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Que a bateria de Lítio possui enormes vantagens e representa uma grande evolução principalmente para quem possui veículo de recreação é fato. Porém a escolha de uma marca e modelo ainda pode ser uma grande dúvida por parte de inúmeros consumidores, já que o equipamento é sempre importado. O investimento ainda alto demanda confiança. A TECHNOMASTER, fabricante com 29 anos e muito conhecida no mercado caravanista por seus equipamentos elétricos, aposta em sua credibilidade e garantia (de 3 anos) para oferecer ao público mais exigente a segurança esperada. A empresa fez questão de nos enviar seu modelo de 150Ah para review.

AS BATERIAS DE LÍTIO: Muito chamada de “LIFE-PO4”, dá até uma impressão de vermos o termo “life” na denominação. Na verdade são as siglas dos elementos químicos Li (Lítio), Fe (Ferro) e PO4 (Fosfato). Portanto, composta de fosfato de ferro e lítio, vem caracterizar uma das mais seguras composições baseadas no lítio. Para completar o ciclo de materiais da bateria, temos os elementos como o Grafite e os sais de lítio dissolvidos em solventes orgânicos. Na maioria das vezes as baterias são compostas pelas chamadas “células”  encapsuladas de 3,2Volts que são associadas em série para resultar na tensão desejada. Apesar da tecnologia ser muito superior no quesito “vida útil”, é necessário que se tenha muito cuidado com o controle das cargas destas células e por isso é muito comum o uso de um circuito processado que monitore e controle todo o processo de carga e descarga deste conjunto – O BMS. Em comparação com as baterias de chumbo-ácido, as LiFePO4 ganham nos quesitos “durabilidade”, “profundidade de descarga”, “Velocidade de carga” e “peso”. Atualmente, perdem apenas para a antiga rival no quesito “custo”, o que pode já ser hoje relativizado diante de sua durabilidade e capacidade nominal.

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BATERIAS DE CHUMBO-ÁCIDO: Até “ontem” as opções para uso em veículos de recreação eram as baterias tradicionais de chumbo-ácido. O máximo de escolha que tínhamos era entre a padrão “veicular” e as “estacionárias”, mas ambas com poucas diferenças em performance, mas com grandes características desvantajosas. A primeira é o peso. Uma bateria de 150Ah estacionária por exemplo pesa 44 quilos, além de suas dimensões grandes. Outra questão é a chamada profundidade de descarga, que na prática, se quisermos uma bateria que tenha uma durabilidade maior de vida útil, não devemos utilizar mais do que 1/5 da sua capacidade. Isto quer dizer que uma bateria de 105Ah de chumbo-ácido na verdade nos serve de apenas de 30Ah. Como isto é praticamente impossível no uso embarcado, a descarga profunda provoca mais uma das desvantagens da tecnologia que é a perda de durabilidade. Nossa última bateria estacionária não passou de 2,5 ano de uso e já “morreu”. Além das descargas profundas durante os pernoites nas estradas, também passa períodos de ociosidade, que mesmo sendo guardada carregada, sofre com esta causa e outras como excesso de frio, calor e etc. A única vantagem que este tipo de bateria possui sobre as de lítio é mesmo o preço.

SOBRE A TECHNOMASTER: A empresa possui 29 anos de mercado e, para muitos caravanistas, já está na memória afetiva, antiga ou de infância. Ficou conhecida por seus “conversores” que equipavam (e equipam até hoje) trailers e motor homes. O que antigamente se restringia a transformadores de energia aliados a carregadores de bateria, evoluíram com a tecnologia ganhando outras funções e também aparelhos ou combos como inversor e estabilizador. O convite de uma renomada montadora para participar de um projeto que aprimorasse a qualidade de energia dos seus veículos foi um incentivo histórico que mantém as engrenagens da empresa na busca por aperfeiçoamento e inovação. Hoje engloba também a indústria Naval e de Energia Solar.

TROCA 105(21Ah) X 150(120Ah): O modelo de 150Ah da TECHNOMASTER, tem uma relação bem interessante com um dos modelos mais utilizados de bateria estacionária em trailers e motor homes. Com praticamente as mesmas dimensões da Chumbo-ácido de 105Ah, mas pouco mais da metade do peso, é possível aumentar quase que 6X a capacidade técnica e recomendada de descarga com a de lítio. Enquanto na Master Batery de Lítio se pode descarregar com segurança 80%, ou seja, 120Ah, na chumbo ácido deve-se limitar a apenas 21Ah para que ela possa atingir a sua mais longa vida útil. Além destas comparações, a vida útil em anos do Lítio é quase o dobro.

UNBOXING: A bateria chegou por transportadora, enviada pela TECHNOMASTER, em uma embalagem muito segura como exige este tipo de equipamento. A caixa de papelão abriga uma espuma densa e espessa que acomoda o equipamento isolado das paredes da caixa. Dotada de uma película protetora no painel superior, também já acompanha os parafusos dos polos que são embutidos e bem identificados nas cores do positivo e negativo. Já vem com uma alça de transporte que pode ser facilmente retirada. Apesar de todos os seus predicados, o que mais ressalta aos olhos é mesmo a sua etiqueta que leva um nome de empresa brasileira de renome.

 

INSTALAÇÃO: Na ocasião do recebimento da bateria, também foram enviados outros equipamentos da TECHNOMASTER que serão pauta para outros reviews aqui. Porém fizemos questão de testá-la primeiramente com um carregador comum de outra marca, que já equipava nosso trailer, para podermos experimentar todas as possibilidades antes de instalar o conversor 3×1 e também o Gerenciador de Carga DC-DC. A primeira e prazerosa tarefa foi abrir o baú elétrico do trailer e retirar definitivamente a velha bateria de chumbo ácido. Para variar, nossa experiência com ela foi bem insatisfatória. Certa vez deixamos por descuido a mesma zerar a carga, o que não só prejudicou a sua capacidade como também sua vida útil.

A anterior era de  105Ah com 33cm de comprimento por 17,2 de largura e 24cm de altura. A nova de Lítio da TECHNOMASTER possui dimensões até menores (porém quase iguais), mesmo tendo 50% mais capacidade nominal e, é claro que muito mais na prática. Foi fácil de acomodar os 32,6 cm de comprimento, os 17,3 cm de largura e os 21,5/22,5 cm de altura.

Fizemos a fixação no assoalho de madeira do trailer através de fitas perfuradas de aço, com a proteção de uma fita emborrachada que não fazemos ideia da origem, mas que encaixou perfeitamente nela. Ali a sensação de alívio também fica por conta da diferença de peso entre a bateria antiga e a nova. Além de aumentar muito a capacidade real do conjunto elétrico, o peso aliviado foi de 10kg (26kg da chumbo-ácido X 16kg da Lítio).

Para a conexão dos cabos, fizemos a troca dos chicotes, principalmente de carga da bateria, já que agora esta nova tecnologia permite uma injeção de muito mais amperes do que a anterior que não poderia ultrapassar 20%, além da descarga que pode chegar a 100%. Colocamos cabos de 35mm² também porque pretendemos equipar o trailer com inversor da TECHNOMASTER (futuro review) e para isto é importantíssimo que se tenha boa bitola e pouca distância entre os equipamentos. Os cabos foram devidamente equipados com terminais de olhais. Assim ficou fácil de fixá-los nos terminais de rosca M8 da bateria com os parafusos sextavados. Para o polo negativo, mantivemos o cabo de 10mm² ancorado no chassi do trailer, mas adicionamos mais um de 35mm² para seguir até o inversor/carregador.

PRIMEIRAS CARGAS: Os primeiros testes foram feitos com o nosso carregador inteligente, uma fonte automotiva, que possui regulagem da voltagem da saída. Assim pudemos ajustar os 14,2V pedidos no manual da TECHNOMASTER. Mesmo que não tivesse a regulagem, os limites máximo e mínimo da tensão da carga podem estar entre 14,4V (comum dos carregadores) e 14,0V. Dava prazer em ver os (ajustado o limite no carregador) 75Ah entrando na bateria, que representam um limite importante para recargas que necessitam ser rápidas, principalmente em paradas breves na estrada ou mesmo recargas a partir de geradores ou em períodos de retorno de energia onde se falta demais. Significa que em menos de duas horas a bateria estará 100% carregada.

PROFUNDIDADE DE DESCARGA: Engana-se quem pensa que as baterias de lítio podem ser descarregadas 100% sem perder vida útil. Ocorre que nesta nova tecnologia esta descarga é muito maior do que as velhas chumbo-ácidos. As LiFePO4 podem contar com uma descarga segura de até 80% de sua capacidade sem prejudicar seus cerca de 10 anos de vida útil (ou 8.000 ciclos segundo especificação da TECHNOMASTER), contra os 20% das estacionárias antigas que possuíam de 3 a 5 anos de vida útil quando preservadas. Além disso, podem suportar 100% de descarga em algumas ocasiões especiais. Desta forma, podemos considerar que, ao substituir uma chubo-ácido por uma bateria de lítio, estamos quadruplicando a capacidade útil do banco de baterias, claro que considerando suas faixas seguras de descargas e não suas reais e totais capacidades. A grande vantagem das baterias de lítio com BMS é que ele corta a saída quando atingir aquela marca de segurança, ao contrário das de chumbo-ácido que, sob um descuido, podem ser drenadas até acabar e danificar (o que aconteceu conosco).

USANDO: Nosso teste prático, após as primeiras experiências, foi em nossa ida para a Expo Motorhome 2024. Ali já pudemos ter o prazer de se ter uma bateria de lítio. Isto porque os pernoites desplugados são mais abastados em termos de uso elétrico e, principalmente, a voltagem da bateria não cai tanto como nas de chumbo-ácido. Além do uso menos preocupado  de luzes, bombas d’água e eletrônicos, pudemos deixar a geladeira ajustada no máximo, o que não fazíamos nos pernoites “off-grid” com a velha bateria. Além do cenário mais comum em relação à bateria como era usada antes, durante a viagem já pudemos fazer uso dos outros equipamentos que serão pautas de reviews aqui. Então finalmente pudemos fazer uso do nosso ar condicionado split de compressor rotativo (mais antigo) através do inversor. Durante algumas paradas para almoço e descanso sob o sol, pudemos contar com o trailer fresquinho durante os 60 a 120 minutos sem descarregar substancialmente a bateria que seria recarregada no decorrer da viagem através do GCA.

PRESENÇA DE BMS: A MASTER BATTERY TECHNOMASTER já vem equipada com um BMS interno. O sistema de gerenciamento de bateria é responsável por administrar diversos quesitos de carga e descarga, além de gerenciar questões internas da bateria. A marca cita “mais de 20 camadas de proteção”. Além de controle de sobrecarga, possui corte de carga em baixas temperaturas (o que é prejudicial no Lítio), além de muitas outras como curto-circuito e sobredescarga. Além dos quesitos de controle do BMS, o que está na Master Battery possui resistência à umidade, poeira e spray salino, o que dá protagonismo na aplicação náutica. Uma característica extra que vai muito bem no trailer e motor home. Para a conexão com outros dispositivos de monitoramento e também para acesso a programações da Technomaster, a bateria possui porta RS485.

CONCLUSÃO: Ficamos amplamente satisfeitos com esta nova aplicação, não só pelos benefícios que o Lítio proporciona para nosso novo sistema elétrico do trailer, mas também pela credibilidade que está por trás daquela marca impressa na bateria e nos demais equipamentos. Futuramente publicaremos reviews dos demais aparelhos e equipamentos da TECHNOMASTER. Falamos sem medo de exagerar que, “A vida a bordo é outra com o Lítio”.

CARACTERÍSTICAS: DADOS DO EQUIPAMENTO MODELO; Tensão Nominal (Vcc) 12.8 V; Capacidade Nominal (Ah) 150; Resistência Interna (mΩ) ≥ 20; Auto Descarga ≤ 3% por mês à 25°C; Tensão de Carga (V) 14,2V ± 0,2 28,8 ± 0,2; Corrente Carga (C*) 0,1 – 0,2; Máxima Corrente de Carga (C*) 0,5; Temperatura de Carga (°C) 0 a 45; Temperatura de Descarga (°C) -20 a 60; Temperatura de Armazenamento (°C) 15 ~ 35; Grau de Proteção IP55; Célula & Método LFE 3,2V 4S 8S; Material do Alojamento ABS; Rosca dos Terminais M8; Proteção de sobre corrente (C*) 2,5; Peso Bruto (kg) 16kg; Dimensões (A X L X P) (cm) 32,6 x 17,4 x 22,0; [*C = Capacidade da bateria, 1C significa que a corrente é numericamente igual à; capacidade da bateria.]

PREÇO e ONDE COMPRAR: No site oficial da Technomaster, através de vendas próprias. Na data da publicação deste review, o valor da bateria de 150Ah/12V era de R$ 8.179,50 + Frete.

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela TECHNOMASTER que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos em nosso TRAILER modelo Karmann Ghia 330, com instalação no Estado do Rio de Janeiro e em viagem para o Paraná.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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