Casal Viaja do Alasca ao Chile com Veículo Movido a Óleo de Cozinha
Publicidade:
 
Depois de realizarem uma viagem para o Alasca, um casal de chilenos decidiu fazer uma aventura sustentável na hora de voltar para casa. A bordo de uma caminhonete abastecida com óleo de cozinha doado por restaurantes, Carola Teixido e Víctor Millán vêm realizando uma expedição de 45 mil quilômetros, que passa por 17 países e vai promover a reciclagem de cerca de seis mil litros de óleo de cozinha até chegar à Patagônia.
O combustível “verde” não foi a primeira opção do casal, que descobriu a viabilidade do resíduo numa pesquisa na web durante as férias. Dentre os benefícios oferecidos pela alternativa, Víctor levou em conta o corte de despesas com gasolina, a redução das emissões de gases poluentes e a reciclagem do produto, que contamina o solo e os corpos d’água.

O veículo utilizado pela dupla – um Ford F250 Powerstroke 7.3 – possui um reservatório para óleo reciclado e outro para diesel, combustível queimado em situações de emergência. Além do tanque adicional, também foi preciso instalar um sistema de conversão do resíduo em combustível, composto por bombas, filtros e aquecedores: por ser mais viscoso que o diesel, o resíduo precisa ser filtrado e estar quente antes de ser bombeado ao motor.

Neste momento, o casal está no norte do território canadense – foram percorridos quase 9.300 quilômetros, sendo que, destes, 7.756 dependeram da queima do óleo de cozinha. Nos restaurantes por onde passam, os aventureiros pedem óleo usado e garantem mais combustível para a expedição – dessa maneira, já foram adquiridos aproximadamente mil e duzentos litros de óleo reciclado, o suficiente para percorrer mais seis mil quilômetros na estrada. A viagem tem duração aproximada de um ano e os relatos são publicados no blog Upa Chalupa, mantido pelo próprio casal e consultado pelo CicloVivo na elaboração desta reportagem.

A fim de garantir que a caminhonete se transformasse numa residência móvel autossuficiente, Millán e Carola instalaram um painel solar na parte superior do veículo, que produz a energia necessária para iluminar a parte interna do veículo, carregar os gadgets usados na expedição e ainda tocar músicas para animar a viagem. O casal também conseguiu apoio de empresas de turismo dos EUA e do Canadá.

fonte: http://ciclovivo.com.br


Publicidade:

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!