Publicações dos anos 1960 registram que a BRASINCA – a saudosa transformadora de caminhonetes dos anos 1980 – foi a mais antiga empresa a projetar e construir trailers no Brasil. Apesar de não ter se popularizado, ainda resta pelo menos um exemplar nas mãos de campistas e este fato faz cair por terra o pioneirismo da antiga Turiscar neste segmento. [Este artigo foi publicado a primeira vez em 5 de outubro de 2017]
A revista 4Rodas na sua edição de novembro de 1960 não deixa dúvidas. Eram quatro anos antes dos registros do primeiro Turiscar idealizado e construído por Pedro Scheid. Confira mais sobre este modelo e marca em nossa seção de fabricantes nacionais de trailers.
Não importa quem foi o primeiro. Importa que o MaCamp resgata a história do campismo e do caravanismo brasileiro com paixão e dedicação. [Este artigo foi publicado a primeira vez em 5 de outubro de 2017]
Mais fotos:
Espetacular-terei-muito-empenho-em-restaura-lo-a-altura!-Obrigado-pelo-reconhecimento-de-mais-antigo-do-Brasil.
Parabéns pela raridade. Não deixe de mostrar ele após ficar pronto, bem curioso para ver ele !!! Grande abraço e ótimo trabalho ai !!!! 😉
parabéns , muito bom esse relato. História é pra se contar ! Muito legal !
Show de bola…. muito legal.
Este trailer por acaso não está no abc paulista????
acho q ouvi uma história de um igual por aqui….
exatamente.
eu tambem fui um pioneiro…com a RIOCAR..veiculos rebocaveis ltda. em Arapongas pr. em 1º de abril de 1.971 fundei a minha fabrica de trailers…estrutura metálica…fiz curso .a Argentina na ANAHY casas rodantes…do meu amigo Boris/e Alécio…em 1.970….
tive a fabrica até 1981 quando as altas da gazolina me “derrubou”…ninguem mais fazia turismo e pesca pela grande alta da gazolina…. tenho provas c/ um album com todos os produtos que fabricava…oooo saudades…..
Meu falecido pai yeve um trailer igual, na década de 60. Viajamos com ele, de S. Paulo para Brasília, Salvador, Porto Alegre, Rio, (capital e região dos lagos) e Salvador, por estradas na maioria de pistas simples. Era puxado por um valente Jeep Willys 59. Bons tempos…
Parabéns ao proprietário e que a restauração seja um sucesso.