A Motor Trailer do Brasil é uma das mais conhecidas empresas do ramo de veículos de recreação do sudeste. Fabricando trailers, motor-homes, campers e outras unidades móveis. Comercializa semi-novos, realiza manutenções e reformas e oferece peças e acessórios. Possui uma área de CAMPING de apoio para receber campistas em pernoite. A área de mais de 2.000m² junto à fábrica, oferece pontos de água e luz 220V, iluminação, vigia noturno; e vestiários feminino e masculino individuais com ducha para banho.
A empresa também mantém uma associação beneficente desde 1997 – AMMA. Mantendo gratuitamente 400 crianças e adolescentes, funciona com sede no Sítio Nossa Aparecida, s/nº, a 1km da cidade de Pirassununga, com área de 80.000 m². Toda cercada de alambrado, possui 09 salas de aula110 m² cada, cozinha/refeitório profissionalizante com 320 m² escritório, sala odontológica e sala médica com 120 m², 01 casa contendo 03 suites, casa do caseiro, currais local para ordena coberto, pastos com divisórias, silo, galinheiro, pomar, área cercada de alambrado aproximadamente 10.000 m² para horta.
História: Fundada em Abril de 1972 como Brasbrit Indústria e Comércio de Trailer Ltda., a atual Motor Trailer já possuía tecnologia inglesa e fabricava vários modelos de trailers e motor-homes avançados para a época, como os famosos “Rosin Caravan”.
Em julho de 1979, a empresa passou a ser dirigida por Luiz Antonio Pinto Matheus, atual proprietário e presidente.
Em agosto do ano seguinte a razão social completa foi alterada para Motor Trailer do Brasil Ltda, iniciando uma nova política industrial e buscando sempre a mais alta qualidade dos produtos fabricados para satisfazer cada vez mais seus clientes.
Infra-estrutura e localização: Atualmente a empresa está instalada em uma área própria de 37.500 m² com 9.000 m² de área construída.
Localizada na Rodovia Anhanguera (SP-330), km 207, no município de Pirassununga, à 200km da capital (SP) e aproximadamente 100km do aeroporto de Viracopos (Campinas).
Linhas de produção e sistema de trabalho
A Motor Trailer do Brasil conta hoje com vários profissionais de diversos setores de trabalho: – Mecânica; – Marcenaria; – Pintura; – Costura; – Prensa; – Esquadrias; – Piso;
– Montagem; – Mecânica; – Elétrica; – Hidráulica.
Em toda sua infra-estrutura a Motor Trailer também possui: – Reformadora; – Estufa de pintura; – Marcenaria; – Mecânica; – Área de costura; – Refeitório e vestiário para seus colaboradores; – Loja de peças e acessórios especializada no setor; – Shopping do motor-home, com venda de veículos de recreação semi-novos; – Área de camping com pontos de água e luz e sanitários com box para banho masculino e feminino; – Circuito interno e externo de câmeras de segurança com monitoramento 24hs; – Vigia noturno.
PRODUTOS
A empresa produz diversos tipos de trailers e motor homes turísticos, montados em veículos automotores (como caminhões, ônibus, micro-ônibus, furgões, etc) e também reboques (como carretas, semi-reboques, etc) das mais diversas variedades, como: escritórios, postos de fiscalização, odontológicos, oftalmológicos, agências bancárias, lanchonetes e projetos especiais.
Características de produção
• Tecnologia de ponta, utilizando sofisticados processos em sua linha de produção;
• Carroceria com estrutura em alumínio, material que a torna muito mais leve e evita seu apodrecimento;
• Revestimento interno e externo feito com chapas de alumínio;
• Isolamento termo-acústico em poliuretano injetado, mais eficiente que o isopor.
• Teto inteiriço sem emendas;
• Chassi zincado à fogo (tratamento utilizado em plataformas de petróleo), dando total proteção contra maresia, evitando, assim, a ferrugem;
• Sistema de freio inercial a disco em todas as rodas, possibilitando maior segurança em suas viagens;
• Matéria prima de primeira qualidade.
A Motor Trailer foi fundada em Abril de 1972 como Brasbrit Indústria e Comércio de Trailer Ltda. Em julho de 1979, a empresa passou a ser dirigida por Luiz Antônio Pinto Matheus, atual proprietário e presidente da empresa. Em agosto do ano seguinte, a razão social completa da empresa foi alterada. Iniciava-se assim uma nova política industrial, buscando uma nova tecnologia na fabricação de trailers.
Sua produção engloba trailers e motor-homes em estruturas de alumínio, isolamentos em poliuretano injetado, fechamento do teto sem emendas, chassi zincado a fogo e sistema de freio inercial a disco.
CHASSIS: Em aço carbono 1020 dobrado a frio, montados sobre gabarito, soldados através do processo MIG, com sapatas de apoio, engate, bequilha de nivelamento regulável com roda, escada escamoteável, pára-choque traseiro, tratamento anti-oxidante totalmente zincado à fogo.
SUSPENSÃO: Sistema de barras de torção em aço forjado com estrias nas extremidades, presa através de buchas estriadas fixas a um braço (facão), independente nas rodas, amortecedores de dupla ação, eixo e pneus de 6 lonas, com roda esportiva branca.
FREIOS: Hidráulico à disco, sistema inercial em todas as rodas, alavanca de freio de estacionamento acoplada ao sistema hidráulico, dispositivo de desligamento do freio em manobras de ré.
ESTRUTURA: Montadas com perfis de ALUMÍNIO estrutural na liga 6063 têmpera T5, montados em gabaritos e presos através de cantoneiras de alumínio rebitadas, coladas e prensadas diretamente aos revestimentos internos e externos, dando a estrutura uma espessura de 25 mm. Após a prensagem, com equipamento hidráulico, esta estrutura será totalmente preenchida com espuma rígida de POLIURETAMO INJETADO na densidade mínima de aproximadamente 35Kg p/ m³, nas laterais, frente, traseira e teto. A espuma rígida de POLIURETANO INJETADO é expandida com gás R314a (agente não agressivo à camada de ozônio) atendendo as normas de preservação ambiental.
REVESTIMENTO EXTERNO: Alumínio pré-pintado à fogo (asacolor) na liga 1200 têmpera H14, na cor branca, espessura de 0,7 mm, com ondulação de reforço no sentido longitudenal, com espaçamento entre uma ondulação e outra de 35 mm e largura da ondulação de 15 mm, com faixas decorativas. Teto em alumínio inteririço sem emendas.
ACABAMENTO: As laterais, frente, traseira e teto são unidas (conectadas) umas as outras através de frisos de perfis de alumínio anodizado fosco e fixados através de parafusos auto atarrachantes zincados. Todas as uniões e junções são calafetadas com produto vedante flexível “Sikaflex” 221 (adesivo de um componente à base de poliuretano, de elasticidade permanente com cura acelerada que se polimeriza com a própria umidade do ar).
ISOLAMENTO: Isolamento termo-acústico com POLIURETANO INJETADO.