Publicidade:
 

Desde as últimas explosões de crescimento da cultura de caravanismo no Brasil, sentimos o aumento exponencial dos viajantes de trailers, motor homes e outros veículos preparados para acampar, mas também uma crescente ocorrência de paradas e estadas totalmente prejudiciais ao setor. Na busca de locais públicos e gratuitos, alguns viajantes acabam cometendo erros e comportamentos que geram consequências a todos os demais caravanistas. Confundindo um local de estacionamento público com uma “opção de acampamento”, diversas cidades têm tomado providências para afastar ou proibir a presença de motor homes. Por esta razão, em 2022 o MaCamp iniciou uma campanha de REGRAS DE BOAS CONDUTAS PARA RV’s EM ÁREAS PÚBLICAS com o intuito de educar e sensibilizar as pessoas de fazerem um uso correto dos locais. Anteriormente também fizemos uma reportagem ilustrando e exemplificando alguns maus exemplos que não devem ser cometidos.  —baixe nosso folheto em PDF—

Não esqueça de que seu RV é um simples “veículo” para o resto do mundo e por isso deve estar disposto em uma área de estacionamento como qualquer outro. Desta forma você estará respeitando o espaço e não incomodará ninguém.

Publicidade:

Lembre que aproveitar a área externa para atividades, deve-se sempre utilizar um local apropriado para isto e nem sempre uma área de estacionamento público é adequada. Portanto procure campings ou áreas apropriadas para aproveitar estas programações.

Uma ação bastante indesejável é o caravanista “se livrar” do seu lixo sem que leve o mesmo até um local apropriado. Se você não estiver preparado para levar sua sacola de resíduos até uma lixeira pública, mantenha-o dentro do seu veículo para que não agrida o ambiente que você está utilizando.

Uma das grandes dificuldades de autonomia em veículos de recreação é a água. Isto porque seus reservatórios são relativamente pequenos, já que cada litro de água significa mais um quilo de peso no carro. É comum que em estacionamentos e locais urbanos, existam torneiras de água para uso da limpeza pública ou comerciantes licenciados. Elas não devem ser utilizadas a menos que haja permissão. Lembre que o conforto de usar mais água também resulta em mais água servida em um local que usualmente não possui local de descarte e que acabará impactando no ambiente urbano.

Abrir toldo e montar gazebos, significa estender a sua área de ACAMPAMENTO. Como aquele local público não foi designado para isto, procure um camping caso deseje este complemento. Jamais abra avancês ou monte estruturas externas ao simples “veículo estacionado”.

Sabemos que o Slide-Out é um recurso muito bem vindo em um motor home, mas na grande maioria das vezes permite que seja utilizado mesmo fechado. Lembre-se também que veículos de recreação já são mais largos e que aquele recurso extra ocupa espaço não convencional e ainda pode surpreender motoristas levando até mesmo a colisões indesejadas. Se houver chance de abertura ou for imprescindível, projete o Slide sobre alguma área não transitável inclusive para pedestres. Jamais ocupe vaga contígua.

Nada mais desagradável para a população local, turistas ou moradores que ter um motor home em um estacionamento, praça ou mesmo vaga na rua com roupas penduradas para fora. Pior ainda se estiver lavando roupa com as tulhas abertas e estender cordas ou utilizar varais de chão. Lembre-se que você está apenas estacionado. Portanto, caso utilize lavadoras, sempre com a tulha fechada. Secar roupas, sempre dentro do veículo. Evite inclusive pendurar roupas para fora das janelas do motor home.

Se você está de passagem para visitar uma cidade e não deseja utilizar área externa para acampar, mas sim apenas ESTACIONAR para pernoitar, por que não utilizar o veículo para passeios e variar o local de pernoite? Aproveite a sua autonomia e independência para passar uma noite em cada local do destino. Caso permaneça no mesmo estacionamento, não custa nada mudar de vaga para não dar a impressão de que você está permanente ali.

Sabemos que muitos caravanistas não vivem sem as suas fontes de entretenimento via satélite. Nos dias de hoje também encontramos a internet Starlink, além das famosas antenas “sky”. Porém lembre-se de que montar antenas do lado de fora e ocupando espaço não é algo correto em um local público. Monte sempre sobre o teto limitando ao seu espaço sem que interfira no espaço urbano.

Alguns locais públicos oferecem água e/ou luz. Nestes casos, procure não atrapalhar o fluxo de pessoas com fios e mangueiras. No caso de uso de água ou luz privadas (cedidas por casas, por exemplo enquanto você está estacionado na rua), procure passar as conexões no alto para que não interfira na passagem e nem mesmo no aspecto urbano.

Um dos maiores motivos de revolta dos destinos turísticos é também um gesto muito mais comum e frequente do que pensamos. “Gatos” em luz elétrica são não somente indesejáveis como CRIME. Jamais ligue seu equipamento em postes, luminárias e NEM MESMO EM TOMADAS LOCAIS, já que elas são feitas para comerciantes licenciados, serviços de manutenção pública ou eventos da prefeitura. Faça uso de sua estrutura pessoal de autonomia ou procure apoios e campings que ofereçam eletricidade dentre seus serviços. Ligação Clandestina dá cadeia!

Jamais solte esgoto em locais públicos ou MESMO EM BUEIROS E BOCAS DE LOBO. Elas vão direto para rios, lagos e o mar, sendo destinados apenas para água pluvial (da chuva). O cheiro é sempre perceptível gerando incômodo aos moradores e má reputação de toda a classe caravanista.

Priorizar as claraboias e tetos solares é bom não só para o aspecto urbano como também para a sua privacidade. Desta forma ninguém lhe vê em seu espaço pessoal e nem nota que ali está sendo utilizado para algo a mais do que um simples estacionamento. Na necessidade, jamais abra janelas basculantes projetadas para as faixas de rolamento de ruas.

Se esta regra já vale para os campings, imagine para locais públicos. Seu som, ou televisão deve ser ouvido somente por você e por mais ninguém que esteja transitando ou permanecendo em áreas públicas. Respeite o próximo e evite que moradores e cidades tenham mais um motivo para nos querer longe.

Cadeiras, mesas, churrasqueiras e outros pertences são típicos de acampamentos, o que definitivamente não são compatíveis com locais urbanos e públicos. Utilize áreas de camping para poder aproveitar todos os prazeres que a natureza e seus equipamentos podem lhe oferecer fora de casa. Em estacionamentos e locais públicos, apenas estacione.

Ditados como “O Seu direito termina onde o do outro começa” ou “Não faça para os outros o que não gostaria que fizessem com você” nunca foram tão perfeitos quanto ao mundo caravanista. Pense se outras pessoas ocupassem áreas públicas, principalmente em frente da sua casa ou comércio, e se comportassem de maneira que não lhe agradasse. Não precisa ser um veículo de recreação. Pode imaginar uma ocupação social, comercial ou com objetos que não agradem ao seu gosto. Exercitar a EMPATIA é um ótimo caminho para se portar bem.

Nada mais desagradável do que alguém passar e tomar um susto com seu cachorro latindo da janela. Mantenha o seu PET dentro do veículo SEMPRE QUE VOCÊ ESTIVER NELE ao invés de mantê-lo preso lá fora e leve-o para passear quando sair. Jamais deixe o animalzinho dentro do carro enquanto você passeia ou está ausente. Para questões de higiene, obviamente mantenha a política de bons costumes: Recolha as fezes e mantenha tudo limpo.

Sabemos que a água servida não é esgoto e que nem sempre o RV possui reservatórios suficientes para toda a água utilizada nas pias e banho. Por não ser contaminante, pode ser absorvido pela terra e grama ou até mesmo despejada em bueiros, mas tome sempre cuidado para que ela não escorra e nem se acumule em pisos ou gramados. Quem passa por ali e não conhece, achará que é esgoto. Evite problemas e respeite o ambiente público em que se encontra.

—baixe nosso folheto em PDF—

Enfim, entenda a diferença em estar em um ambiente público e urbano e um camping selvagem. É óbvio que estando em um local de natureza e longe de outras pessoas, você poderá fazer um uso mais “folgado” do espaço, se restringindo a respeitar ao máximo a natureza e deixá-la como encontrou. Já em locais onde muito público transita, é preciso respeitar as regras de boas práticas e condutas. Assim teremos um caravanismo sempre CRESCENTE e BEM ACEITO.

 

 

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!