Sao Miguel do Araguaia

ENCONTRE CAMPINGS NESTA CIDADE NO CAMPO ABAIXO:

Procurar em um raio de 100 quilômetros

município de São Miguel do Araguaia oferece através da Universidade Estadual de Goiás6 cursos universitários de Licenciatura Plena em Pedagogia e Letras.

A Praça Ovídio Martins é a principal praça de São Miguel do Araguaia, também chamada de Praça Central da cidade. A praça foi nomeada em homenagem à um dos três principais pioneiros da cidade: Ovídio Martins de Souza. A Praça Ouvídio Martins fica localizada entre a Avenida José Pereira do Nascimento e a Avenida Goiás, e entre a Rua Quatro e Rua Cinco, no Setor Centro.

O futebol de campo de São Miguel do Araguaia acontece através do Campeonato Municipal de Futebol de São Miguel do Araguaia que é realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Desporto e Lazer. A competição tem como campeãs mais recentes as equipes: Araguadiesel Esporte Clube (2006, 2007, 2008, 2009, 2011 e 2012), Barrolândia Esporte Clube (2010).

A região onde foi fundada a cidade de São Miguel do Araguaia começou a ser povoada em 1952, com a chegada de José Pereira do Nascimento, Lonzorick Belém e Ovídio Martins de Souza, que tinham como objetivo desenvolver projetos agropecuários. Na época o povoado era chamado pelos viajantes de "Povoado da Ponta da Linha", pois era ali o fim da estrada até o momento.

O mérito de fundador do município foi dado a José Pereira do Nascimento que ficou muito conhecido pela prática de curandeirismo e rituais espíritas. As primeiras casas de adobe e pau-a-pique foram construídas pelas pessoas que vinham em busca da cura para os males do corpo e do espírito às margens do Córrego São Miguel (Córrego da Balança), nome que oficialmente passa a denominar o Povoado.

As terras férteis banhadas pelo Rio Araguaia atraíram colonos de várias partes do país, principalmente de Minas Gerais, levando o estado a lotear as terras ainda sem donos na região. Isso resultou no aumento da produção agrícola e no desenvolvimento acelerado da região. Só em 14 de novembro de 1958, através da lei estadual de nº 2137, o povoado foi reconhecido pelo estado como município e denominado oficialmente São Miguel do Araguaia. O nome foi escolhido em louvor a São Miguel Arcanjo, e incorporando o nome do Rio Araguaia pela sua proximidade. O maior crescimento do município se deu entre 1960 a 1963, quando milhares de colonos de diversas regiões chegaram ao município, desbravando matas, formando extensas lavouras e pastagens, sendo que por um curto período o município foi conhecido como a capital do arroz no estado.

Cortado pelas rodovias BR 080 (sem pavimentação nenhuma até 2008), GO-164 e GO-244, o município de São Miguel do Araguaia está localizado a 483 quilômetros de Goiânia, a capital do Estado.

A BR 080, anteriormente denominada GO 244 no trecho que liga São Miguel do Araguaia até o povoado de Luiz Alves, passou a fazer parte da BR 080. Em 2009, esse novo trecho foi beneficiado com a pavimentação asfática.

Localizado às margens do Rio Araguaia, através do porto de Luiz Alves, com belíssimas e únicas paisagens naturais e magnificas praias fluviais, São Miguel do Araguaia é o ponto de acesso à Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo. São Miguel do Araguaia vive da agricultura, pecuária, turismo e comércio.