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CARRETA-BARRACA

Uma grande invenção e variação de barraca se dá neste tipo de veículo.  A necessidade de transportar uma barraca mais estruturada, pesada e repleta de acessórios, além dos inúmeros pertences de campismo que o turista coleciona em sua vida de aventuras, deu origem à um reboque que abriga tudo isso, além de uma completa barraca que se monta ao abrir da tampa. Apesar de dispensar um trabalho mais lento na hora de esticar as lonas externas, a montagem da barraca é instantânea. Por se tratar de um veículo reboque, você poderá ver mais detalhes em sua seção específica.

Desde a década de 1980 a carreta-barraca cruza as estradas brasileiras sendo rebocadas por carros de passeios e caminhonetes de todas as marcas, modelos e motorizações. Qualquer carro 1.0 pode tracionar tranquilamente a carreta que carrega embutida uma barraca familiar ampla e espaço para os demais pertences e acessórios campistas. A marca mais conhecida é da extinta Camping Star, mas várias marcas fabricam e comercializam o equipamento. A Carretas pesam em média 250kg (fora os demais acessórios) e utilizam pneus raios 12’’ ou 13’’. O funcionamento é simples. Ao abrir a tampa superior da Carreta-Barraca, já se pode ver como irá configurar a habitação nômade.

Há dois desenhos principais de carretas barraca. A do tipo “campingStar” abre sua tampa por completo apoiando-se ao chão via bagageiro. A articulação da tampa se dá pela traseira da carreta e a entrada e o salão frontal estão voltados para a lateral do reboque. O corpo da carreta e a tampa formam dois ambientes que podem servir de dormitórios ou, um deles, sala. O prolongamento frontal da barraca apoiada ao chão promove um grande espaço para montagem de cozinha, sala e outros. Sobre o engate, há uma pequena plataforma para sustentar um refrigerador pequeno ou freezer portátil.

ANTIGOS FABRICANTES:

A do tipo “Trabucar/CampingCar” possui duas tampas com articulações nas laterais do reboque e a entrada e o salão frontal estão voltados para a traseira da carreta. As duas tampas abertas estão apoiadas em hastes metálicas configurando duas camas de casal, uma de cada lado, servidas por um corredor central. Descendo o degrau da escada, dá-se no salão frontal onde pode ser montada a sala e a cozinha. Como opcional, podem ser montados dois dormitórios de solteiro logo abaixo das tampas que formam as camas de casal. Neste modelo ainda sobram dois armários debaixo da metade de cada uma das camas de casal, onde um deles poderá abrigar ainda uma geladeira.

É preciso ter em mente que certas desvantagens são presentes nesse tipo de equipamento. O ato de esticar todas as amarras leva bastante tempo, principalmente se for estendida uma grande lona sobre a barraca para a proteção da mesma, mas isto não será problema para o campista que não tem pressa de levar a vida. Este fato se torna um pouco trabalhoso quando se pensa em acampar cada dia em um lugar. Um ponto importante é o fato de o equipamento pagar 50% a mais do que um veículo do pedágio, assim como qualquer reboque ou trailer de um eixo.
As regras de trânsito para quem trafega com uma carreta-barraca são as mesmas de qualquer carreta do tipo semi-reboque.
Entre a agilidade e leveza das barracas comuns e as grandes dimensões dos trailers e motor homes, a Carreta-barraca certamente possui seu espaço dentro das inúmeras possibilidades que uma família campista pode possuir. Cabe ao campista avaliar a melhor alternativa para sua família.

Marcos Pivari

ACERVO CARRETAS-BARRACA

Carreta-Barraca Para Moto

Carreta-barraca Diferente…

Carreta-Barraca JEEP

Camping Star + Fusca 1969

Acampada no Sul de Carreta-Barraca