Aterramento nos Trailers e Motor Homes
 

Aterramento nos trailers e motor homes é muito comum misturar as estações. Chassi é lugar de aterrar a bateria, ou seja, o circuito 12V. Mas e o famoso “fio terra” presente no “terceiro pino” das tomadas dos aparelhos mais modernos? Será que devemos utilizar o chassi do RV para esta ligação? Melhor não!

aterramento fio terraMuito comum e até convencional, é termos o “aterramento” do negativo da bateria no chassi e partes metálicas do veículo. Isto ajuda inclusive a termos que distribuir menos fios pelo carro, onde o positivo leva a carga da bateria até o aparelho, e retorna ao polo negativo passando pelas partes metálicas do veículo. Em trailers e motor homes não é diferente. Lembrando que é sempre mais indicado o uso de aparelhos 12V para um uso mais racional e certeiro em qualquer lugar, outros equipamentos 110V e 220V sempre fazem parte do veículo de recreação. Eles quase sempre possuem o terceiro pino e nos veículos novos já imprescindível que já tenhamos esta fiação na rede interna. Mas onde ligá-la?

choque no motor homeCHOQUE DO LADO DE FORA: Quem é campista das antigas com certeza já levou aquele “tranco” no ferro do toldo, na lataria ou na porta do trailer, certo? O cenário mais propício para isto acontecer é: Pés descalços, piso úmido, areia salgada da praia… (não necessariamente tudo junto, mas quando reunidos, potencializam a ocorrência). Isto não é culpa do sistema 12V e, ao contrário da “lenda urbana”, dificilmente é a tal “estática”. Com certeza descargas de aparelhos elétricos em Ac (corrente alternada) estão encostadas na parte metálica do trailer, exatamente o chassi. Lembre-se que veículos estão quase sempre muito bem isolados do solo, através dos 4 pneus grossos de borracha. Sapatas e apoios também estão cuidadosamente apoiados em tocos de madeira. Ao tocar numa parte metálica, principalmente estando descalço e em solo úmido e salgado, a pessoa será a principal PONTE de descarga. Um verdadeiro para-raios.

MAIORES VILÕES: Dito acima, é hora de saber quais os maiores vilões da chamada “fura de corrente”. Sim, na maioria dos casos, é uma fuga de corrente e acontece com maior frequência em três equipamentos muito comuns nos RV’s: Transformador, geladeira e ar-condicionado. Esses três aparelhos, não necessariamente precisam estar com seus “fios-terra” ligados no chassi para provocar a tal “fuga” e o famoso choque do lado de fora. Eles geralmente estão com seus motores ou carcaças encostadas no chassi. Os transformadores, por serem pesados, geralmente são parafusados em locais de forte ancoragem e eles e os motores são os aparelhos que mais oferecem descargas  elétricas em suas carenagens. Portanto, comece sua investigação por eles e cuide para que todas as partes metálicas estejam isoladas do chassi do RV. Podem haver muitos outros aparelhos com descargas.

haste de aterramentoMAS E O TAL FIO TERRA? Pois é. O chamado “terceiro pino” só pode ter um destino. O aterramento direto na rede externa ou no piso. Portanto há duas formas principais de fazer a ligação deste. Ou via extensão externa, utilizando o aterramento da tomada do camping (o que geralmente não acontece ou existe) ou fazendo uma haste de aterramento TOTALMENTE INDEPENDENTE do chassi, diretamente no chão do camping.

E DURANTE A VIAGEM? Nem só isso. Muitas vezes não será possível esta ligação externa mesmo parado. Então o melhor caminho será manter este terceiro fio isolado e sem aterramento externo e nem interno. Pense que ele ligado no Chassi, continuará não tendo destino para a terra, podendo ainda interferir no seu circuito 12V de corrente contínua. Pense em toda aquela carga de sobra entrando no circuito também fechado e isolado dos equipamentos 12V e quais as interferências e avarias que poderiam causar para aparelhos, luzes, inversores e carregadores.

QUESTÕES TÉCNICAS E DIMENSIONAMENTO: Este artigo não visa informar ou dimensionar tecnicamente como deve ser um aterramento de um RV nem mesmo nos quesitos de solo que mudam a cada destino. Apenas busca alertar que não se deve ancorar este circuito no chassi do veículo, que possui o negativo nativo na bateria. Procure sempre um técnico especializado para efetuar suas instalações elétricas.

 

 

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CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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