Todos os anos mais áreas da rede CCB (Camping Clube do Brasil) vão sendo perdidas. Apesar de muitas delas estarem irrecuperáveis, continuam constando na listagem de campings da rede. Talvez para fazer volume perante às poucas 13 áreas que sobraram de todas que já fizeram parte dos mais de 56 anos de existência. Graças ao “Google Maps” podemos verificar como estão algumas áreas extintas, onde pudemos verificar a atual situação do CCB BA-07 CANAVIEIRAS que consta como “Em Obras e Reformas” no site oficial.
JORNAL O CAMPISTA: O Periódico que tem sido publicado e distribuído com um atraso de dois até sete meses nos últimos tempos, apresenta sempre na segunda página o chamado “Placar”. Nele a lista de campings vem diminuindo tanto que os editores precisaram começar a compor a página com fotos e também com uma coluna que lista as áreas intituladas “desativadas TEMPORARIAMENTE”. Entre algumas fechadas recentemente como aracaju-SE e Canela-RS, outras já estão sem funcionar há mais de 20 anos, como no caso de Garibaldi. Dentre algumas que, sengundo consta, já não voltam mais e outras ainda preservadas apesar de abandonadas, uma nos chamou a atenção por seu estado atual. Trata-se de CANAVIEIRAS-BA que assim está classificada no jornal.
SITE OFICIAL: Já no site oficial da associação, a listagem de campings não consta de maneira separada, restando somente na última forma de consulta saber que o camping não funciona. Ali também a classificação é diferente, constando tal área como “funcionamento interrompido para OBRAS DE REFORMAS”. Mesmo assim, aponta que há instalações-padrão, luz 220V para equipamentos, chuveiros quentes, quadra de esportes e praia fronteira. Parece que somente o último item ainda perdura.
TERRENO TOTALMENTE OCUPADO E CONSTRUÍDO: Quando utilizamos a ferramenta “GOOGLE EARTH”, podemos ter acesso às fotos aéreas de 2023, quando nos assustamos com as condições da antiga área de Canavieiras do CCB. Está praticamente tudo tomado por casas em construção, algumas já terminadas e até mesmo vias internas de acesso. Utilizando o recurso de FOTOS HISTÓRICAS, podemos ver o contraste entre a foto de 2014 onde toda a área acampável ainda intacta, reinava na frente do mar. A pergunta que não quer calar é: “Como a administração pode declarar a área como “em obras de reforma” ou ainda “temporariamente desativada” com uma situação dessas? Os associados sequer sabem o que aconteceu, não restando, pelo jeito, mais nenhuma esperança de qualquer retorno. (link google maps)
Outras áreas, antigos campings do CCB, já foram palco deste tipo de surpresa, como a área de Praia de Leste (CCB PR-04) que enquanto constava como “em reformas”, já apresentava foto aérea com a área toda ocupada e construída por casas de luxo. Questionar a administração nacional já não faz sentido, diante de nossa experiência como sócios do CCB há mais de 40 anos. Este e outros fatos fazem parte de uma série de artigos documentais da pergunta que muitos nos fazem até hoje e que já gerou uma reportagem no início deste ano: Vale a Pena Ser Sócio do CCB? #2