Publicidade:
Ocorreu próximo a Pimenta-MG, no quilômetro 246 da MG-050 no último domingo dia 15/01. Algo se soltou no engate do reboque que transportava uma lancha onde capotou na estrada vazando a gasolina do barco na pista. Bombeiros foram chamados para prevenção de fogo, mas tudo acabou bem e sem feridos. O motor Home, um modelo Scheid anos 1990 saiu intacto e a lancha foi bem danificada.
Publicidade:
Uma inspeção simples dá para se ter uma certeza se foi quebra no engate do motorcasa, na bola, na munheca ou engate do reboque.
O sistema de cabo de segurança deveria ter evitado que o reboque se soltasse. Caso estivesse usando 2 cabos de aço ancorados em elos na ponta de lança e engatados na armação do engate do motorcasa o reboque não se soltaria
Dica 071: Anel (aro, elo) de segurança no cambão
Na confecção de um cambão é importante adicionar elos (ou aros) na parte inferior do mesmo. Por estes elos deve(m) passar o cabo(s) ou corrente(s) de segurança. Em caso de quebra este artifício pode permitir manter o cambão suspenso e na maioria das vezes evita que o veículo rebocado colida com a traseira do motorcasa. Esta colisão aumenta os danos e prejuízos. Veja nas fotos abaixo que os 2 cabos de segurança passam por um aro (foto da esquerda) e na outra foto por 3 elos.
https://uploads.disquscdn.com/images/4cc725bf74ba250b706d45a84e38fc8975eae1e83f7a03d3e433313aeb17e441.jpg