Após equiparmos nosso trailer com a última geração de baterias (Lítio-Technomaster) e conquistarmos uma autonomia bem maior e confortável da casa, é hora de pensar em todas as melhores opções de carregamento do acumulador. Há anos atrás, fomos os primeiros no ramo a aplicar o uso de inversor no carro para alimentar, durante a viagem, o trailer no 220V. Desta maneira, o carregador inteligente poderia manter a carga da bateria de forma saudável. Agora é a hora de testar um aparelho que fará esta mesma função, sem a necessidade de aplicar um inversor e nem um equipamento no carro. Através da mesma tomada 12V que temos para alimentar a casa pela pelo alternador do carro, agora ligaremos o GERENCIADOR DE CARGA AUTOMÁTICO DC-DC da TECHNOMASTER. A empresa fez questão de nos enviar seu modelo de 60A para review.
AS BATERIAS: Tanto faz se é de lítio ou de chumbo ácido. A verdade é que o ideal é sempre mantê-las totalmente carregadas, já que a qualquer momento da aventura podemos estar desplugados. Mesmo com carga solar, o consumo 12V de um trailer ou motor home é sempre grande, principalmente pela presença da geladeira. É sempre importante ela seguir ligada na viagem.
CARGA PELO ALTERNADOR: Desde os “primórdios”, a solução de alimentação do trailer e a carga da bateria através do motor do carro, sempre foi a ligação direta entre o alternador e a bateria da casa. Ocorre que interligar duas baterias (a do carro e da casa) já não é uma prática muito saudável para ambas, além de existir a necessidade de isolar a estacionária no momento da partida do motor. Além disso, puxar um cabo longo do carro até a bateria do trailer, certamente deixará a voltagem final vem mais desfavorável. O uso de isoladores e diodos fizeram parte desta saga da melhoria do sistema que hoje pode ser considerado “coisa do passado”.
SOBRE A TECHNOMASTER: A empresa possui 29 anos de mercado e, para muitos caravanistas, já está na memória afetiva, antiga ou de infância. Ficou conhecida por seus “conversores” que equipavam (e equipam até hoje) trailers e motor homes. O que antigamente se restringia a transformadores de energia aliados a carregadores de bateria, evoluíram com a tecnologia ganhando outras funções e também aparelhos ou combos como inversor e estabilizador. O convite de uma renomada montadora para participar de um projeto que aprimorasse a qualidade de energia dos seus veículos foi um incentivo histórico que mantém as engrenagens da empresa na busca por aperfeiçoamento e inovação. Hoje engloba também a indústria Naval e de Energia Solar.
ALIMENTAÇÃO 12V NO ENGATE: Temos há muitos anos em nosso engate, uma segunda tomada além da tradicional que sincroniza as luzes de trânsito do veículo. A tomada padrão “Steck” é, no nosso caso, alimentada por três cabos positivos do 12V que vem da bateria/alternador. Inicialmente, sempre fizemos uso dela para alimentar os equipamentos do trailer que são todos 12V, incluindo a geladeira. Desde o tempo que a geladeira era a gás (amônia), ela já possuía uma resistência 12V que mantinha o refrigerador ligado durante a viagem em segurança. Além dela, luzes, bombas de águe e demais equipamentos podiam ser alimentados pelo 12V do carro enquanto a bateria estacionária permanecia isolada e carregada. um disjuntor existia para nos dar a possibilidade de recarregar a bateria do trailer através do alternador, o que ocorreu poucas vezes. Sempre evitamos, pois tínhamos a sensação de que ela não se carregava de forma correta.
O GERENCIADOR DC-DC: O equipamento na realidade é algo bem simples de entender, apesar da complexidade interna de micro processamento. Ele pega o 12V que vem do alternador do carro (na verdade na casa dos 13V a 14V) e destina de forma unilateral, a energia na voltagem certa para carregar a bateria da casa. Mais do que isso, ele faz a função do carregador inteligente (geralmente AC-DC) mantendo etapas de diferentes voltagens e amperagens a fim de recarregar a bateria do início ao fim, até chegar a etapa de flutuação.
UNBOXING: O Gerenciador chegou junto dos outros produtos por transportadora, enviada pela TECHNOMASTER, em embalagem segura. A caixa de papelão com ilustrações inspiradoras abrigava o aparelho juntamente com o seu manual de instruções. Apesar de ter dimensões bem pequenas para um carregador de baterias desta potência, demonstra robustez diante do seu peso e do dissipador de calor. A cor azul marca a personalidade da nova geração da fabricante. Bornes parrudos e conectores surpreendem para quem achava que eram simples “duas entradas e duas saídas”.
INSTALAÇÃO: Na ocasião do recebimento do Gerenciador, também foram enviados outros equipamentos da TECHNOMASTER que foram e serão pauta para outros reviews aqui. A instalação foi simples e facilitada pelo fato de já termos aquela ligação prévia da energia vinda do engate para alimentação do trailer. Foi apenas necessário desconectar o fio do disjuntor que conectava ao sistema 12 da casa e dar entrada no GCA. Outro cabo do sistema negativo do trailer foi destinado para a entrada específica. Já nas saídas, fizemos a conexão direta para a bateria, que no caso é a Lítio-Technomaster que já fizemos review por aqui. Através dos furos de fixação na base do aparelho, prendemos no baú de elétrica com parafusos. Estava pronto pro uso.
PRIMEIRAS CARGAS: Os primeiros testes foram feitos de forma diferente, dada a curiosidade antes de conseguir posicionar o carro ligado na tomada do engate. Com uma fonte automotiva, que possui regulagem da voltagem da saída, ajustamos os 14,4V que saem do alternador dos carros. O Gerenciador já começou a trabalhar forte, ligando a ventoinha e despejando a carga que estava sendo necessária. Porém quando caímos n estrada pela primeira vez, o mesmo não acontecia, ficando o LED do “Alarme” aceso. Consultando o manual de instruções da TECHNOMASTER , a explicação óbvia constava: “Tensão de entrada ou saída fora dos limites de operação”. Já pudemos entender já que lá da frente do carro, saem os cabos vindos do alternador/bateria, percorrendo todo o veículo até o engate. Ali temos um plug e depois mais uns 3 metros de cabo até chegar no GCA. Tamanha resistência que se agrava em baixas voltagens, obviamente os poucos 12,XX Volts não estavam suficientes para que o CGA entendesse que o carro estaria com o motor ligado. É exatamente por esta razão que o GCA tem esta segurança, para que ele não entre em funcionamento quando o carro estiver desligado.
AJUSTANDO AS CONFIGURAÇÕES E SOLUCIONANDO A QUESTÃO: Como a nossa estreia do GCA foi na viagem de ida para a Feira Expo Motorhome no Paraná, pudemos contar lá com o pessoal da TECHNOMASTER pessoalmente presente. Nosso amigo Artur foi pessoalmente no trailer plugar seu notebook, reconfigurando a voltagem aceitável da entrada para a casa dos 12V, já que nossa realidade de instalação assim permite. Assim, voltamos para casa com a bateria já “flutuando” em sua tensão ideal para estar prontinha para o uso na chegada.
USO COM BATERIA DE LÍTIO: Quem acompanha já sabe que fizemos o review da Bateria de Lítio da TECHNOMASTER). Como nossas antigas baterias de chumbo-ácido estavam totalmente sucateadas, não foi possível testar o gerenciador com elas. Porém como ele possui estágios bem definidos de carregamento e flutuação, certamente o resultado será positivo. No caso de nosso uso, mesclamos o carregamento também com o carregador elétrico (quando o trailer está plugado na tomada externa) e também na captação solar. A grande vantagem no uso do gerenciador com a bateria de lítio é que podemos lançar toda a potência na carga, já que o lítio assim permite. Enquanto as chumbo-ácido determinam de 10 a 20% de corrente máxima, as de lítio trabalham a partir de 50%. No caso da nossa de 150Ah, os 60A do gerenciador são totalmente seguros, o que faz com que o carregamento possa ser rápido.
CONCLUSÃO: Ficamos amplamente satisfeitos com esta nova aplicação. Além de dispensar o uso do inversor lá no carro, temos mais uma alternativa de carga hiper segura. Se, conforme falamos no review da bateria, “A vida a bordo é outra com o Lítio“, ala fica ainda melhor com o gerenciados DC DC da TECHNOMASTER.
CARACTERÍSTICAS:
PREÇO e ONDE COMPRAR: No site oficial da Technomaster, através de vendas próprias. Na data da publicação deste review, o valor do GCA de 60A era de R$ 3.537,00 + Frete.
REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela TECHNOMASTER que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos em nosso TRAILER modelo Karmann Ghia 330, com instalação no Estado do Rio de Janeiro e em viagem para o Estado de São Paulo.