Publicidade:
 

Como todos já sabem, A península Ibérica passou por um enorme e grave apagão de energia elétrica nos últimos dias. ​Nos últimos dias, um apagão de grandes proporções atingiu Espanha, Portugal e partes do sudoeste da França, afetando cerca de 60 milhões de pessoas. O colapso ocorreu após uma súbita perda de 15 gigawatts de geração elétrica, cerca de 60% da demanda no momento, provocando oscilações na rede e a desconexão do sistema ibérico do restante da Europa . As causas ainda estão sob investigação até a data desta reportagem.

Avançando na tecnologia e impulsionado por subsídios frente ao conflito com a Rússia e Ucrânia que dificultou acesso ao gás, a Europa passou a utilizar fogões elétricos em 70% dos lares, além de tantos outros aparelhos que dependem desta fonte de energia. Durante os dias fatídicos, o Europeu sentiu na pele a dependência da eletricidade e da tecnologia tanto na rua quanto em casa. Muitos foram os que recorreram aos seus equipamentos de camping para conseguirem se virar.

Publicidade:

Sr. Sobral de 68 anos, Comerciante usando sua velha balança analógica.

Reportagens europeias enumeram diversos casos em que comerciantes, cidadãos e até mesmo administrações públicas recorreram a alternativas. Assim como a maioria das pessoas experimentou a falta de simples comunicação e telecomunicação, muitas famílias e moradores se viram sem opção até mesmo de cozinhar. Sem luz, sem fogão. Aí, os equipamentos de camping não só guardados no armário como também o veículo de recreação estacionado, traz a salvação. A cultura de camping também se faz muito bem vindo não somente pela alternativa, mas pela experiência do indivíduo se virar de forma mais autônoma diante da natureza. Assim como um campista pode se virar durante alguns dias no meio da natureza, por que não sobreviver ali dentro de casa? Por mais que pareça estranho um brasileiro pensar que uma sociedade pode se sentir à beira de um colapso por ficar 24 horas sem luz, os países atingidos nesta semana realmente não estão acostumados e nem preparados.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!