Aterramento nos Trailers e Motor Homes
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Aterramento nos trailers e motor homes é muito comum misturar as estações. Chassi é lugar de aterrar a bateria, ou seja, o circuito 12V. Mas e o famoso “fio terra” presente no “terceiro pino” das tomadas dos aparelhos mais modernos? Será que devemos utilizar o chassi do RV para esta ligação? Melhor não! [Este artigo foi publicado a primeira vez  aqui em 21 de junho de 2018]

aterramento fio terra

Muito comum e até convencional, é termos o “aterramento” do negativo da bateria no chassi e partes metálicas do veículo. Isto ajuda inclusive a termos que distribuir menos fios pelo carro, onde o positivo leva a carga da bateria até o aparelho, e retorna ao polo negativo passando pelas partes metálicas do veículo. Em trailers e motor homes não é diferente. Lembrando que é sempre mais indicado o uso de aparelhos 12V para um uso mais racional e certeiro em qualquer lugar, outros equipamentos 110V e 220V sempre fazem parte do veículo de recreação. Eles quase sempre possuem o terceiro pino e nos veículos novos já imprescindível que já tenhamos esta fiação na rede interna. Mas onde ligá-la?

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choque no motor home

CHOQUE DO LADO DE FORA: Quem é campista das antigas com certeza já levou aquele “tranco” no ferro do toldo, na lataria ou na porta do trailer, certo? O cenário mais propício para isto acontecer é: Pés descalços, piso úmido, areia salgada da praia… (não necessariamente tudo junto, mas quando reunidos, potencializam a ocorrência). Isto não é culpa do sistema 12V e, ao contrário da “lenda urbana”, dificilmente é a tal “estática”. Com certeza descargas de aparelhos elétricos em Ac (corrente alternada) estão encostadas na parte metálica do trailer, exatamente o chassi. Lembre-se que veículos estão quase sempre muito bem isolados do solo, através dos 4 pneus grossos de borracha. Sapatas e apoios também estão cuidadosamente apoiados em tocos de madeira. Ao tocar numa parte metálica, principalmente estando descalço e em solo úmido e salgado, a pessoa será a principal PONTE de descarga. Um verdadeiro para-raios.

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MAIORES VILÕES: Dito acima, é hora de saber quais os maiores vilões da chamada “fuga de corrente”. Sim, na maioria dos casos, é uma fuga de corrente e acontece com maior frequência em três equipamentos muito comuns nos RV’s: Transformador, geladeira e ar-condicionado. Esses três aparelhos, não necessariamente precisam estar com seus “fios-terra” ligados no chassi para provocar a tal “fuga” e o famoso choque do lado de fora. Eles geralmente estão com seus motores ou carcaças encostadas nas partes metálicas do carro. Os transformadores, por serem pesados, geralmente são parafusados em locais de forte ancoragem e eles e os motores são os aparelhos que mais oferecem descargas  elétricas em suas carenagens. Portanto, comece sua investigação por eles e cuide para que todas as partes metálicas estejam isoladas do chassi do RV. Podem haver muitos outros aparelhos com descargas.

MAS E O TAL FIO TERRA? Pois é. O chamado “terceiro pino” só pode ter um destino. O aterramento direto na rede externa ou no piso. Portanto há duas formas principais de fazer a ligação deste. Ou via extensão externa, utilizando o aterramento da tomada do camping (o que geralmente não acontece ou existe) ou fazendo uma haste de aterramento TOTALMENTE INDEPENDENTE do chassi, diretamente no chão do camping.

haste de aterramento

E DURANTE A VIAGEM? Nem só isso. Muitas vezes não será possível esta ligação externa mesmo parado. Então o melhor caminho será manter este terceiro fio isolado e sem aterramento externo e nem interno. Pense que ele ligado no Chassi, continuará não tendo destino para a terra, podendo ainda interferir no seu circuito 12V de corrente contínua. Pense em toda aquela carga de sobra entrando no circuito também fechado e isolado dos equipamentos 12V e quais as interferências e avarias que poderiam causar para aparelhos, luzes, inversores e carregadores.

QUESTÕES TÉCNICAS E DIMENSIONAMENTO: Este artigo não visa informar ou dimensionar tecnicamente como deve ser um aterramento de um RV nem mesmo nos quesitos de solo que mudam a cada destino. Apenas busca alertar que não se deve ancorar este circuito no chassi do veículo, que possui o negativo nativo na bateria. Procure sempre um técnico especializado para efetuar suas instalações elétricas.

[Este artigo foi publicado a primeira vez  aqui em 21 de junho de 2018]

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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