duplacomquintaroda.jpg quintarodacompicape.jpg familiacomquintarodanae.jpg

    #49627
    Ronald Ataulo
    Participante

    Que satisfação poder ver seu depoimento. Há 10 anos organizo eventos para veículos 4×4 e sinto na pele o poder da mídia. A televisão adotou o marketing off-road e aí o mercado respondeu com uma enxurrada de veículos 4×4 pelas ruas. Fico imaginando se a rede GLOBO fizesse uma novela com o personagem principal vivendo a bordo de um trailer e viajando e conhecendo todo brasil, queria ver ser a modalidade não ressurgiria com força total. Vejam só o exemplo da Capadócia na Turquia, depois de Salve Jorge teve um aumento de 50% na procura. Gostaria de ver novamente a TURISCAR no mercado…

    #49628

    creio que seja o sonho de todos nós ver a turiscar de volta, eu seria um dos primeiros a comprar um trailer zero!

    #49630
    turiscar
    Participante

    A idéia é tentar reaver a marca, e em cima disso, buscar parceiras interessadas em desenvolver um trailer com a mesma solidez, qualidade e durabilidade que marcou e marcam os produtos Turiscar no seu decorrer de tantos anos de estrada…Sei que é ainda é um sonho, mas quem não sonha, não realiza ! O melhor e mais importante, o fundador da empresa está ainda conosco, e nos apóia 100% nessa empreitada… O Brasil viveu o ostracismo do trailer por conta do burocrático sistema de emitir habilitação categoria “E”, o que acabou praticamente inviabilizando o tráfego nas nossas rodovias, transformando os nossos equipamentos em “roda quadrada”, parados, sem a sua primordial característica, que sempre foi a de levar conforto e alegria a qualquer lugar. Atualmente vivemos um outro período econômico, e não duvido que tudo poderia melhorar, até mesmo conseguirmos “reabrir” áreas de camping, e revitalizar as poucas ainda existentes… É um movimento lento, mas contínuo. Quanto a mim, que sou um colecionador e antigomobilista por natureza, pretendo colecionar todos os modelos produzidos pela Turiscar do Brasil na gestão do meu sogro, que foi de 1964 a 1983 – os Jóia, Caravana, Eldorado e Brilliant de um eixo, passando pelos Rubi, Diamante, Vila Rica, Imperial e o majestoso Monterey. E se Deus assim nos permitir, quero também ter os motorhomes Miramar, Solymar e Riviera, além de ao menos um Bambi ou Jumbo, que eram os trailers comerciais da Turiscar (mais uma vez pioneira no ramo). Espaço para guardar essa coleção eu já tenho, me falta mesmo é ir atrás dos equipamentos e negociar, com calma. Além do projeto do livro, esse é um legado que quero realizar para a família Scheid, que tanto fez pelo nosso estimado campismo e caravanismo ![hr] O primeiro trailer, que meu sogro carinhosamente chama de “protótipo”, foi desenvolvido em 1964 por ele e por mais dois marceneiros, que obviamente nunca tinham visto um trailer pela frente, já que esse equipamento foi o primeiro a ser construído, de modo bem artesanal, aqui na América Latina. O Protótipo ficou pronto uma semana antes do início do Salão do Automóvel de 64, que aconteceria no Ibirapuera, SP. Como não haveria tempo hábil para rebocá-lo do RS para SP, optou-se por embarcá-lo na caçamba de um caminhão e retirá-lo no local da exposição, o que efetivamente foi feito. Na foto histórica abaixo, o embarque do Protótipo, com os dois marceneiros sobre a caçamba, Seu Oscar e Seu Osvaldo, que participaram de sua montagem: embarqueprototiporumosp.jpg Aqui, já instalado dentro do pavilhão, foi apresentado ao público, com uma ótima recepção: turiscar82.jpg E depois o protótipo fez a sua primeira viagem, de SP ao RS sendo rebocado pelo recém-comprado VW 1200 do Seu Pedro, que teve inclusive de “criar” um sistema de engate para o carro, feito sob encomenda na Indústria de Panelas Lares…Aventuras de início do caravanismo no Brasil ! Importante ressaltar que o protótipo era semalhante em planta ao modelo Caravana, e que não possuía freios e nem banheiro interno. Aqui uma foto da chegada do conjunto a Novo Hamburgo, defronte à Potter, Scheid Ltda., empresa de seu primo Alôncio, que “emprestou” os marceneiros para construir o primeiro trailer…Viagem tranquila, transcorreu sem maiores problemas: primeirotrailersadaasp1.jpg Esse mesmo trailer serviu de escritório e de demonstrativo de vendas da Turiscar, e depois de aproximadamente dois anos, acabou sendo vendido a um grande amigo de Seu Pedro, que precisava vijar com uma certa urgência, e não poderia aguardar a linha de produção. O mesmo foi revendido a um dentista e seu destino ficou ignorado por alguns anos, até que em 1975 o seu proprietário procurou a fábrica para uma revisão geral. Constatado que era o “Protótipo”, Seu Pedro ofereceu um trailer Brilliant zero km. em troca a ele, o que foi prontamente aceito. Dali em diante, o Protótipo ficou guardado nas dependências da Turiscar como recordação dos duros tempos de início da empresa. Quando saiu da sociedade, Seu pedro pensou em trazer a sua primeira “cria” consigo, mas acabou desistindo por divergências com seus ex-sócios. Esse trailer estava na massa falida da empresa, e eu consegui entrar no pavilhão onde ele estava guardado, e acabei fazendo poucas fotos com meu celular, em 2007, ei-las: imag000y.jpg imag002q.jpg imag003q.jpg imag001mm.jpg Atualmente o “sobrevivente” encontra-se com os donos da Motortrailer em Pirassununga – SP, que vão restaurá-lo e mantê-lo em um espaço anexo à fábrica, onde será criado o “Museu do Campismo”, uma grande homenagem aos tempos pioneiros… E falando em pioneirismo, poder presenciar os três pioneiros na fabricação de trailers no Brasil e na América Latina em um delicioso bate-papo de algumas horas, relembrando tantos feitos importantes para a Turiscar e a história do campismo, definitivamente não tem preço ! Esse encontro aconteceu em Setembro do ano passado, na casa dos Scheid. Segue uma imagem desse animado bate-papo: 001oskarpingopapitraile.jpg Na imagem vemos da esq. para a dir: Seu Pedro, diretor-presidente e fundador da Turiscar do Brasil; Seu Oscar, chefe da linha de produção e primeiro funcionário da empresa onde exerceu suas funções de 1964 a 2000, ano em que houve a intervenção e lacre da fábrica; e Seu Osvaldo, marceneiro que participou da construção do protótipo 001 e que continuou por vários anos trabalhando na empresa.

    #49612
    Capt.A330
    Participante

    Mário, um prazer ver teu “post”; te conto que acabei de chegar de Ushuaia, Tierra del Fuego, com o “Guanaquito”, um Turiscar Diamante SL 660, ano 1.981, e a viagem foi fantástica, o que nos “apaixonou” mais ainda, a minha esposa e a mim, pelo “filhote” do “Seu” Pedro. Se quiser ler sobre a expedição, veja http://guiacamping.com.br/forum/showthread.php?tid=4515 , onde relato dia a dia a viagem, com fotos. Um grande abraço, e se vir para Curitiba, me avisa, para tu conhecer o Guanaquito. Dardo.

    #49639
    turiscar
    Participante
    Capt.A330 wrote:
    Mário, um prazer ver teu “post”; te conto que acabei de chegar de Ushuaia, Tierra del Fuego, com o “Guanaquito”, um Turiscar Diamante SL 660, ano 1.981, e a viagem foi fantástica, o que nos “apaixonou” mais ainda, a minha esposa e a mim, pelo “filhote” do “Seu” Pedro. Se quiser ler sobre a expedição, veja http://guiacamping.com.br/forum/showthread.php?tid=4515 , onde relato dia a dia a viagem, com fotos. Um grande abraço, e se vir para Curitiba, me avisa, para tu conhecer o Guanaquito. Dardo.

    Dardo, que sensacional saber que vc. foi até Ushuaia rodando com seu Diamante, vou acompanhar o seu passeio pelo link, e mostrá-lo a Seu Pedro, que certamente ficará contente em ver mais num Turiscar viajando longe, e o principal, enchendo de alegria e estórias a contar pelos seus donos ! Quando for a Curitiba, faço questão de encontrar o amigo e conhecer o Guanaquito !!!

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: