Recebemos um produto inédito aqui no Brasil. A RESFRI AR fez questão de nos enviar em primeira mão o seu mais recente lançamento em produtos dedicados aos veículos de recreação. Trata-se de uma geladeira 12V de 153 Litros bem diferente das comuns que vemos no mercado. Ela é do tipo “inverse“, que coloca o freezer embaixo e a geladeira (que é a mais utilizada no dia a dia) na altura dos braços. Além disso, a proporção de ambos tem tudo a ver com a cultura tropical, oferecendo espaço de sobra no freezer para carnes, comidas congeladas e aquelas bebidas que gostamos de gelar na última hora. Outra tecnologia ainda inédita nesta categoria é a função “frost-free“. Ela ainda conta com controles individuais digitais e prateleiras de vidro. Cereja do bolo? As portas abrem para o lado que você desejar, a cada abertura e não de forma permanente.
A INVERSE 153L PREMIUM: A geladeira foge do conceito de geladeira embarcada comum, com traços que não estamos acostumados na categoria. Os painéis de portas em vidro preto já ditam um estilo totalmente moderno à cozinha do trailer ou motor home. Ao abrir também é impossível de não “brincar” com a liberdade de abertura das portas do lado que quiser. Já lá dentro, a configuração da seção interna e prateleiras também inova. Não vemos nenhum painel gelado ao fundo e a iluminação superior atravessa as prateleiras de vidro transparente dando um ar de “geladeira de casa”. Freezer e geladeira possuem tamanhos totalmente compatíveis com o uso do brasileiro no veículo de recreação. A função “Frost-Free” também empolga. Realmente um produto que eleva o acessório embarcado a outro patamar.
UNBOXING: A geladeira nos foi entregue via transportadora muito bem embalada. Dentro da caixa grossa de papelão, muito isopor e uma película protetora nos painéis das portas que são de vidro temperado, onde nos dá o gostinho de revelá-los da forma mais pura possível. Dentro, além dos acessórios todos bem presos, acompanham na gaveta de legumes, o manual de instruções, a fonte conversora para opção de ligá-la no 110V e 220V e também aquele mimo da Resfri Ar através do prato, copo e talheres personalizados.
TROPICAL BEM “À BRASILEIRA”: Além dos predicados que iremos abordar aqui, muito nos agradou a proporção dos compartimentos “freezer” e “geladeira” dividindo os 153 Litros totais do aparelho. Isto porque os famosos freezers duplex acabam, em sua maioria, sendo pequenos. Muito suficientes até para levar os alimentos congelados, fôrmas de gelo e etc., porém acabam sendo insuficientes para colocar aquela caixa de cervejas de última hora, quando chegam aqueles amigos de surpresa para um churrasco. No caso da Resfri Ar ela possui capacidades muito interessantes, sendo um freezer muito amplo que tem tudo a ver com nossa cultura tropical. Já a geladeira, possui espaço suficiente e bem dimensionado para os refrigerados do dia a dia na viagem.
INVERSE: O que virou novidade há mais de dez anos na modalidade de geladeiras residenciais, finalmente chegou no mundo dos embarcados. Mais ainda nos trailers e motor homes que possuem corredores mais estreitos, o refrigerador fica muito mais prático na parte de cima ao alcance dos braços. Já o Freezer, que é aberto e acessado menos, fica na parte de baixo de forma inteligente.
ABERTURA DUAL SIDE: Além de ser muito raro nos dias de hoje a opção de inversão de portas das geladeiras, o que se faz importantíssimo no uso embarcado devido à abertura da porta bloquear totalmente a passagem interna do RV, este recurso geralmente é permanente. Quando disponível, deve ser alterado antes da instalação do aparelho e assim ficará durante todo o período de uso. A novidade presente nesta Resfri Ar de 153L está na liberdade de se abrir as portas do lado que se desejar a qualquer abertura. O sistema compreende uma trava da porta presente de ambos os lados. Já as dobradiças são dispostas através de pinos que fazem a função de pivô, além de trava. Assim, ao abrir do lado direito, o pino se comporta como “trava”, enquanto a porta é pivotante do lado esquerdo. Vice versa abrindo do outro lado, agora é o direito que se transforma na função (dobradiça). Para quem ficar curioso em tentar abrir ambos, não dá. Por segurança, quando uma trava é acionada, ela mesmo bloqueia a oposta para que não haja chance da porta sair por inteiro. Fechada a porta, tudo volta ao estado normal aguardando a próxima abertura cujo lado será livremente escolhido. No trailer, isto facilita muito, por exemplo na cozinha, a abertura se dará mais fácil de um lado, enquanto quando se vem do quarto para pegar uma água gelada, por exemplo, será mais fácil abrir do outro.
FONTE AC: Além da geladeira funcionar no 12Volts, o produto acompanha uma fonte conversora para que possa ser ligada em 220V e 110V da tomada aC. É a primeira vez que vimos uma geladeira vertical de motor home vindo com este acessório incluso. Ela é bem leve, compacta e possui uma ventoinha interna bem silenciosa.
FROST-FREE: O recurso já é velho conhecido nas geladeiras residenciais. O fato de termos congelador cheio de gelo grudado é coisa do passado agora também no veículo de recreação. Porém nós observamos algo bem mais valioso nesta configuração. A geladeira não tem mais aquele aspecto e características de aparelhos simples, com placas refrigeradas ao fundo e geração de umidade e escorrimento de água interna. Tudo funciona como nas geladeiras residenciais modernas, com saídas de fluxos de ventilação que dão, além do funcionamento mais efetivo, uma atmosfera mais moderna e confortável.
O REVIEW MaCamp: Como não temos atualmente um cenário para a instalação da geladeira em nossos equipamentos, fizemos um review diferente, aplicando o produto do lado externo do nosso motor home que está nos servindo de morada provisória. Já fazemos o uso de geladeira externa e assim a substituiremos pela 153L da Resfri Ar para utilizá-la. As demais características de instalação, citaremos mais adiante.
INSTALAÇÃO FÍSICA: A geladeira oferece pontos internos com pré-furos que poderão receber parafusos de fixação lateral na marcenaria. Estes parafusos, porcas e arruelas plásticas acompanham o kit de instalação que vêm junto do termo de garantia. As laterais serão perfuradas, mas somente quando forem embutidas e escondidas pela marcenaria. Lá também acompanham os tampões de acabamento, para que os parafusos não sejam percebidos após a instalação.
INSTALAÇÃO ELÉTRICA: Simples e objetiva é feita através do painel de terminais traseiro. São três conectores de muita qualidade com parafusos e chapa de prensa de fiação. Há conexões para os polos positivo (+) e negativo (-), além do terceiro dedicado ao aterramento que sim, não deve ser ligado ao chassi do veículo. Para organizar o chicote, existem dois encaixes na canopla plástica logo abaixo, que podem fixar a fiação e ainda um pequeno recorte, caso se deseje passar os fios por dentro e atrás da canopla, saindo na parte bem embaixo da traseira da geladeira. Também existem diversos pontos de fixação na base metálica da geladeira. Mesmo sendo preparada para uma instalação embarcada de forma embutida, ela também vem com toda a preparação para uso em casa, com roletes na parte traseira e pezinhos com regulagem de altura e nivelamento na frente.
MAQUINÁRIO: Todo o sistema de compressor e central eletrônica fica na parte traseira inferior. Nisso se inclui o sistema de condensação compacto que dispensa aquela grade traseira, concentrando tudo na pequena ventilação traseira. Nos motor homes e trailers, isto facilita muito no processo de instalação e projeto, já que se basta com a instalação de uma grade de ventilação externa logo atrás deste setor da geladeira. Quanto mais ventilação houver, maior será a economia de energia do aparelho, o que significa maior autonomia de baterias no carro. Portanto quando for possível, o uso de chaminé no teto e/ou uma outra grade de ventilação superior, garantirá um fluxo intenso de ar, eliminando o ar quente que é gerado na geladeira e admitindo ar frio para o seu arrefecimento.
COMPARTIMENTO DO REFRIGERADOR: São 93 Litros de capacidade em uma posição bastante ergonômica. É neste compartimento que fica o controle de temperaturas. Ele é dotado de duas prateleiras de vidro que deixa a iluminação de LED superior ser bem distribuída. A prateleira superior pode ser regulada em duas alturas. Ao fundo temos uma gaveta de legumes e frutas com profundidade total que facilita muito a organização. Na porta há duas prateleiras bem amplas para abrigar garrafas, potes e outros alimentos que facilitam demais o arranjo interno.
COMPARTIMENTO DO FREEZER: O compartimento inferior de 60 Litros garante espaço de sobra para os congelados e bebidas. Possui uma prateleira central que pode ser disposta em duas diferentes alturas, sendo uma bem no topo com disposição ideal para formas de gelo e uma intermediária que divide o espaço bem ao meio. Já a parte inferior do freezer possui uma grade frontal para abrigar de forma prática aqueles volumes disformes, como peças de carnes congeladas, por exemplo. Gelo acumulado ali não se vê, graças à função “Frost-Free” que, além de fazer o degelo automático, ainda facilita muito no processo de desligamento da geladeira no final da viagem, já que não será necessário aguardar todo o gelo acumulado derreter.
CONTROLE INDEPENDENTE: Em um painel de controle digital é possível regular a temperatura do freezer e da geladeira de modos independentes. Principalmente para veículos que podem demandar necessidade de economia de energia em algumas ocasiões, é imprescindível esta função. São três níveis que ambos os compartimentos possuem, sendo baixa, média e alta refrigeração. No caso do refrigerador, demos uma faixa de temperatura entre +2ºC a +10ºC e no freezer de -20ºC a -10ºC. Em uma situação, por exemplo, onde se está em um local sem energia externa e sem insolação suficiente para as placas solares, é possível regular a temperatura do freezer para o mínimo a fim de economizar ao máximo o consumo daquele compartimento. Já no refrigerador, será possível regular entre médio e baixo, dependendo dos alimentos e da frequência que a porta será aberta durante o dia.
NOSSA EXPERIÊNCIA: Nossa experiência de uso tem sido muito positiva. Uma sensação diferente de funcionamento de geladeiras embarcadas, já que tem uma configuração e fluxo interno de troca de calor diferente e bem mais parecida com as geladeiras residenciais modernas. A facilidade da escolha do sentido da abertura das portas a cada uso é sensacional e em pouco tempo já acostumamos a abri-la sempre pelo lado mais conveniente. O nível de refrigeração é muito bom, assim como o de congelamento. As portas também se mantiveram firmes e com ótimos encaixes nos fechamentos. A auto-trava é fundamental para o uso embarcado onde não é preciso se lembrar de fechar travas e tramelas antes de pegar a estrada.
CARACTERÍSTICAS: Volume de armazenamento total: 153 litros; Volume do Refrigerador: 93 litros; Volume do Congelador:60 litros; Cores: Externo preta, interno branca; Alimentação / Tensão : 12V (de 9,6VdC a 17VdC); Faixa de Temperatura do Congelador: de -20°C a -10°C; Faixa de Temperatura do Refrigerador: de 2°C a 10°C; Dimensões (A x L x P): 1315 X 497 X 637 mm; Peso Médio (Aprox.): 47 Kg; Potência: 48W; Garantia: 12 meses
PREÇO / ONDE COMPRAR: Na ocasião deste review o produto era vendido na LOJA RESFRIAR por R$ 8.341,03 + frete a vista no PIX. Já no valor cheio que, na ocasião deste review era de R$ 8.599,00 + frete, pode ser parcelado em até 10X no cartão de crédito.
REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela RESFRI AR que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos junto ao nosso Motor Home Turiscar Caribe no Estado do Rio de Janeiro.