Publicidade:

Usar Nobreak como inversor

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 20 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46092
    nazafks
    Participante

    Ola pessoal, dei uma pesquisada nos topicos e nao achei nada a respeito, por isso resolvi abrir um especifico. Comprei 2 Nobreaks da Engetron SPW1000bi+ que apareceram quase de graca(R$ 130,00 os 2), porem com as baterias ruins. Consultando as caracteristicas dele na net, pude verificar que o fabricante indico o uso de equipamentos de ate 700W e tambem que tem saida senoidal pura, tempo de transferencia zero alem de saida estabilizada em 120v. Gostaria de usar eles como inversor para o futuro trailer para tocar o frigobar e equipamentos de baixo consumo. O carregamento das baterias, que eu colocaria em banco externo, eu faria atraves de carregador independente e alternador do carro. Sera que alguem ja fez alguma coisa parecida?

    #63461
    Edintruder
    Participante

    O Gustavo poderá te dizer certinho se funcionará ou não.

    #63466
    nazafks
    Participante

    Bom dia! Surgiu uma duvida importante. Como o Nobreak usa 24v na entrada das baterias, elas sao ligadas em serie. Porem eu teria como fonte pra carregar o alternador que eh 12v. Seria possivel, com uma fonte de 12v, carregar uma associacao de baterias em 24v? Teoricamente eu penso que daria pra ligar conforme o esquema a seguir, porem fico em duvida se este diodo colocado entre o positivo de uma bateria e o negativo da outra nao interromperia tambem a associacao em serie. Com a palavra, mestres da eletronica, por favor…

    #63470
    Andre Americana
    Participante

    Nos nobreaks que conheço, permanecem ligados por apenas 30 segundos, esse modelo que está vendo fica ligado sem limites? Enviado usando maquina de escrever ano 1880

    #63463
    Edintruder
    Participante

    Naza, tem como carregar as baterias 12v individualmente mesmo elas estando ligadas em 24v. As D20 e F1000 antigas usam arranque 24v e o sistema elétrico todo 12v, assim como alguns caminhões. Se colocar diodos nas linhas de carga, abastecerá as baterias sem gerar retorno no sistema 24v.

    #63480
    nazafks
    Participante
    Andre Americana wrote:
    Nos nobreaks que conheço, permanecem ligados por apenas 30 segundos, esse modelo que está vendo fica ligado sem limites? Enviado usando maquina de escrever ano 1880

    Andre, o que determina o tempo que o Nobreak fica ligado eh a capacidade das baterias. Pretendo colocar baterias externas e de grande amperagem. Ja tenho 2 de 100Ah aqui guardadas. Um outro problema que eu estou encontrando eh que o nobreak so libera a saida de 120v se estiver ligado na tomada. Se ele estiver desligado, nao consigo ligar ele sem ligar a tomada. Porem nas caracteristicas dele no site diz que ele tem funcao de partir pela bateria, vou ter que achar um manual dele pra ver como faz… Porem to assistindo uns videos e to animadaco pra tentar construir um inversor de onda senoidal pura que o projetista explica passo a passo. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=hLjD18T9S9s [hr]

    Edintruder wrote:
    Naza, tem como carregar as baterias 12v individualmente mesmo elas estando ligadas em 24v. As D20 e F1000 antigas usam arranque 24v e o sistema elétrico todo 12v, assim como alguns caminhões. Se colocar diodos nas linhas de carga, abastecerá as baterias sem gerar retorno no sistema 24v.

    Pois eh Ed, se tiver como fazer vai ser uma boa… Vamos esperar os mestres pra ver se o meu esquema ta certo ou se tem um outro esquema pra se fazer…

    #63481
    Edintruder
    Participante

    Naza, mas independente disso, o próprio nobreak faz a carga das baterias quando está ligado na rede, sendo assim, creio que não precisa te preocupar com isso. Vais ter que fazer esse sistema apenas quando colocares sistema de painéis solares.

    #63485
    nazafks
    Participante

    Ed, eh que o carregador do Nobreak eh de uma corrente muito baixa, pois leva mais de 12 horas para carregar baterias de 7Ah. Ficaria inviavel carregar 100 Ah (ou mais) somente com o Nobreak. E tb quero fazer uma tomada pra carregar enquanto estiver viajando, atraves do alternador do carro, pra deixar o frigobar ligado sem me preocupar com as baterias.

    #63488
    Edintruder
    Participante

    Entendi. O Gustavo sugeriu usar uma fonte chaveada de até 30A para carregar as baterias e sustentar a corrente de 12v quando está conectada na rede. Para liberar a tensão para as baterias sem gerar a sobrecarga, a ideia é usar um controlador de carga de painéis solares. Eu comprei esses dois equipamentos, mas ainda não testei pois ainda falta muita coisa para chegar nesse estágio.

    #63490
    nazafks
    Participante

    kkk, se vc esta longe imagina eu rsrs. O negocio eh ir planejando os detalhes enquanto nao vem o trabalho pesado…

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 20 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: