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Para quem deseja rebocar uma carreta ou um trailer, está cada vez mais interessado no quesito “capacidade de reboque” dos veículos. Isto porquê desde 2012 um carro ou caminhonete precisa ter esta capacidade declarada no manual para poder receber um engate. Este dispositivo, por sua vez, terá que ser homologado para aquele modelo específico de carro e não poderá levar em sua plaqueta (obrigatória) uma capacidade maior do que o manual recomenda. Além disso, o trailer ou reboque não poderá ter o PBT maior do que a capacidade do engate ou do carro. Bem, é certo que as fiscalizações ainda não têm trazido problemas nas estradas, com exceções mínimas e pontuais. O MaCamp resolveu reunir aqui todas as informações para tirar suas dúvidas.

CAPACIDADE DO VEÍCULO: Apesar de antigamente diversos veículos especificarem a capacidade de rebocar, nem todos traziam tal informação. A partir de 2012 esta é uma obrigação das montadoras, se estas quiserem conquistar o cliente que busca rebocar uma carretinha ou um trailer. Esta característica não só o dará o direito de engatar um reboque na traseira, como também dará o direito de se fabricar um engate a ser homologado só pra ele. Embora possa não ter diferença, os carros podem especificar valores diferentes de capacidade máxima de reboque com ou sem freio e ainda terá um item denominado CMT.

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CMT X PBTC: Existem dois tipos de formas de se representar ou informar a capacidade de reboque no Brasil e isto pode causar muita confusão. Isto porque algumas montadoras informam este peso máximo da capacidade do reboque através de um total que inclui também o peso bruto total do carro. Outros apenas informam isoladamente. Peguemos um exemplo retórico: Um carro pesa (vazio) 1.000kg. Ele pode Carregar 500kg de carga e, além disso, pode rebocar um trailer de atpe 1.500kg. Algumas montadoras, informarão que o CMT é de 1.500kg e outras informarão que o CMT é de 3.000kg (PBT do Carro + Cap. Máx de Reboque). A maioria das vezes é fácil de detectar qual metodologia foi utilizada, porém em alguns casos há confusão. Por exemplo uma Ford Ranger 2006 que possui 2.800kg de PBT e declara que o CMT é de 2.800kg. Apesar de na realidade ela possuir os 2.800kg de capacidade de reboque, não é difícil de interpretar que a capacidade seria “zero”, já que é nesta metodologia que muitas montadoras utilizam hoje em dia.

REBOQUE COM OU SEM FREIO: Sim, incomum nas pequenas carretinhas de moto e jet-sky, reboques também podem possuir freios nas suas rodas. Com comando elétrico, a ar ou por “inercial”, será acionado quando o veículo trator acionar o freio próprio ou desacelerar mais bruscamente. Geralmente, carretas com maior peso e capacidade de carga necessitam dos freios próprios para aliviar o trabalho dos freios do carro lá na frente. É por isso que a maioria dos trailers possuem freio. Por esta razão, os carros podem vir com diferentes capacidades de reboque em seus manuais, especificando valores menores de peso sem freio e maiores com freio. Não adianta querer “imaginar”: Se o manual do seu carro apenas especifica o reboque SEM FREIO, o mesmo peso será para o “com freio”.

CMT: O quesito cuja sigla define a CAPACIDADE MÁXIMA DE TRAÇÃO, pode fazer parte do manual ou do documento do carro, mas nem sempre quer dizer a mesma coisa e é preciso muita atenção neste momento. Grosso modo, o CMT deve compreender a soma do PBT do carro + a Capacidade de REBOQUE máximo (com freio). Isto significa que o CMT será o Peso do veículo vazio (TARA) + Capacidade de carga nele + PBT máximo do Reboque. Porém, nem sempre está incluso nesta especificação o PBT do veículo, podendo em alguns casos significar a própria CAPACIDADE DE REBOQUE.

DIFERENTES PAÍSES: É muito comum que mesmos carros possuam diferentes capacidades de reboque em diferentes países. Isto acontece porque em nações, como europeias, por exemplo, existe um vasto público interessado em rebocar trailers, onde as fábricas se esforçam para que seus projetos atinjam índices máximos. Ocorre que chegando o mesmo carro aqui no Brasil, uma série de processos de homologação precisam ser feitos para as montadoras, que sofrem com a burocracia e gastos frente a um mercado ainda acanhado para esta modalidade. Aliado ao fato de usarem isso para se isentarem de problemas de pós-venda, acabam diminuindo ou até mesmo retirando a capacidade de reboque. Agradando ou não, não há o que ser feito além de aceitar. E CUIDADO! Não adianta querer considerar a capacidade estrangeira, pois perante a nossa lei, estará errada.

CUIDADO COM OS VENDEDORES: Já chegou ao nosso conhecimento casos em que vendedores “garantem” que um dado veículo poderá rebocar um trailer, levando em consideração capacidades estrangeiras ou mesmo sem nenhum aspecto real. Sempre questione a concessionária e peça para que demonstrem tal afirmação em documentos oficiais (manuais) e ainda complemente com cláusulas em contrato, se você ainda tiver suspeitas.

NÃO É O PESO REAL DO REBOQUE: Ao considerar a capacidade máxima de reboque de um carro, nao adianta achar que talvez, o seu trailer possua um peso menor aferido em balança para considerar o conjunto apto. Tanto para a carga sobre o carro quando o CMT, o que vale são os PBT’s (Peso Bruto Total) que, invariavelmente será sempre maior do que o peso real.

AMBIGUIDADE NO DOCUMENTO: Não se deixe informar apenas pelo documento do veículo. Isto porque cada um especifica de um jeito, podendo significar diversas coisas. Para esclarecer, termos alguns campos que especificam alguns dados no CRLV: [CAPACIDADE]= Geralmente quer dizer a carga que pode levar em “1.000kg”, portanto 0,6 significa 600kg de carga dentro do carro; [PESO BRUTO TOTAL]= TARA do veículo (peso vazio) + capacidade de carga; [CMT]= A capacidade máxima de tração e é AÍ QUE TEMOS DIFERENÇAS. Existem documentos que especificam a capacidade máxima do reboque e outros que especificam a SOMA desta com o PBT. Vejamos os exemplos abaixo:

Não especifica a capacidade de carga, mas claramente o CMT soma a capacidade do reboque com p PBT, já que um carro 1.0 não teria capacidade de reboque de 1.620kg, sendo que tem PBT de 1.220kg.

Declara o CMT SEM SOMAR o PBT, caso contrário a capacidade do reboque seria “negativa”. Claramente um veículo de chassi e diesel de 145cv tem o Peso Bruto Total de 2.500kg, podendo levar 600kg de carga nele mesmo e rebocar até 2.300kg de capacidade.

ENGATE HOMOLOGADO: Assim como as normas exigem, um carro deve ter um engate homologado para o seu modelo em particular. O fabricante deverá fabricá-lo dentro das normas, levando em consideração as capacidades constantes no manual do modelo e enviar um protótipo para ensaio de resistência no INMETRO. Ao instalar no carro, o engate deverá receber uma plaqueta com a capacidade máxima do engate (que não pode ser maior do que a capacidade máxima do carro), código único do modelo do carro e as informações do fabricante.

FISCALIZAÇÃO: Apesar de não termos notícias de autuações ou fiscalizações neste sentido (apenas pouquíssimas e muito pontuais), a fiscalização se daria na consulta da plaqueta do engate e se este estaria dentro das especificações do CMT do veículo e do próprio exame das normas do próprio engate. Caso esteja rebocando, haveria uma consulta na plaqueta do reboque ou trailer, para averiguar se o PBT (e não o peso real) deste estaria dentro da capacidade máxima do engate e, por consequência, do veículo trator.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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