Paranapiacaba

  1. _Brasil
  2. /
  3. São Paulo
  4. /
  5. Paranapiacaba
  6. /

Paranapiacaba

  1. _Brasil
  2. »
  3. São Paulo
  4. »
  5. Paranapiacaba
  6. »

Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo, no Brasil. Surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, companhia esta que operava a estrada de ferro que realizava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa.

“Paranapiacaba” originou-se do termo tupi paranapiacaba, que significa “lugar de onde se vê o mar”, através da junção de paranã (mar), epiak (ver) e aba (lugar).

A São Paulo Railway inaugurou sua linha férrea em 1º de janeiro de 1867. Ela, primeiramente, serviu como transporte de passageiros; também serviu como escoamento da produção de café da província paulista para o porto de Santos. Em 1874, foi inaugurada a Estação do Alto da Serra, que, mais tarde, seria denominada Paranapiacaba.
No ano de 1898, foi erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Esta estação tinha, como característica principal, o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destacava no meio da neblina muito comum naquela região.

Found 1 listing

 

MAIS CAMPINGS NESTA LOCALIDADE:

CAMPINGS SUGERIDOS NO BRASIL:

RECEBA NOTÍCIAS DO CAMPISMO: