TRAILERS

O trailer nasceu da procura do luxo, praticidade na montagem do acampamento e na agilidade do transporte do conjunto habitável. É rebocável por um veículo tracionador que, em princípio, pode ser um simples carro de passeio. O trailer é um reboque. Uma habitação formada principalmente de dormitório, cozinha, sala e banheiro. É montado sobre uma plataforma metálica com um ou mais eixos próximos e habilitado a trafegar em ruas e estradas. É sempre rebocado e nunca possui motor propulsor próprio.

A barraca é definitivamente o ícone do acampamento. Com o tempo alguns campistas se acomodam e buscam mais luxo e facilidades. O trailer pode ser visto ilustrativa e fundamentalmente como uma barraca “já armada” com comodidades de uma casa, principalmente banheiro, com uma maior privacidade e proteção contra fatores climáticos. O veículo oferece: facilidade de uso, menores problemas e providências quanto a intempéries.
(TEXTO CONTINUA MAIS ABAIXO)

Trailer Perspectiva Interna - MaCamp

SOBRE O TRAILER:

KG - 330 - Tangara Folheto

O conjunto da plataforma, engate e o trailer forma um perfeito equilíbrio, podendo ser puxado por um carro ou veículo utilitário, dependendo do peso e dimensões. Estes vêm desde modelos pequenos com um só eixo, até os maiores com até três eixos. Antigamente, quando todos os carros de passeio possuíam tração traseira, era mais usual o transporte de trailers com veículos pequenos. Hoje em dia, como a situação é contrária, a maioria dos trailistas utiliza-se de caminhonetes para o transporte.

Os modelos básicos possuem geralmente mesa de refeições que vira cama e um pequeno banheiro com sanitário, pia e chuveiro com aquecimento a gás. Cozinha com fogão e geladeira. Armários e prateleiras permitem o armazenamento de itens pessoais. O trailer possui caixa d’água e bomba  alimentada por uma bateria própria que alimenta também as luzes e geladeira. Estacionado em algum camping, o trailer pode ser alimentado por água e luz diretamente.

O funcionamento interno se equivale aos dos motor homes e será detalhado mais adiante.

O trailer, assim como qualquer reboque, possui documentação própria e depende de renovação anual e pagamento de taxa de licenciamento. As contribuições de IPVA e seguro obrigatório não se aplicam aos reboques ou trailers, sendo de competência do veículo que estiver rebocando. Possui placa própria e sistema de luzes que deverão ser sincronizadas com o sistema elétrico do carro.

0

O trailer paga pedágio. Em geral cada eixo do trailer corresponde à metade do valor do tributo de um carro ou utilitário com rodagem simples. Também é correto salientar que o consumo de combustível será afetado pelo reboque.

FABRICANTES:

SERVIÇOS:

A estrutura de um trailer é basicamente igual em todos – em forma de “gaiola”, sendo variável o material aplicado. Os primeiros trailers possuíam toda a estrutura em madeira com vedação interna em chapas de madeira ou eucatex, preenchimento (recheio) de isopor para fazer o papel do isolamento térmico e, por último, o fechamento externo em chapas de alumínio. Os modelos mais modernos possuem os mesmos elementos, porém com alumínio ou aço no lugar das vigotas de madeira e outros materiais isolantes, como o poliuterano no lugar do isopor. Para o fechamento externo pode-se usar as mesmas chapas de alumínio ou então de fibra de vidro.

Atualmente a preocupação com o perigo de infiltração leva o fabricante a aplicar chapas cada vez mais “inteiriças”. Mas a tecnologia não para por aí. É possível substituir os três elementos básicos apresentados por estruturas únicas que fazem os papéis de rigidez, isolação e vedação, como os compósitos que já estão sendo aplicados em motor homes e campers.

CLIQUE AQUI PARA DICAS DE TRAILERS

OS CLÁSSICOS (MARCAS) :

Karmann Ghia

Turiscar (Antiga)

MARCAS ANTIGAS DE TRAILERS DO BRASIL (TODAS)

DICAS DE TRAILERS:

Peças Turiscar

Confira algumas peças dos trailers da geração antiga da Turiscar. Algumas delas ainda podem ser encontradas no mercado, mas  não é certo. Algumas...

Esgoto do RV

Uma das dúvidas mais comuns sobre motor homes é como funciona o sistema de esgoto sanitário. Assim como em uma casa comum, o motor...

Número do Chassi no Trailer KG

O número do chassi nos trailers Karmann Ghia está localizado na primeira travessa (frontal) onde se prende a sapata direita e também o suporte...

Níveis

Quem acampa de veículo de Recreação sabe: É preciso que o mesmo esteja bem nivelado para o correto funcionamento de tudo, principalmente geladeira, condicionadores...

TOMADAS DE ENGATES

Um equipamento de grande importância para Reboques/Carretas, trailers e automóveis (rebocáveis por cambão) é o conjunto macho-fêmea de tomadas elétricas. São elas que levam...

Esquema Conversor

Dicas nos Trailers Turiscar >> Esquema de Ligação de Conversor Transwatt 2500W e 5000W Turiscar

Parte Hidráulica do RV

O sistema hidráulico de um motor home ou trailer é composto de três sistemas básicos, onde em alguns veículos mais compactos um ou mais...

Rodas e Pneus

Uma dúvida recorrente sobre trailers é sobre Pneus e Rodas. Qual utilizar? Porque os pneus formam uma barriga tão grande nos trailers? A resposta...

Munheca do Engate

POR Matheus Silveira: Cansado de ficar fazendo pequenos reparos em pontos de ferrugem que apareciam na munheca de engate resolvi remover toda a pintura, então...

Slide Out – A Extensão do RV

Slide-Out é um recurso já muito utilizado nos EUA e que começou a ser fabricado no final dos anos 1990 no Brasil. Trata-se de módulo...

C.A.T CERTIFICADO DE ADEQUAÇÃO À LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

O FAMOSO CAT  - CERTIFICADO DE ADEQUAÇÃO À LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Não se pode mais legalizar um motor home sem um laudo do INMETRO.O laudo...

Antenas de RV’s

Apesar de muitos campistas desejarem "esquecer de tudo" nos momentos de folgas e viagens a televisão ainda é um acessório muito querido pela maioria....

0

ARTIGOS:

Trailer Conceito 3X

Pingo de Hilton Lopes