Publicidade:
 

A unidade do CCB (Camping Clube do Brasil) da Capital do Rio de Janeiro (RJ-10 Recreio dos Bandeirantes) teve hoje a sua parte da entrada demolida. Começando pela Torre tradicional da associação, seguido pela recepção e do prédio da administração, todo um lote que abrange aquela parte do terreno do camping foi, pelo que levantamos, perdido na justiça. Como sempre, os campistas e associados foram pegos de surpresa, pois tais ações judiciais e processos de penhora não chegam ao conhecimento dos usuários até as últimas consequências. Logo pela manhã, tratores, caminhões e funcionários já aguardavam na frente do lote para a desocupação e demolição. O Camping continua aberto e funcionando.

Imagem triste, onde o símbolo dos campings da rede CCB – A Torre de entrada – é derrubada pelo trator.

Publicidade:

Segundo nota da presidência, Uma empresa chamada Fenix haveria arrematado o lote (provavelmente em leilão de penhora), onde o CCB vinha resistindo em juízo. Tentaram embargo e em 6 de junho de 2023 conseguiram um mandado para tomar posse e demolir as instalações. Segundo a nota, ainda prometem ações na justiça, o que acaba se fazendo comum aos demais casos de perdas de outras áreas do CCB.

Segundo levantamentos prévios de informações, a entrada e saída do camping funcionarão pela pista esquerda (antiga saída), pois esta não estaria na área do lote arrematado.

Em grupos de usuários e associados, muitas mensagens de críticas e lamentações, apontando principalmente a falta de transparência da administração em não tornar públicos os casos deste tipo, que apenas vêm a tona depois que o fato já foi consumado. Conversamos com moradores do camping que sequer faziam ideia do que estaria acontecendo: “chega dar uma dor no coração! Imagina o que não vão construir alí?” – disse um campista.

O CCB ainda possui 12 áreas “ativas”, das mais de 70 que já fizeram parte da rede. Aracaju-SE foi a última a fechar no início do ano juntamente com o de Canela-RS. Algumas delas em péssimas condições. Outras ainda se destacam pelas localizações privilegiadas e frequentadas pelos campistas assíduos.

 

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."