Campings na Mídia: Site de Consumidor Denuncia Campings da Costa Verde.
Publicidade:
 
Site especializado em direitos do consumidor (proteste.org.br) traz denúncia dos campings da Costa Verde (Litoral Sul do RJ e Norte de SP).
Seria uma constatação construtiva se o órgão tivesse de fato conhecimento sobre o que é o campismo e a situação atual do mesmo no país.

De fato os campings brasileiros estão longe dos ideais de funcionamento, mas quem é do ramo sabe que ainda existem imensas barreiras a serem vencidas antes de se exigir alguns elementos comuns a hotéis e pousadas. Principalmente no entendimento de sua essência, onde o Portal MaCamp sempre insiste em frisar que o CAMPISMO é um estilo de vida e não uma “forma barata de se viajar”.

Quem acampa no Brasil sabe que o mínimo que se espera em um camping é uma boa estrutura e limpeza de banheiros, além de segurança para o equipamento. Daí pra frente há outra gama de elementos  que os campistas julgam importantes e elementares. Dificilmente diante de tantas dificuldades em que o campismo passa um campista tenha dado falta de “saídas de emergência”.

A denúncia do site, intitulada “ACAMPAR PODE SER ARRISCADO” foca na segurança, como extintores de incêndio, indicações de rotas de fuga e instalações elétricas. Obviamente quesitos normativos e importantes a qualquer equipamento público, mas que estão longe de serem realidade neste universo. Quem sabe um dia quando os campings contarem com muitos outros elementos fundamentais para a própria prática poderemos levar em consideração estas avaliações.

Publicidade:

Marcos Pivari


Confira na íntegra o texto publicado:

“A opção pelo camping na busca por sossego, contato com a natureza e simplicidade, mais barato do que em hotéis e pousadas, pode causar transtorno. Nenhum dos locais de campismo avaliados dispõe de saídas de emergências. Os acampamentos também não deixam o laudo de inspeção do Corpo de Bombeiros visível, além de contar com falhas nas instalações elétricas e de gás, a ausência de extintores de incêndio, a falta de informações e de regras de segurança para os campistas.

Visitamos anonimamente os 20 campings mais frequentados da Costa Verde, faixa de terra que vai do litoral sul do Rio de Janeiro até o norte do litoral de São Paulo. Nós observamos os itens de combate a incêndio, instalações elétricas, avisos e advertências. Também avaliamos o conforto e a higiene dos acampamentos a partir da quantidade de barracas, qualidade das instalações, estacionamento e condições dos banheiros, da cozinha e de áreas comuns.

Os campings de São Paulo têm uma estrutura melhor que a dos locais de campismo do Rio de Janeiro. Mas nenhum camping foi considerado totalmente seguro. Somente quatro locais se destacaram na nossa avaliação: Camping Itaguá, Pedra do Sino, Pica-Pau e Camping Pinon. Porém, apenas o último foi considerado realmente seguro, precisando ainda informar melhor suas saídas. Os outros pecaram principalmente no trato com botijões de gás.

Por outro lado, se destacaram negativamente o Camping Guaiamum e o Camping do Bicão, no Rio de Janeiro, e o Camping Perequê-Açu, em São Paulo. Mas isso não abafa as más condições de segurança dos outros. A falta de extintores e as instalações elétricas são bastante preocupantes, já que no Rio de Janeiro só o Oficina do Som apresentou todos os itens. Outro ponto fraco foi nenhum acampamento possuir câmeras de vigilância.

A única notícia boa é que a maioria estava com a higiene em dia. Mas alguns estabelecimentos têm a infraestrutura muito antiga e precisam urgentemente de reforma. Para não colocar em risco a sua segurança, ter problemas no final de semana, feriado ou férias, alertamos: é importante observar bem o local escolhido.

fonte: http://www.proteste.org.br/familia/nc/noticia/acampamento-lazer-que-oferece-risco


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!