No Brasil temos uma diferenciação muito grande (e injusta) entre o campismo nômade e o caravanismo. Entre a Barraca e o Trailer. Onde tudo não passa de um “abrigo itinerante”, o que menos importa é o preço, tipo ou qualidade do equipamento frente à socialização, prática ao ar livre e a relação com a natureza.
No mercado Europeu, existem tendas de proteção que seguem a mesma linha e funcionamento estrutural tanto para barracas, como para veículos de recreação. É o caso da marca OUTWELL que fabrica equipamentos com aerodinâmica e resistência para proteger do clima frio que há no velho continente. Talvez por isso que aqui no Brasil ainda não se popularizou as tendas similares às barracas para trailers, até porque o clima tropical convida à uma varanda mais aberta, onde a chuva é o maior motivo do fechamento. A praticidade de montar um toldo de enrolar é mais buscada, onde os fechamentos ficam verticalmente presos a ele.
Prático, rápido ou não, os trailers de lá também contam com a mesma tecnologia das barracas para proteção da chuva, vento e do frio. Feitas em Poliéster, custam de 500 a 1800 Euros dependendo do tipo e tamanho.
Vai chegar aqui.Questão de tempo,