Publicidade:
 

Ainda é uma exclusividade do mercado europeu, mas a novidade agrada a qualquer viajante de motor home tupiniquim. A Biamobil possui um alternador de motor para motor homes que gera 230V já em corrente alternada. Ele serve em todo os modelos de Sprinter e Iveco, além de alguns caminhões e Unimog. O Criador  e detentor da marca fabricante, Stefan Christner, é viajante de motor home e desenvolveu exatamente para poder manter o ar condicionado de teto ligado. Se você está pensando que é possível ligar o ar condicionado a partir de inversor, saiba que além desta operação desgastar enormemente as suas baterias e o seu alternador convencional, ainda precisará gastar a energia das baterias, pois não há geração de corrente o suficiente para tocar tudo isso. Dispensando o uso de gerador, pode-se usar o motor do carro que é mais silencioso e mais econômico, além de não ter uma manutenção a mais. Não há informações consistentes do aparelho, já que a marca criou e oferece este produto apenas para os seus próprios motor homes.

Conectado ao motor através de uma correia separada, o alternador vai gerar 230V como se fosse energia externa. Mesmo estando isolado do sistema 12V, o seu controlador interno faz tanto um loop direto para o sistema 230V como também no sistema de carregamento das baterias do trailer.

Publicidade:

O Alternador já entrega 2.500W em marcha lenta e em baixa velocidade ele já entrega os 5.000W. Suficiente pra tocar o ar condicionado e carregar rapidamente as baterias com 120A (as baterias LiFePO4 de lá podem ser carregadas assim). Com esta função que dispensa o velho gerador, também economiza espaço no RV. A “brincadeira” custa caro. O alternador + 360A de baterias (duas de 180A) sai já instalado com garantia por 22.000Euros.

GENÉRICOS: Na internet, principalmente em sites chineses, há uma infinidade de alternadores 220V. Já a qualidade será uma incógnita que ficará a cargo dos primeiros campistas que adquirirem.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

3 COMENTÁRIOS

  1. E interessante ter um alternador direto em 230 v porém vejo uma nescessidade de ter um conversor de frequência já que a rotação do motor e variável e os ar condicionado trabalham com frequência fixa de 60 hertz , ou quando parado vc precisa acertar a rotação do motor pra fazer os 60 hz , ali não menciona o uso de eletrônica , mas muito provavelmente deve usar um controlador , parecido com os de gerador inverter , , que tem um conversor de frequência , pega. A frequência aleatória que vem do alternador , retifica , e depois transforma e 60 hz , aí independente da rotação do motor a saída se mantém estável

  2. Gostei da ideia (acho que será o fim do Gerador), temos de enfrentar dois problemas a variação da frequência e voltagem que depende da rotação do motor. Controlar a voltagem acredito ser de baixo custo porem controlar a frequência é de alto custo (pode inviabilizar a solução). No meu modo de pensar acredito que a variação de frequência é tolerável para as cargas que utilizamos nos RV’s e, portanto, não seria controlado. No meu caso tenho Amarok CS 2.0 140CV (marcha lenta 900 rpm, rodando 1800 ~ 2400 rpm) usaria redutor 1,7 x 1 e alternador com 2 e 4 polos. Em marcha lenta faria ligação 4 polos no alternador e rodando alteraria para 2 polos, resultando marcha lenta 51 Hz e rodando 51 ~ 68 Hz. O problema maior vejo na instalação do alternador em função do espaço disponível.

  3. Substituir o gerador? Não creio…Para usar o ar durante o deslocamento, Ok mas quando estacionado? Não creio que seja satisfatório e nem prudente ficar com o motor do carro ligado por longos períodos em marcha lenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!