BARRACAS DE TETO

Mais conhecida como “barraca de teto” o equipamento desperta desejo e curiosidade de campistas e aventureiros. Seus maiores predicados estão na rapidez e praticidade na montagem, em estar sempre pronta para o uso no carro sem ocupar espaço útil interno e principalmente segurança em uma barraca montada distante do chão.

Muito difundida no universo aventureiro 4×4, também pode ser muito interessante no campismo familiar.

Grosso modo trata-se de uma “caixa” fixada ao bagageiro do carro, jipe ou caminhonete, que fica protegida por uma lona própria permitindo o deslocamento normal por ruas, estradas e trilhas. Ao chegar no local de repouso, retira-se a cobertura e com o auxílio da própria escada de acesso abre-se a barraca projetando-a para uma das laterais ou traseira do carro. A barraca já pronta para passar a noite, inclusive com o colchão já posicionado. O equipamento fica isolado do frio e umidade do solo, protegido de animais e outros perigos rasteiros, além de oferecer proteção contra chuvas e ventos. A barraca é fixada a um bagageiro não incluso, mas ao contrário do que parece, não é tão complicado como parece. A própria escada de acesso já serve de apoio à metade da barraca que está projetada no piso.

Como se trata de um equipamento “fixo”, permite o uso de lonas mais grossas e resistentes que oferecem mais conforto e proteção. Alguns acessórios até podem ser guardados e recolhidos junto com a barraca, como travesseiros e roupa de cama, por exemplo para resultar em um equipamento mais prático e “pronto” para o uso.

Há diferentes tamanhos e capacidades, variando de um casal até 6 pessoas. As dimensões serão sempre reduzidas à metade quando recolhida. As barracas podem ser instaladas a fim de abrirem tanto para a lateral do carro quanto para a traseira, podendo utilizar o porta-malas como cômodo de apoio. Nestes casos geralmente abre-se para a lateral as barracas de capacidades maiores ou nos veículos com menor largura, já que é neste sentido da abertura que a “caixa” possui sua menos dimensão. Já no caso de se abrir a barraca para a traseira do veículo, geralmente se aplica aos carros cuja porta da bagagem seja de abrir para o lado e não para cima.

A pergunta que fica é se a estrutura do carro aguenta. Segundo fabricantes, não se registra este problema. Lembre-se que deve ser considerado o peso da barraca quando o carro está em movimento, já que quando parado o peso corporal não será causador de nenhum acidente rodoviário. Outra dúvida recorrente é sobre o rack ou bagageiro. É preciso ter um rack. Tanto faz se transversal ou barras longitudinais. Na pior das hipóteses, caso as barras sejam muito limitadas, seja preciso instalar um rack transversal nelas. Indispensável dizer que sejam de qualidade e boa fixação.

TIPOS DE BARRACAS DE TETO

As barracas que vão no teto dos veículos podem ser de diversas configurações. É claro que cada uma possuirá seus subtipos e variantes, mas basicamente serão equipamentos que recolhidos não passarão de um volume de pouca altura sobre o teto do carro e que se abrirá para formar o abrigo para acampar e pernoitar.

TRADICIONAL

O modelo mais tradicional remonta a configuração das mais antigas barracas italianas dos anos 1960. Basicamente dois planos de assoalhos articulados com dobradiças que quando abertas também ativam o sistema de arcos da cobertura que se forma em “duas águas”. Ela é formada em “lonas” (Tecidos) em todo o seu corpo lateral e também no teto. Há portal, janelas e mosquiteiros e já guarda o colchão sempre dentro da barraca. Modelos mais incrementados contam com avanços, fechamentos e até anexos que aumentam o espaço útil interno. A escada é sempre fixa e é usada inclusive para auxiliar no movimento de abertura. Este tipo de barraca de teto tradicional projeta um espaço abrigado sob uma das metades que se abre para fora do carro. A posição da entrada pode variar de carro para carro. Inicialmente, pode-se escolher qualquer uma das laterais do mesmo. Veículos com portas traseiras que abrem de lado, também podem oferecer a opção de abrir a escada para a traseira, aproveitando o abrigo da barraca para formar um ambiente junto ao porta-malas. Há carros mais robustos, como a Defender por exemplo, que pode-se abrir a barraca sobre o capô e apoiar a escada nele.

HARD-TOP

Com um teto rígido, se configura como um corpo “fechado” e vedado como um bagageiro box. Feito em Fibra ou plástico, possui pistões hidráulicos que garantem uma abertura instantânea do teto que se projeta para cima. Paredes de lona impermeável abrigam portas e janelas com mosquiteiros. A escada que vai guardada no interior da barraca fechada, é pendurada e apoiada para o acesso. O colchão já fica posicionado dentro e a barraca ainda pode receber mais volumes e bagagens, já que conta com um espaço de sobra lá dentro quando recolhida. Neste caso é importante levar em consideração o peso final em que o bagageiro do carro pode suportar. Para este tipo de barraca pode-se apenas escolher a abertura da porta para uma das laterais.

SEMI POP-UP

Tem a mesma configuração da Hard Top quando recolhida, tendo sua abertura em apenas um lado formando um “triângulo”. Igualmente resistente com seu material rígido no teto, a porta pode variar de marca para marca. Algumas atrás e outras também nas laterais, estas mais vantajosas por abranger um número maior de carros.

Seja qual for o tipo ou configuração da barraca de teto, ela é uma opção das mais versáteis para um abrigo leve, incorporado ao carro, que garante conforto, segurança de estar distante do chão e ainda chegando a todos os lugares que seu veículo puder ir.

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