O antigo camping municipal de Ribeirão Pires, na grande São Paulo já estava há muitos anos interditado e finalmente começa a ser reformado. Porém sua função de hospedagem será retirada, servindo apenas como um parque municipal com o projeto de Parque Oriental.
A falta de atenção para a modalidade do campismo por parte das cidades brasileiras, se une com um fator impeditivo deste tipo de empreendimento em cidades mais populosas. É o caso de Ribeirão Pires, onde um camping Municipal para funcionar direito precisaria de extrema atenção às regras e a fiscalização delas. A verdade é que cada vez mais áreas deste tipo são utilizadas para badernas, som alto, prática de crimes e outras atividades que afastam as famílias. Aconteceu no camping municipal de São Paulo (CEMUCAM) e pelo jeito também acabou sendo crucial no caso de Ribeirão Pires.
Neste mês de julho, a prefeitura iniciou as obras de revitalização do Antigo Camping Municipal, Parque Milton Marinho de Moraes. O local sediará o Parque Oriental, projeto que integra novo roteiro turístico da cidade, ligado ao boulevard gastronômico, na região central, e ao Templo Luz do Oriente, onde está situada a Torre de Miroku. O local terá área gastronômica, centro de informações, de atividades físicas, contemplação e um centro de convenções.
Quem sabe após o término das obras e o início de uma nova fase de cidadania a secretaria de turismo não possa repensar uma área reservada para acampar.
ANTERIORMENTE: Ribeirão Pires, cidade localizada bem próxima a Santo André e Mauá já na encosta da Serra do Mar possui uma área de camping que está temporariamente fechada há alguns anos. A área fica dentro do Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, na Rua Major Cardim, nº 3100 – Estância Noblesse. Há anos existe um projeto para a implantação de um teleférico que acabou por interditar o camping e agora até mesmo a verba para este está ameaçada.
Seria muito bom ver essa área ser reaberta, Ribeirão Pires, Estância Turística, precisa de um Parque Municipal à altura de grandes parques, como o Parque da Cidade em Jundiaí, por exemplo.