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Para quem é caravanista sabe que o processo de proibição para trailers e motor homes nos municípios brasileiros vem crescendo. Há dez anos eram pouquíssimas as cidades que faziam restrições a veículos de recreação em suas áreas públicas, mas este fenômeno vem crescendo a cada dia. Muitos municípios já estão em planos ou até mesmo em processos de votação de leis municipais para proibições e restrições tanto de estacionamento quanto de circulação.

Histórico: Bem no início, os grandes motivos para restringir veículos de recreação vinham a reboque das restrições a Ônibus e Caminhões. Algumas cidades não os citavam na lei, mas consideravam assim os motor homes. Outras, baseando-se no código de trânsito onde se definem os veículos pesados, acabavam incluindo os recreativos. Depois já começaram as restrições mais específicas. Ilhabela foi uma das primeiras, onde ainda hoje fica difícil de saber a origem da inclusão. Guarujá segue esta linha também e ambas podem aplicar multas que podem variar de R$ 7.000,00 a mais de R$ 10.000,00. Logo depois começaram as proibições principalmente em orlas de praias, onde as vagas mais disputadas eram ocupadas por motor homes por dias, muitas vezes extrapolando sua projeção para uso de toldos e calçadas. Logo vieram as cidades turísticas de interior, incomodadas com os mesmos movimentos, geralmente nas regiões centrais e mais disputadas por carros, público e comércio.

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Cenário Atual: Além de surgirem sempre novos municípios proibindo ou votando projetos de lei, a cultura de se “acampar” na rua a bordo de veículos de recreação cresce exponencialmente. O resultado do mau uso dos espaços públicos desperta o incômodo da população, turistas e comerciantes fixos ou itinerantes que denunciam e pressionam seus vereadores a tomarem providencias. As administrações por sua vez, sem qualquer conhecimento do mercado e não procurando instituições de conhecimento (como nós do MaCamp) capazes de assessorá-los, criam leis e regras que levam a um resultado bem distante do ideal, criando a rejeição por parte do público caravanista (que cresce amplamente) e perdendo receitas e circulações importantes no local.

A Posição do MaCamp: Muito se tem comentado sobre o posicionamento do MaCamp diante da pauta. Quem nos acompanha sabe que a instituição foi a primeira a enxergar o processo de crescimento de uma modalidade que busca baixo custo e de ficar na rua. Absolutamente nada contra, também esta modalidade deve ser encarada como um “estacionamento” puro e simples. Porém o rito de se “acampar” nas vias públicas tornou o ambiente incômodo para quem estava em volta, gerando reações nas quais pautam este artigo. Iniciamos uma campanha forte de “regras de boas práticas nas vias públicas” ainda na Expo Motorhome de 2022, mas já em 2021 ministrávamos palestras que direcionavam municípios a regrarem seus espaços públicos direcionando as boas práticas sem que se buscasse a proibição da modalidade do caravanismo. Há quem julgue que não se deve misturar “campistas caravanistas” dos ditos “viajantes 0800”, o que pode ter fundamento. Porém, aos olhos dos leigos e dos legisladores locais, não há diferenciação para todos os que utilizam veículos como habitação itinerante ou até fixa. O MaCamp defende e fomenta: #naruaestaciononaoacampo .

QUAIS OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE LEVAM OS MUNICÍPIOS ÀS PROIBIÇÕES?

1- ESTACIONAMENTO PROLONGADO: Muitos dias seguidos estacionado no mesmo local e vaga, muitas vezes configurando moradia. Aconselhamos no caso de ficar muitos dias na localidade, variar as vagas e locais de estacionamento a cada noite. Moradia nunca. Neste caso, procure um terreno particular e arque com os custos de sua morada.

2- ACAMPAMENTO: Muitos caravanistas, além de estacionarem seus RV’s em locais públicos, montam verdadeiros acampamentos do lado de fora, abrindo toldo, distribuindo cadeiras, mesas, churrasqueiras e até mesmo varais. Aconselhamos restringir-se apenas ao simples estacionamento do veículo, fazendo seu uso interno e buscando evitar ao máximo a percepção de que o mesmo está em uso como abrigo. Não use área externa. Se quiser colocar uma cadeira para sentar-se lá fora, distancie-se do RV, buscando locais agradáveis.

3- “GATOS” NA LUZ E ÁGUA: Cada vez mais comuns os usos indevidos de tomadas e torneiras em áreas públicas, geralmente destinadas a usos administrativos a  ou a eventos e comércios regulamentados. Tal uso sem permissão leva a rejeição por parte da população local que, ainda arca com tal prejuízo. Aconselhamos primar por sua real autonomia e, mesmo quando outros RV’s estão utilizando água e luz, busque saber se aquilo é realmente autorizado. Caso contrário, policie seus colegas.

4- ESCOLHA DE LOCAIS MAIS PRIVILEGIADOS: É comum que caravanistas escolham os locais de maior disputa ou procura por parte do turismo local, geralmente em áreas centrais ou orlas de praias ou rios. Com usos que extrapolam o simples estacionamento, criam a rejeição dos comerciantes, turistas e moradores levando a denuncias. Aconselhamos que, ao passar mais dias na mesma cidade, pernoite em diferentes pontos, aproveitando inclusive experiências diversas. Não ocupe vagas que um veículo grande possa alterar a paisagem buscada ou atrapalhar o andamento do local. Seja discreto.

5- DEJETOS E REJEITOS: A comum pouca capacidade de reservação de água servida, leva à necessidade de despejá-la no solo. Porém muitos caravanistas não tomam cuidados para que estas águas não interfiram no ambiente urbano. Aconselhamos escolher uma vaga que haja possibilidade de  lançamento da mesma, em locais ajardinados, drenados ou com saídas para esgotos que não formem um rastro de rejeito. A população em geral não sabe que se trata de uma água servida e não esgoto sanitário. Já os “detritos” ou chamadas “águas negras”, devem jamais serem lançadas no local, devendo ser posteriormente descarregadas em esgotos corretos.

6- FALTA DE EMPATIA: Acontece as vezes de alguns caravanistas se apresentarem com antipatia e desprezo pela população em volta. Ou então “se achando” o “último biscoito do pacote” por estar a bordo de sua majestosa casa sobre rodas. Aconselhamos serem solícitos, a perguntarem se aquele estacionamento pode atrapalhar alguém, dar preferência aos comerciantes e turistas e principalmente buscar a discrição.

7- DESCONHECIMENTO DO PODER PÚBLICO: Além dos setores públicos não dominarem bem o mercado de campismo e caravanismo, os próprios órgãos de turismo desconhecem o seu potencial. Antigamente mais, mas muitas vezes algumas proibições abrangem os RV’s simplesmente a reboque dos Ônibus de excursão e veículos de carga. Quando focado no caravanismo, tal desconhecimento leva a iniciativas errôneas que trazem prejuízos a todos. Isto se demonstra tanto na pura proibição aos RV’s, como também na pura criação de um estacionamento ou ponto de apoio público estruturado sem que antes se desenvolva uma análise da realidade de receptivo turístico daquele município para posterior projeto de implantação. Aconselhamos que as cidades procurem órgãos que possam elucidar questões, especialmente após um estudo do perfil turístico da localidade. Neste ponto, o MaCamp está sempre a disposição.

CAMPANHA MaCamp #naruaestaciononaoacampo

Denuncie as más práticas de outros caravanistas, postando no instagram as suas fotos com a hashtag: #naruaestaciononaoacampo

Há alguns anos atrás o MaCamp, detectando o aumento da cultura de acampamento em locais públicos, lançou a campanha “Na Rua Estaciono, Não Acampo!” Desenvolvemos uma lista de boas práticas que certamente evitarão que nasça rejeição do público pelos caravanistas.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

31 COMENTÁRIOS

  1. Matéria muito proveitosas.
    Parabéns

    Sugiro ao MaCamp e outros como Anacamp formarem um movimento junto as concessionárias de rodovias, desenvolver espaços para Cara anistas, como existe nos Estados Unidos e Europa.
    Temos muito espaço lindo para isso. Só falta visão sobre o assunto.

    Sou Caravanista e sinto essa necessidade.

    Não sou muito adepto de camping, não sou roda quadrada.
    O movimento é que desperta o entusiasmo de viajar.

    Obrigado

  2. Parabéns pelas orientações e dicas de bom uso do espaço público, devemos todos nos polliciarmo para evitar desagrado aos nativos e prejuízo a natureza

  3. Creio que o este movimento de caravanistas, no Brasil veio para ficar. Assim sendo, o Brasil deve se ajustar a isso, pois é uma prática salutar poder viajar, conhecer pessoas e culturas. No entanto regras devem existir para acomodar e receber os motor casa e os caravanistas, que devem respeitar os municípios que os receberem. E estes oferecer TB o apoio necessário pois eles TB abastecem e fazem compras nos mercados licais. Criem então áreas de descanso em estradas e nas cidades, empreendam lugares de estadia com as instalações específicas. Em lugares públicos, vagas especiais com regras de som e espaço. E pronto. Vivamos em harmonia. O mais importante é a educação recíproca.

    • Muito bem Ana Cristina. Tocou num ponto chave; deve haver um movimento por parte dos envolvidos no caravanismo junto ao poder público municipal para que este reserve um espaço próprio nas cidades para receber viajantes de motorhome, com fornecimento de água e energia elétrica. As prefeituras cobraria uma taxa simbólica para cobrir as despesas por determinado tempo. Com isso animaria mais pessoas para viajar e o comércio das cidades ganharia muito com isso, pois os viajantes abastecem e compram nas cidades por onde passa. Eu mesmo já há tempos tenho vontade de montar um motorhome pra viajar mas, por esses problemas tenho desanimado !

      • se enxerga, meu amigo. Então as prefeituras devem dar tambem hotel a preço simbolico aos turistas porque eles gastam na cidade. dar restaurante de graça porque eles gastam na cidade. turismo é assim. a pessoa vai e paga por tudo que fizer.

    • A verdade é essa, no Brasil fala se muito em direito democrático mais é um país que se vigora e muito a DITADURA. Os municípios de Ilha Bela, Guarujá ,Ubatuba,Bertioga todos do litoral Norte, são uma corja de prefeitos ladrões, adoram aplicar multas milionárias fora da realidade. É o litoral mais caro do Brasil. Isso é uma vergonha.

  4. Olá,
    Sempre que estaciono em cidade pequena visito a Secretaria de Turismo do Município e falo sobre o Caravanismo.
    Digo sobre as necessidades básicas e a importância para a entrada de recursos de fora para a cidade além da divulgação que fazemos.
    Parabéns pela matéria.

  5. Olá,a todos.No momento não faço parte do mundo dos Rvs,mas pretendo daqui algum anos eu e meu esposo.lendo a matéria sobre o assunto, infelizmente sabemos que pessoas termina acusando do mau uso do espaço público,acredito que se houver um entendimento junto ao poder publico e os usuários dos Rvs,pode-se chegar a um acordo positivo,criando-se espaços reservados a esse estilo de vídeo,assim não interferindo na dinâmica pública de espaço,pois como eu disse no início pretendo futuramente ,fazer parte desse mundo.acompanho o canal da MaCamp,vendo as ofertas de veículos,e sonhando com o meu.

  6. QUE BOM QUE OS ORGÃOS RESPONSÁVEIS LEMBRARAM DESSES ESPECÍFICOS VIAJANTES QUE PRECISAM * URGENTES* DE: SEGURANÇA, APÓIO, BANHEIRO, ÁGUA E LUGARES ESPECÍFICOS PRÁ FICAREM ACAMPADOS! POIS TRAZEM TAMBÉM RENDA$$ PRAS CIDADES ONDE ACAMPAM E TAMBÉM SÃO ” TURISTAS” + SEGURANÇA PRA ELES ADMINISTRADORES**URGENTÍSSIMO**

    • precisam de campings e estruturas pagas e nao de graça. MAs se tiver tudo isso os viajantes vao ficar na rua pra nao gastar, assim como fazem em muitas cidades que tem estrutura.

      • Caro Adriano, acho que você exagerou/generalizou, a grande maioria dos caravanistas ficam em camping onde temos estrutura adequada para acampar e pagam pelos serviços.
        Faço parte desse time e nunca acampei na rua, até porque acho inseguro.
        As prefeituras deveriam destinar locais para tal e cobrar, assim resolveria esses problemas mas o problema maior que eu vejo é a falta de educação doméstica.

  7. Venho externar a minha indignação sobre essa matéria.
    Nós estacionamentos dos grandes centros comerciais camelôs invadem as vias de rolamentos e até moram nos locais e o Poder Público finge que não está vendo, antes porém multam os veículos que excedem o tempo permitido de estacionar.
    No caso de MOTORHOMES o Poder Público deve ter em seus centros Urbanos locais de estacionamento Oficiais com descartes e água gratuitos, haja vista NÓS pagarmos nossos IMPOSTOS como IPVA por exemplo.
    Mas a PROIBIÇÃO é INCONSTITUCIONAL. “A CASA É ASILO INVIOLÁVEL e para tanto o ESTADO tem que se adequar a essa NOVA modalidade, se proíbe tem tendo locais específicos para se estacionar. Forte abraço a todos. 27988176446

    • Obrigado por seu comentário. Porém o intuito da matéria não é defender a proibição, mas sim explanar sobre aos motivos pelos quais os municípios tem realmente restringido ou proibido. Boas práticas serão sempre bem vindas, mesmo que as ações públicas sejam erradas.

      • Comcordo mas, o que me deixa tbm indignado é que, assim como alguns caranavistas, vcs só divulgam as proibições porém ninguém toma nenhuma iniciativa e ou atitude, para combater esses decretos e leis que tbm são tão abusivas quanto os caravanistas que desrespeitam as regras de boa convivência. Não é justo que todos nós paguemos pelos erros de alguns e dá pra desconfiar, e muito, que tem tbm envolvimento dos proprietários de hotéis, hostels e pousadas que se unem para precionar os vereadores, talvez até mesmo com propina, para nos proibir de frequentar tais e, logo logo, todas as cidades turísticas do país, pois nos enxergam como concorrentes, já que eles têm medo de perderam seus clientes para os motorhomes e camping. Tudo isso precisa ser investugado, precisamos de deputados federais e senadores que nos defendam, precisamos de até mesmo de uma CPI sobre esse caso pois, vejam bem.. como ficam a indústria dos motorhomes,quw geram milhares de empregos diretos e indiretos que estão correndo o risco de simplesmente fecharem…vcs já pensaram nisso?? Esse risco é claríssimo. É um absurdo o que está acontecendo! Inaceitável! Não podemos nos calar e abaixar a cabeça com essas leis regadas de muitas suspeitas, claramente inconstitucional, que está destruindo a indústria e comércio de produtos e serviços voltados para os caravanistas e outros campistas. Espero atitudes voltadas, com ajuda de deputados, por parte de vcs e outras iniciativas que reunem os caravanistas para combater combater e derrubar esses decretos e leis abusivos e criar soluções democráticas, que não nos prejudique. Eu sugiro estacionamentos reservados, mais liberação de alvarás com menos burocracia para aberturas de camping, rodízios de local, horário e dias para os motorhomes, além das regras de convivências, com multas e até guincho para quem desrespeitar mas, jamais proibir a passagem e estadia pois pagamos impostos, como ipva, etc e sem dúvidas que essas leis inconstitucionais. O Detran permite a existência dos motorhomes mas não podemos usar? Como assim?? Não vêm com essa história de que temos que nos contentar com as cidades que permitem que, aliás, estão se tornando cadê vez mais escassas.

  8. Tópicos bem elaborados e explicados, gostei da leitura que veio a contribuir pro meu conhecimento, estou iniciando minha viagem, estou na estrada há 16 dias, tenho tomado todo cuidado pra não ser mal visto ou rejeitado obde eu chego, gosto de conversar com os moradores e transeuntes curiosos. Tem sido uma experiência incrível e o que eu puder colaborar pra que os viajantes sejam bem recebidos farei.

  9. O primeiro passo é o caravanista ser mais educado, respeitando pessoas e meio ambiente, e acima de tudo deixar de achar que as prefeituras devem arcar com custos de agua e luz … faça um veiculo autonomo e compre a agua e seja bacana comprando sempre no comércio local… e finalmente … quem fica parado é arvore … 4 dias no máximo em cada lugar.

  10. Tenho Motorhome desde 1984, fui sócio fundador do grupo Rancho Móvel do RS. Fui fabricante de M.H. Os motorhomeiros raiz na grande maioria são formadores de opinião e divulgam os lugares por onde passam atraindo para hotéis locais seus amigos que não possuem MH. Também não gosto de roda quadrada, mas meus motorhomes possuem tanques com reservas de água potável para uma semana, águas servidas para 48 horas dejetos para 25 dias. Autosufiencia energética
    Entre outros confortos. Usamos com descrição e onde paramos costumamos fazer novos amigos. Procuro quando em viagem pernoitar em postos que tenham local para tal, procuramos sempre abastecer nestes lugares pagar expontaneamente pela pernoite. Nunca tivemos problemas de espécie algumas. E temos como princípio que o gostoso não é só o destino, mas a viagem principalmente. DEIXE QUE OS SONHOS DEVOREM SUA VIDA PARA QUE A VIDA NÃO DEVORE OS SEUS SONHOS!

  11. Quem tem um motorhome de 300mil pode pagar uma diária em um camping! Comecei com uma barraca q fui aumentando até chegar em um trailer pequeno (um Colibri 270). Nunca fiquei na rua pois é questão de boa educação e segurança! Mesmo em Parques Municipais, Estaduais ou Federais existem campings (principalmente no sul)! Fui sócia proprietária do CCB q me permitiu conhecer muitos campings sozinha! Quando não há um camping tente um acordo com algum proprietário de terreno, pagando claro e não deixando lixo prá trás! Não somos europeus nem norteamericanos então isso vai continuar!

  12. Precisamos urgente de uma regulamentação, porque proibir não é o caminho, é como se fosse proibir o carro de entrar na cidade por estacionar em um local não permitido, as infrações tem que ser fiscalizadas e no caso de não se cumprir autuar pontualmente como um veículo normal, por isso essas e outras atitudes devem ser passivas de multas, agora proibir a entrada de quem quer viajar é no meu modo de ver impedir o direito de ir e vir, assegurado pela constituição.

  13. Então!
    JÁ É PASSADA A HORA DE “EXIGIR DO PODER PUBLICO” A REGULAMENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL de ESPAÇOS, TRÂNSITO, SEGURANÇA, HIGIENE, para TODO TIPO DE “TURISTAS”, sejam estes de HOTÉIS, POUSADAS, AIRBNB, ALUGUEL DE IMÓVEIS, CAMPING, WILD CAMPING, RV,s, que “”PERMANEÇAM TEMPORARIAMENTE”” em suas estadias. PROIBINDO “moradia” mais de 15 DIAS ou menos dias.

    TODOS NÓS somos CIDADÃOS, pagamos TONELADAS DE IMPOSTOS SEM RETORNO JUSTO!

    ESTOU EM CASA, tenho CARRO, RENDA, EMPRESA, “pago” TODOS AS EXIGÊNCIAS DO PODER PÚBLICO, tenho LIBERDADE para IR e VIR. É CONSTITUCIONAL!

    UMA Campanha NACIONAL com políticos É.URGENTE PARA sermos BEM RECEBIDOS e BEM RECEBER “todos em NOSSAS CIDADES”.

  14. Não precisa ir longe,tipo EUA ou Europa, porque,como o Br e um país de 3 mundo com governantes de 4 mundo,então vai demorar buns 100 anos pra chegar nuns 20%do que e a Europa ou EUA nesse quesito,mas,podemos exigir que se faça como os vizinhos Argentinos,,onde,toda cidade,mesmo não sendo turística ,tem camping municipal grátis ou com preços simbólicos e,com toda infraestrutura estrutura necessária,óbvio que existem também campings particulares pagos a um preço justo,e,se não acreditam,vão lá conferir ,depois nunca mais irão querer viajar nesse br de 4 mundo lotado de pedágios,radares,multas e prefeituras atrasadas

  15. Bacana o assunto.
    São fatores que podem ser divididos, minha opinião.
    Temos variados tipos de pessoas na estrada, aquelas que se acham o dono, usam e abusam dos moradores locais, chamados expertos que querem tudo de graça.
    Temos aqueles que prezam pelo respeito e valor aos moradores locais.

    Enquanto não houver uma regulamentação a quantidade de cidades que vetam vão aumentar. Paciência, vamos passar direto nestas e divulgar.

    Seria legal, quem sabe, um contato com ministerio do turismo no sentido de apoio a causa, ou até mesmo no âmbito estadual em cada uma das regiões.
    Quem sabe a criação de grupos de voluntários interessados a levar o assunto adiante.

    Não cheguei no RV ainda por opção, prático campismo com barraca de teto num 4×4 e sou motociclista. Viajamos regularmente pelo país.

    Mas é nítida a restrição, algumas cidades anunciam a proibição em placas, já outras abordam e, outras aplicam multas.

  16. Proibir jamais motor home, pelo contrário temos que incentivar com pontos de parada com infra estrutura, o passado está retornando com força, espero que consigamos conquistar com sabedoria esse estilo de vida com direitos e deveres de todos!

  17. Tudo isso é resultado do incentivo ao 0800. Essa turma não respeita nada, dar sugestões é tempo perdido. Tem que banir essa turma mesmo. E o pior, ainda ficam fazendo vaquinhas para realizarem seus sonhos.

  18. Isso mesmo temos que incentivar maia e mais o campista e orientar pessoas que estejam fazendo uso incorreto de lugares indevidos parabens pelo trabalho.

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