7Rael

Respostas no Fórum

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 13 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Eco 27 #64711
    7Rael
    Participante

    Mas Carlos, a fábrica não deu garantia? O que houve? Você arcou com os custos dos consertos?

    em resposta a: Ar condicionado 12V feito em casa #64707
    7Rael
    Participante

    Desculpem a falta de capricho do desenho, mas eram os materiais disponíveis no momento. Segue ilustrada a ideia do aquecedor de água Peltier e uma placa montada com 16 plaquinhas.

    em resposta a: Ar condicionado 12V feito em casa #64704
    7Rael
    Participante

    Bom dia Daniel, Gustavo. Acho que entendi as limitações que essa nova tecnologia possui. De qualquer maneira pedi um orçamento de um trailer aqui em Brasília na World Trailers e vou junto com eles buscar as soluções elétricas e de sobrevivência. Com certeza os relatos do Gustavo estão sendo inspiradores. Boa sorte a todos.[hr]

    GustavoN wrote:
    Buenas Rael, Obrigado pelas palavras gentis. A idéia do proprietário da Safari é ótima. Aproveita energia que normalmente vai fora para chegar no camping e nas paradas ocasionais com água quente. Um sistema semelhante é utilizado pela Santo Inácio, se bem me lembro. Quanto a idéia com as placas Peltier, é interessante também, mas é bastante provável que não seja eficiente o suficiente, em nenhum dos dois lados. Imagina a diferença entre a temperatura de um escapamento de carro queimando por uma viagem inteira e a de uma pequena placa Peltier. Além disso, se o calor fosse realmente eficiente para aquecer a água, quer dizer que a capacidade de resfriamento do sistema foi comprometida, o que poderia destruir a placa Peltier, ou ao menos perder a função de resfriamento dela se fosse instalado um termostato. Mas acho que o pior problema dessa alternativa é que a grande sacada do proprietário da Safari é o aproveitamento de energia que estava indo fora. Para fazer o sistema com as placas Peltier funcionar é necessário energia tanto para a própria placa Peltier quanto para a troca de temperatura forçada de ambos os lados da placa, o que provavelmente se tornará significativo para ter algo que funcione. Para o sistema ser interessante, ele precisa ser de alguma forma competitivo com as alternativas. Aquecimento com gás é muito conveniente em termos de capacidade e autonomia, e resfriamento com ar condicionado é eficiente, embora gastador. Se o sistema começar a gastar muita energia, ou se não aquecer a água o suficiente, ele deixa de ser atrativo. Mas por favor nos deixe informados das tuas aventuras nessa área. Numa dessas sai algo legal, e idéias para melhorar a sensação térmica são sempre bem vindas. Grande abraço, Gustavo

    Gustavo, mas você está propondo esquentar a água pelo radiador do lado quente da placa? Mas creio que isso também seja desperdício de energia. Minha ideia é refrigerar o lado quente usando a própria água que será usada no banho. Como um radiador a água, seguindo o princípio usado na safari: deixar a placa se possível em contato direto com a água canalizada até ali entrando rente à placa, e saindo já quente do outro lado um pouco mais acima. O próprio aquecimento movimentaria o sistema, sendo a água quente igualmente entrando por cima em um reservatório e saindo água mais fria por baixo para retornar à placa (ou às placas, estou pensando em montar várias num sistema). Me falta exatamente saber como irei “fabricar” a peça que irá receber a água do lado quente da placa, mas a ideia está aí viva, aceito sugestões. Abraços.

    em resposta a: Em busca da casa móvel #64682
    7Rael
    Participante

    Parabéns, e muito muito obrigado, Gustavo! Comecei semana passada a ler essa thread e vibrei quando cheguei na parte onde você finalmente buscou o Balão. O teu planejamento elétrico é espetacular, e me inspirou a tentar fazer parecido na montagem do meu tão sonhado (quando a hora certa chegar). Muitas viagens e felicidades para toda a família.

    em resposta a: Ar condicionado 12V feito em casa #64633
    7Rael
    Participante

    Olá, pessoal, boa tarde. Em primeiro lugar, gostaria de dar parabéns aos “Professores Pardal” Gustavo e Ed, vocês tornam esse fórum cientificamente fascinante. Permitam-me fazer um breve comentário sobre o problema do “lado quente” da placa Peltier e uma solução engenhosa que li num livro que um proprietário de uma Safari criou. Li recentemente o livro de um médico de Petrópolis que foi de Safari com a esposa e a filha até Ushuaia, e para aquecer a água do banho sem precisar de aquecedor de passagem, ele colocou um compartimento reservatório de 60 litros embaixo de um dos lados da “mesa/cama” da Safari. Essa caixa possuía uma entrada pelo lado superior e uma saída por baixo. A saída foi conectada a um tubo que ia até perto do silenciador do escapamento da Kombi, onde se conectava a um tubo de metal que havia sido previamente fixado enrolado ao redor do silenciador. Daí saía outra conexão levando ao lado superior (entrada) da caixa. Como vocês já devem ter entendido, quando ele ligava a Kombi o silenciador esquentava a água presente no tubo metálico enrolado, que se expandia e subia, entrando por cima na caixa e forçando uma corrente térmica, onde a água fria embaixo era empurrada em direção ao tubo metálico quente enrolado no silenciador. Diz o autor da invenção que isso garantia 3 banhos realmente quentes para os viventes. Dessa maneira, pergunto se seria possível bolar um sistema que aproveitando 100% da capacidade das placas, de um lado esquentasse a água de uma caixa específica para os banhos e do outro contribuísse para refrescar o clima do ambiente. Claro que não se usaria para esfriar no ambiente na Patagônia, tampouco creio que o aquecimento vá ser suficiente para a rigorosidade do clima, mas numa viagem de final de semana aqui na região do Planalto Central acho que a idéia pegaria bem, pois não temos um clima tão extremo. Abraços, Rael Schiffler

    em resposta a: Em busca da casa móvel #64605
    7Rael
    Participante
    GustavoN wrote:
    Carlos, o valor final desse inversor com transporte desde a China e imposto de importação no Brasil ficou em torno de (valor antigo e irrelevante com a mudança do dólar). Ed, essa fase que tu estás deve ser a mais difícil, pois dá bastante trabalho e a coisa não parece evoluir. Mas agora com as paredes indo pro lugar, a coisa toma forma e começa a andar mais rápido. Em seguida vais estar vendo móveis e eletrônicos também.

    Olá Gustavo, estou respondendo pela primeira vez a tua thread, pois comecei a ler tua jornada esse final de semana e ainda não cheguei ao fim. Provavelmente essa semana eu vá visitar uma montadora de trailers aqui no DF (o Capitão Dardo me fez desistir da ideia maluca de construir um motorhome num sedan e agora estou indo atrás de trailers) e por isso já comecei a planejar o meu. Sei que é inútil colocar valores aqui em reais nessa época de crise, mas tem como você nos dizer – se ainda lembrar, obviamente – quanto foi em dólares?? Só tenho a te agradecer pois tua luta é inspiradora para quem está seguindo os mesmos passos. Abraço fraterno, Rael Schiffler

    em resposta a: Apresentação Rael Schiffler #64485
    7Rael
    Participante

    Hahaha, excelentes dicas, Capitão. Minha única preocupação com os dois eixos são os famigerados pedágios :@

    em resposta a: Apresentação Rael Schiffler #64465
    7Rael
    Participante

    Nossa, Capitão, obrigado! Agora sim animei com o trailer. Vou mostrar mais tarde pra esposa, com certeza ela vai se animar também. Abraço e obrigado pela lembrança.

    em resposta a: Apresentação Rael Schiffler #64439
    7Rael
    Participante

    Boa noite, Edintruder. Penso que a modificação seria para motorcasa e não van ou picape.

    em resposta a: Apresentação Rael Schiffler #64421
    7Rael
    Participante
    Capt.A330 wrote:
    Buenas Rael! Tua ideia, embora a priori me pareceu não convencional, para exemplificar dalguma maneira, me faz pensar em quanto sou conservador, e reflito que necessito de mais abertura para o improvável, porem factível. Minha sincera opinião, avaliando o quanto você gosta do teu carro, e te entendo muito bem, pois eu amo de paixão meu Trailer, o Guanaquito, seria, então, comprar um Trailer pequeno, tipo o KG 330 ou Caravana, e rebocar com o magnifico Pallas. Terias um bom Trailer, e um bom rebocador, sem alterar nenhuma originalidade no Pallas, excepto um bom e reforçado engate. Tem o fato de que, ao chegar no lugar de acampamento, deixas o Trailer, e sais para passear por Ushuaia só de carro, sendo bem mais pratico e econômico…mas esta é só minha opinião. Um grande abraço, e sucesso na empreitada! Dardo.

    Capitão Dardo, a fama do Guanaquito o precede. Aliás, muito obrigado pela colaboração. Ao ler tua sugestão em relação ao trailer eu e minha esposa nos animamos bastante pela praticidade de ter a barca pra rodar e a casa para morar. Hoje recebi da Victória motor homes uma negativa em relação à alteração do C4. Creio que o trailer seja a melhor opção mesmo.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 13 do total)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: