O MaCamp homenageia estes 180 anos que completam hoje, principalmente através da nossa Expedição realizada nos últimos meses de junho, julho e agosto de 2015, com o patrocínio da SANTO INÁCIO MOTORHOMES onde percorremos não somente trechos da rota Farroupilha, como também diversos circuitos turísticos do Sul do Brasil que incluiu inclusive o Uruguai, antiga província brasileira. Algumas de uma série de reportagens que durarão muitos meses já estão no ar. Confira!
A Revolução Farroupilha aconteceu durante 10 anos, de 1835 a 1845. Devido aos altos impostos do Charque e da Terra taxados pelo império, o povo da então Província de São Pedro do Rio Grande pegou em armas para fundar uma república independente. Desde a batalha da Azenha, passando por batalhas importantes como a do Seival e do Barro Vermelho, importantes nomes de heróis são lembrados até hoje, como do General Bento Gonçalves, Onofre Pires e de Giuseppe Garibaldi. Cidades chegaram a ser capitais desta nação, como Piratini, Rio Grande e Alegrete. Pouco se sabe, mas diversos elementos se fizeram presentes e essenciais nesta revolução, como a maçonaria e deles restaram até hoje símbolos fortes da região. Das cores e símbolos da bandeira até seu hino, que é até hoje o hino oficial do Estado do Rio Grande do Sul. Da guerra que chegou a inspirar os Estados de Santa Catarina e do Paraná, saíram muitos dos conceitos e discussões de um Brasil futuro, como a independência, a república federalista, o escravismo, constituição e etc.
A Revolução Farroupilha ou “guerra dos Farrapos” é uma história fascinante de batalhas, culturas, religião e de identidade de um Brasil Sul-Riograndense.
Parabéns Rio Grande do Sul. Parabéns Brasil!!! 180 anos de heroísmo e história.
Marcos Pivari