Mais um Blog Na Área
Publicidade:
 

Um novo Blog “O Que Levar Para Acampar” nasceu no cenário do campismo. Já saiu com duas postagens com dicas interessantes. Confira:

 

Marcos Pivari

Publicidade:

Qual barraca escolher

Esta é uma dúvida comum entre os campistas de primeira viajem, facilmente solucionada quando se entende alguns aspectos sobre acampamento e equipamentos. Algumas perguntas como “Aquela barraca mais barata a venda no supermercado suporta fortes chuvas? Possui boa ventilação? Qual é o melhor tamanho? O que é coluna d’água?” devem ser feitas antes da compra.
1. Coluna d’água

Via de regra, esta é a primeira característica a ser verificada. Refere-se a quantidade de água que o tecido da barraca suporta sem sofrer infiltrações. Ainda existem barracas sendo comercializadas sem esta informação, sempre exija saber. É aconselhável para uso no Brasil, barracas com 1000mm de coluna d’água. Para locais de chuvas fortes/frequentes coluna d’água de 1500mm ou mais – quanto maior a coluna d’água, maior é a impermeabilidade do tecido. Barracas com 600mm de coluna d’água não são recomendadas, pois em geral não suportam fortes chuvas, além de ser comuns relatos de usuários que as utilizaram sob chuva moderada (chuva fina) durante poucos dias, a qual a barraca não suportou – ocasionando infiltração.
2. Tamanho da barraca

Se pretende acampar em duas pessoas, é recomendável comprar uma barraca para três ou até quatro pessoas. Em geral, o fabricante indica no nome da barraca para quantas pessoas ela é destinada, exemplo: barraca Guepardo modelo VÊNUS 3 = comporta três pessoas. Comprar sempre uma barraca maior pois, normalmente os fabricantes não levam em consideração bagagens + utensílios do campista, por ser um fator que varia muito de um campista para outro. Assim, adquirindo uma barraca maior terá espaço satisfatório para repouso e acomodação de pertences. Barracas maiores são também recomendadas quando costuma-se acampar por vários dias consecutivos, já que a bagagem tende a ser maior.
Atenção ao utilizar colchão inflável de casal: é necessário verificar as medidas entre barraca e colchão para não haver surpresa ao chegar no acampamento.

Se pretende acampar em montanhas, é fundamental o uso de barracas menores e mais compactas, em geral que tenham 1,40m de altura aproximadamente (nunca muito mais do que isso) e que seja para uma ou até três pessoas. Barracas nessas características ficam melhor abrigadas na mata e mantêm maior estabilidade em meio a ventos fortes, comuns em montanhas. Vale ressaltar que a altura da barraca está diretamente ligada a sua ESTABILIDADE quando utilizada em montanhas.
3. Peso

Importante fator para montanhistas ou para aqueles que percorrem longas trilhas/distâncias. Ideal: barracas de até 3Kg, em virtude deste peso que se somará ao peso dos outros equipamentos e que serão carregados por longas horas. Uma alternativa para uso de barracas mais pesadas é que cada pessoa do grupo leve consigo uma parte dela, distribuindo assim seu peso.
Lembre-se de efetuar a montagem de sua barraca com atenção: escolher um local de solo plano, limpo, seco e com sombra, mantê-la devidamente esticada e sem “barrigas”, montar corretamente as varetas, sem trechos desmontados ou quebrados, aplicar corretamente os espeques no solo e utilizar os tirantes (cordões), fixando-os corretamente para esticar ainda melhor cada um dos lados da barraca.

 

Utilizar lona embaixo da barraca

Uma situação bastante comum, é ver campistas de primeira viajem levar lona em sua bagagem para instalar embaixo da barraca para manter a barraca livre de infiltrações. Entretanto, o que alguns não sabem é que, embora esta seja uma tarefa fácil, exige-se certa atenção, para que esta lona além de não perder sua utilidade, não passe a prejudicar o campista em sua estada.
Tamanho da Lona

Deve ser sempre menor que o tamanho do piso da barraca. Nunca do mesmo tamanho e jamais maior que o piso. Isto porque, na prática, a água da chuva irá escorrer sobre a parede da barraca diretamente para a lona e toda esta água que escorrer ficará acumulada entre a lona e o piso. Ao utilizar lona menor, a água escorrerá sobre a parede da barraca diretamente para o solo e será absorvida. A lona por sua vez, manterá sua função de evitar possíveis infiltrações causadas pela umidade do solo, sem acumular água embaixo da barraca.

 

fonte: http://www.oquelevarparaacampar.com.br

 

 


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!