Comentário postado no blog.ranchomovel.com.br sobre um caso atípico e particular com suas baterias seladas.
Ao final da vida útil das baterias “seladas”, pode ocorrer curto, entre as placas, e causar abertura da válvula de alívio, permitindo a expulsão do “gás sulfídrico” (H2S), que tem como principal característica o cheiro forte, de “ovo podre”.
Na falha da válvula de alívio, ou tamponamento indevido do furo, de saída dos gases, ou muito tempo sendo carregada e já estando danificada, pode até ocorrer explosão da bateria!
O H2S em altas concentrações pode até matar!… É mais pesado que o ar, mas estando em ambiente fechado, vai vazar por quaisquer aberturas existentes na tulha… Se a abertura maior for para dentro da “casa”, poderá trazer maiores consequências!… Importante ter abertura para saída de eventuais gases!
Este gás (H2S) tem a característica de inibir o olfato humano (em maiores concentrações) e, assim, pode-se sentir um cheiro muito forte de início e logo depois não sentir mais nada!… O perigo está aí, pois a pessoa poderá perder a consciência e até morrer, por intoxicação!… Pode causar cegueira!… Além disto, o H2S é inflamável e uma faísca poderá causar um incêndio no seu VR, como já foi noticiado em fóruns de Campismo!
Notas:
As baterias seladas, usadas para partida de motores, têm um risco muito menor de vir a abrir a válvula de alívio… Para partida, é exigida corrente muito alta, e o sinal de que a bateria está chegando ao final da vida útil é facilmente percebido, por não permitir a partida!
Já na “casa” do Motor Casa as correntes são bem mais baixas e o pior é que estas são carregadas constantemente, seja por alternador, ou placas fotovoltaicas (Solares) em viagens… Ou ainda, pelo conversor, ou placas fotovoltaicas (Solares), quando parado.
Recomendado desligar o carregador das baterias, quando estiver estacionado, e não acampando. Ligar a cada 15 d, por umas 4 h, para manter a carga das baterias em bom nível. Inclusive a(s) do motor… Evitar ligar o motor para carregar, pois o consumo na partida é muito grande, e precisaria muito tempo de motor ligado para recuperar a carga gasta e adicionar mais carga, o que é prejudicial ao motor!
Após os 2 anos de uso, destas baterias, é recomendável verificar periodicamente a temperatura das baterias, quando carregando, pelo tato, mesmo!…Normalmente deve estar apenas “morna”. Observar, também, se o carregador está indicando carga muito alta, acima de 13,8 V, ou led vermelho acesso, quando carregando.
Manhães – lc.manhaes@gmail.com