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Para quem viaja acampando em veículos de recreação sabe que são dois os elementos básicos necessários para o bom funcionamento do dia a dia. Água e energia elétrica. A primeira quase não é problema em nosso País tropical, podendo ser abastecida em qualquer posto de combustível ou mesmo cedida em diversas residências ou pontos comerciais geralmente sem qualquer custo. Mesmo na natureza, não são poucas as nascentes e rios que nos garantem o abastecimento da caixa para banho e pias de cozinha e banheiro. A energia elétrica também conta com um constante avanço na captação solar e acumulação nas baterias, mas ainda insuficiente para tocar muitos aparelhos de maior nível de consumo, como eletrodomésticos de resistência, ferramentas a motor, geladeiras e principalmente aparelhos de ar condicionado. Em locais remotos onde a rede de energia não chega, a melhor solução será um bom gerador.

Cada vez mais modernos, os geradores oferecem energia cada vez mais limpa e estabilizada. Mas não é só este produto final que tem sido buscado nesta categoria de aparelho. Principalmente para quem viaja ou trabalha a bordo, o tamanho do equipamento e o ruído que ele produz conta muito para o conforto do seu uso. Contemplar a natureza e ter momentos de descanso e tranquilidade não combinam com um aparelho barulhento. Já para quem viaja a bordo de um trailer ou motor home busca constantemente conforto em espaços cada vez mais compactos, o que demanda equipamentos de tamanho também reduzido.

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Dentro destas necessidades, a Honda desenvolveu uma linha de geradores que busca estas três principais características: Tamanho compacto, baixo ruído e energia limpa e estabilizada. Especialmente o modelo EU22i garante potência suficiente para uma casa sobre rodas com 1.800W (2.200W de pico) em um sistema Inverter que já garante energia de alta qualidade regulada pelo sistema Eco-Throttle que controla a aceleração do motor de acordo com a demanda. Isto garante economia de combustível, já que o motor não fica acelerado quando não há consumo de energia, além de manter a saída livre de oscilações. Além da saída 220V em corrente alternada, possui saída 12V para carregar a bateria do veículo ou da casa. O baixo ruído sequer faz lembrar que está funcionando um motor a gasolina de 4 tempos de 121 cilindradas. Para motor homes ou mesmo pessoas mais exigentes que precisam de mais potência, o EU22i também faz bonito. Ele pode ser conectado em paralelo a outro gerador igual (ou de modelo  EU20i) para entregar até 4.400W de potência.

O DESAFIO: Para provar a eficiência do gerador no cenário caravanista, acompanhamos o desafio proposto pela Honda convidando o casal Ale & Duda do projeto @getoutsidebr que está na estrada há quase dois anos após transformar uma van em motor home. Toparam fazer uma reforma na casa móvel pela influenciadora de decoração e DIY @maddumagalhaes para dar aquela repaginada no motorhome em local inóspito e bem longe da rede de distribuição elétrica. Para aumentar a dificuldade para além dos usos corriqueiros da casa móvel, usaram ferramentas e máquinas mais potentes. Apenas o EU22i servirá de fonte de energia para este feito.

O LOCAL: O distrito de Paranapiacaba, fundado no século XIX pertence ao município de Santo André, mas além de distante, está encravado no coração da Serra do Mar em meio à mata atlântica preservada. Ali o local isolado e sem energia elétrica representa bem o que um viajante busca em uma casa móvel. Além dos equipamentos básicos do motor home foram utilizadas ferramentas para a reforma que já demandam mais potência, como soprador térmico, cola quente, furadeira, lixadeira, dentre outros. O RESULTADO? Aí é o video abaixo que poderá passar exatamente o que a força do gerador da Honda foi capaz na transformação.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS: O Gerador monofásico oferece energia em corrente alternada 220V em 60Hz com potência nominal de 1.800W e pico de 2.200W (8,2A) e em corrente contínua em 12V em 8,3A. De partida manual o motor de 121cc de 4 tempos OHC monocilíndro funciona a gasolina comum com tanque interno de 3,6L de capacidade em um consumo médio de 1,4L por hora. O nível de ruído é de LWA 90 dB e possui cárter de óleo separado com 440ml que dispensa a necessidade de mistura no combustível e ainda indicando alerta.

VANTAGEM DE TER UM HONDA: Apoio técnico é fundamental e contar com uma marca forte, conhecida e presente em milhares de pontos pelo Brasil é certamente uma vantagem e uma segurança extra. Concessionárias Honda estão presentes em muitas cidades brasileiras, além confiabilidade e conhecimento de muitos técnicos do setor. https://www.honda.com.br/concessionarias

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

1 COMENTÁRIO

  1. Pergunta: posso utilizar esse gerador em uma lancha de 33 pés com banco de 4 baterias (total 740A)?
    Minha intenção é carregar as baterias quando a lancha estiver parada em local sem cabo de ligação elétrica e usar eletrodomésticos (secador de cabelo, liquidificador, ventilador, etc.).
    O balanço eventual da lancha pode afetar o funcionamento?
    A maresia diminuirá significativamente a vida útil do equipamento?
    O barulho é suportável?

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